Jump to content

Qual é o melhor programa

Pedro Silva
 Share

Recommended Posts

Utilizo e recomendo o MySQL, tens boas ferramentas fornecidas também pela MySQL (MySQL GUI Tools e MySQL Workbench) que na minha opinião são bastante capazes.

Como referido o Xampp é uma alternativa válida, também tens o Wampp, já utilizei ambos. Actualmente preferi instalar e configurar todos os serviços um a um (apache, mysql, php e as ferramentas referidas acima).

Eu estou a começar a aprender MySQl e gostava de saber qual é o melhor programa para programar bases de dados?

De preferência programas livres, podem dar sugestões de programas pagos.

Obrigado  😁

Julgo que não te referes a aprender MySQL mas sim SQL já que MySQL é um servidor e não uma linguagem o max que podes aprender sobre MySQL é como o configurar/administrar e algumas particularidades na sintaxe SQL.

O referido MySQL Workbench serve para isso mesmo, configurar e administrar a base de dados.

Para programar SQL qualquer editor de texto serve, já que algumas palavras chave e sintaxe muda de SGDB para SGDB mas se quiseres o código colorido podes usar os editores referidos. A propósito podes também recorrer a modeladores de BD salvo erro o MySQL Workbench permite isso, ao invés de programar SQL desenhas as tabelas e as relações que ele depois cria o SQL para a BD.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Sendo que estamos a falar de MySQL, eu gosto de várias soluções...

Uso o MySQL Query Browser, que no entanto já foi descontinuado e substituído pelo muito melhor MySQL WorkBench. São ambos ferramentas oficiais da MySQL.

Também uso o MySQL Client (o cliente de linha de comandos oficial), o dbish (que é uma shell interactiva feita com o Perl DBI).

Também faço scripts (normalmente em Perl), que fazem as coisas por mim (sim criam BDs, tabelas, procedures, etc...).

Para bases de dados, não precisas, nem deves precisar de ter um servidor de http (é mais uma fonte importante de problemas de segurança). Utilizar o Apache HTTP Server para isso é um overkill gigantesco.

Pessoalmente acho que o phpmyadmin é  uma atrocidade, no que toca usabilidade.