Jump to content

fechar um form

jarvas
 Share

Recommended Posts

Ola a todos...

Eu tenho um form1 e depois abro um outro form diferente form2.

Há alguma forma de fechar o form1, sem fechar o form2. Mas quando faço form1.close() ou  form1.dispose() - fecha-me mesmo os dois.

Alguém tem alguma sugestão?

Cumps

Ola,

o teu problema está relacionado com o facto de o form1 ser o form de arranque da app, e ao "mata-lo" ele faz o mesmo á app, se quiseres resolver isso rapidamente, deixa o form1 criado e faz apenas um hide() ao form.

Cumps

Ok. tá explicado  😁

No Java também não fechava completamente, fazia um this.dispose(), que "adormecia" o form.

É que estou a testar a aplicação num PDA e convém poupar o máximo de recursos da máquina.

Thanks.

Ola,

o teu problema está relacionado com o facto de o form1 ser o form de arranque da app, e ao "mata-lo" ele faz o mesmo á app, se quiseres resolver isso rapidamente, deixa o form1 criado e faz apenas um hide() ao form.

Cumps

Errado. Com o "hide()" continua a comer recursos à memória.

No VS 2008, e refiro-me ao VB.NET, existe uma opção, nas propriedades da aplicação (Project » Application Properties » Application » Shutdown Mode) e nessa opção deves colocar "When last form closes";

É, agora, uma questão de veres no C#, se também se aplica no mesmo sítio.

Ola,

Eu sei que o formulario continua a comer recursos, já que apenas é escondido (como o nome indica), isso foi apenas uma maneira

se quiseres resolver isso rapidamente
de resolver o problema, visto que em c# não existe o shutdown mode, necessitando então de se algumas linhas de código para contornar a situação, aqui fica um link sobre isso...

http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?/topic/361453-fechar-form-de-login-e-abrir-novo-form-c%23/

Cumps

Ola,

Eu sei que o formulario continua a comer recursos, já que apenas é escondido (como o nome indica), isso foi apenas uma maneira  de resolver o problema, visto que em c# não existe o shutdown mode, necessitando então de se algumas linhas de código para contornar a situação, aqui fica um link sobre isso...

http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?/topic/361453-fechar-form-de-login-e-abrir-novo-form-c%23/

Cumps

Sim,

Mas é má prática. Imagina que o 1º Form contém montes de código. Quando o utilizador fechar os outros forms, a aplicação, sem ele saber, continua a funcionar no background, só é possível terminá-la nos processos e no entanto, vai-lhe comendo recursos.

Certo, concordo que não seja obviamente boa pratica, por isso deixei o link de uma das soluções mais indicadas, em relação ao facto da aplicação ficar a correr quando fechas os forms, isso já tem que ser controlado pelo programador para prevenir que isso não aconteça, obrigando a aplicação a terminar em um dos formulários visíveis, por exemplo, tens um "splash" form que é exibido quando inicia a aplicação e que escondes, e tens um formulário principal da aplicação, obviamente que tens que prevenir que se for fechado o teu formulário principal vais terminar a aplicação.  🙂

Deixo aqui mais um link sobre este assunto:

http://www.programmersheaven.com/mb/csharp/343992/344400/re-application-tab-in-c/

Cumps

ha!, usas o this.hide() ou FormEmCausaJaDeclaradoAcima.hide();

Agora tens q ter nossão que quando fechares todos os forms a aplicação continua aberta apesar de nao aparecer nada.

Para isso deves ter um form q tenha:

Application.exit() (algo assim, analisa as varias opções) -  este comando vai fechar definitivamente a tua aplicação

EDIT:

Errado. Com o "hide()" continua a comer recursos à memória.

No VS 2008, e refiro-me ao VB.NET, existe uma opção, nas propriedades da aplicação (Project » Application Properties » Application » Shutdown Mode) e nessa opção deves colocar "When last form closes";

É, agora, uma questão de veres no C#, se também se aplica no mesmo sítio.

Sim o hide() mantem o form activo. E quantos mais abrires mais memoria come. A solução e deixar sempre o primeiro em hide() e destruir os que vamos fechando.

Para isso é necessario código que mantenha o from1 activo sempre, e os outros sejam fechados.

A minha sugestão é:

Mal o form1 seja aberto, fazes Hide nele e abres logo o outro Form2 (fazendo com q o form2 seja o principal de todos) apartir dai fazes sempre .close() em todos

O form1 serviria apenas como "chamador" do form principal.

Quando quiseres realmente sair da aplicação usas o comando "Application.exit()"

<