Jump to content

programa que imprime para um bloco txt

magnos
 Share

Recommended Posts

boas. Tenho este codigo que escreve os dados num bloco de texto, mas nao esta a funcionar direito, sabem como corrigilo.

Desde ja obrigado.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main ()
{

FILE *out;
   char a[65], b[65];
   out = fopen( "dados.txt", "w" );
   if( out == NULL ) {
       printf("ERRO: não consigo abrir o ficheiro dados.txt\n");
       exit(1);
   }

printf("Digite o seu nome\n");
   scanf("%s", &a );
   printf("Digite a sua morada\n");
   scanf("%s", &b );
   fprintf( out, "Estes sao os seus dados:\n" );
   fprintf( out, "Nome: %s \n", a);
   fprintf( out, "Morada: %s \n", b);

fclose( out );
   system("pause");
}

para guardar uma string não se usa &. O scanf também é um bocado manhoso quando se trata de guardar string, utiliza o fgets 😕 . Mas o teu programa, compila, e executa direito no meu computador

Boa Sorte 🙂

Porque em C uma string, não é nada mais nada menos, que um monte de variáveis do tipo que quiseres na memoria, e o numero que tu lhe das é nada mais nada menos que um ponteiro para essas mesma variáveis

Magnos como tu me conheces pensei que poderia ajudar 😄

Como todos sabemos para uma string usa-se %s no scanf e no printf certo?

mas.....

eu descobri uma maneira melhor porque o %s não da para escrever "espaços"

Vamos usar o seguinte operador "%[]"

Graças a esta sequência de controlo, podemos escolher o que queremos ler. Dentro dos parenteses escrevemos os caracteres permitidos (ex: %[aeiou]) ou negados (ex: %[^aeiou]). Para lermos uma string podemos usar, por exemplo, %[^\n], que vai ler todos os caracteres até encontrar o \n neste caso (o \n não é incluído na string).

Se quisermos limitar o tamanho da string, podemos limitá-la antes do conjunto de caracteres a ler. Neste exemplo, vamos ler uma string com 60 caracteres no máximo: %60[^\n].

/* Ler os dados */
scanf("%[^\n]", str);
/* Limpar o buffer */
scanf("%*[^\n]"); scanf("%*c");
/* Voltar ao passo 1. */

A resposta ao código que tu querias é este

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main ()
{
FILE *out;
char a[65], b[65];
if( out == NULL ) {
	exit(1);
}

scanf("%[^\n]", &a);// Insere um conjunto de caracteres
scanf("%*[^\n]"); scanf("%*c");// Limpa o buffer
scanf("%[^\n]", &b);

fclose( out );
system("pause");
}

O scanf também é um bocado manhoso quando se trata de guardar string, utiliza o fgets 🙂 . Mas o teu programa, compila, e executa direito no meu computador

Anda aqui a rodar muita informação confusa sobre como funciona o scanf e variantes. O scanf não é manhoso, só é preciso perceber como funciona que a manha dele desaparece toda. Usar o gets não é sempre uma boa escolha porque em algumas situações pode dar erro e causar comportamento imprevisto no programa, e atenção que fgets e gets não é a mesma coisa, o primeiro é para ler de ficheiros e o segundo para ler do stdin.

Não se usa o & porque uma string em C já é um apontador para um array de caracteres. É mais ou menos isto. 🙂

Não é mais ou menos isso, é mesmo isso, o scanf recebe um ponteiro como segundo parâmentro e uma "string" (que no c não é mais que um vector de caracteres) é um ponteiro para caracter logo não usa o operador & que é o operador que permite obter o endereço na memória de uma variável.

/* Ler os dados */
scanf("%[^\n]", str);
/* Limpar o buffer */
/* Voltar ao passo 1. */

Apesar de explicação do "%[^\n]" ter sido uma excelente explicação e resolver o problema da leitura de strings a parte de limpar o buffer (neste caso o stdin) foi complicada sem necessidade. Para garantir que o scanf funciona sem problemas basta adicionar um espaço em branco antes da % e isso garante que qualquer "em branco" no buffer seja eliminado, o "%[^\n]" garante que todos os outros são lidos. Por exemplo, em vez de fazer "%[^\n]" faz " %[^\n]"...

Não que eu goste de muito de escrever o código pelos outros, mas este faz o mesmo que o anterior:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main ()
{

FILE *out;
   char a[65], b[65];
   if( out == NULL ) {
       exit(1);
   }

scanf(" %[^\n]", &a); // Especial atenção ao espaço antes do %
   scanf(" %[^\n]", &b);

fclose( out );
   system("pause");
}

Se não estou em erro, se usares o fgets() e como argumento inserires o STDIN  [x=fgets(stdin);] lês do standard input á mesma. Não esquecer que no C quase tudo são ficheiros... STDIN, STDOUT, STDERR, etc... (isto tb significa que podes fazer fputs(stdout) para escrever no ecrã)

Para limpar o buffer podes sempre usar a função FFLUSH()... acho que se não inserires qual o ficheiro de stream que queres limpar, ele limpa todos, mas podes espicificar se queres o STDIN, STDOUT, ou outro.

Não aconselho usar o espaço antes do conjunto de caracteres a ser recebido, quando usam o scanf... é preferível usar o FFLUSH antes de cada Scanf, visto que há situações em que isso cria erros (pode variar com o compilador, nos usávamos o Bloodshed DevC++, e eu tinha vários colegas que se queixavam de problemas no scanf por causa disso).

Acho que é tudo o que tenho para dizer.

Atenciosamente,

LordFokas

desculpem o atraso pela minha resposta desde já obrigado a todos os que responderam, ajudaram e muito nos meus estudos.

agradeço por todas as soluções apresentadas que ajudaram a mim e aos meu colas de turma do curso de sistemas a todos obrigado.

P.S. desculpe as perguntas tão básicas já sabem como é com os novatos lol