Jump to content

Multiple Singleton!!

gatituh
 Share

Recommended Posts

Boas,

Ando a iniciar-me nos design patterns em php e estou com problemas em conseguir fazer um multiple singleton  :wallbash:

Já procurei muito pela net e não se encontra quase nada acerca de Multiple Singleton ou então estou a procurar mal...  😕

mas o meu problema passa por conseguir fazer uma ligação ao mysql que tem varias base de dados...

alguém me pode dar umas dicas ou algum sitio com documentação para ir ver...  🙂

Obrigado

Um de nós os dois está equivocado...  ?

Só pode existir uma instância de uma classe singleton; não existem múltiplas instâncias de uma classe singleton, isso é uma classe normalíssima...

O teu problema de se trabalhar com várias bases de dados é simples de resolver, mas se tens a classe de encapsulamento do MySQL criada como singleton, então... ardeu.

Podes dar mais detalhes sobre o teu problema em concreto, o que é que já fizeste e como?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Já procurei muito pela net e não se encontra quase nada acerca de Multiple Singleton ou então estou a procurar mal...  😕

Talvez porque isso seja muito correcto, ou é Singleton, ou não é, não pode ser Singleton e ao mesmo tempo ter múltiplas instâncias.

O teu problema de se trabalhar com várias bases de dados é simples de resolver, mas se tens a classe de encapsulamento do MySQL criada como singleton, então... ardeu.

Ardeu? Porquê? É trivial ter um Singleton que permita ligação a várias bases de dados distintas, até a vários servidores distintos, é tudo uma questão de guardar os dados na estrutura correcta, sendo estrutura a palavra chave.

Ardeu? Porquê? É trivial ter um Singleton que permita ligação a várias bases de dados distintas, até a vários servidores distintos, é tudo uma questão de guardar os dados na estrutura correcta, sendo estrutura a palavra chave.

Se a classe encapsular um acesso à BD, não consegues ter várias BD's abertas ao mesmo tempo, porque não podes ter várias instâncias da classe, certo?

Se a classe for de uso tipo:

$classeBD = new ClasseBD(); // singleton, vai devolver-te uma instância pré-existente, a menos que não haja
$classeBD->setBD("a_minha_bd");
$classeBD->query($sql);

Ardeu. Não podes ter duas ao mesmo tempo e, consequentemente, duas BD's abertas ao mesmo tempo (não impedindo, como é lógico, que se mude de BD sempre que necessário). No entanto, se a classe for de uso tipo:

$classeBD = new ClasseBD();
$classeBD->setBD("bd1", "a_minha_bd");
$classeBD->query("bd1", $sql);

Já dá, mas não existe vantagem nenhuma em usar-se um singleton assim; mais valia ter uma classe normalíssima que encapsulasse directamente a BD, com várias instâncias concorrentes.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Já consegui  😁

deixo aqui o codigo de singleton o truque é passar um var e por num array 🙂 pelo menos foi como fiz  😕

de qualquer forma deixo aqui o codigo... digam se pode ser feita alguma melhoria

<?php
class ligabd {

var $dbConnectionID;
    var $queryID;
    var $record;
    var $host;
    public $datab;
    public $user;
    public $password;

private function connect() {
        $this->dbConnectionID = @mysql_connect($this->host, $this->user, $this->password);
        if (!$this->dbConnectionID) {
            echo(mysql_errno() . ":" . mysql_error());
            exit;
        } else {
            $status = @mysql_select_db($this->datab, $this->dbConnectionID);
            if (!$status) {
                echo(mysql_errno() . ":" . mysql_error());
                exit;
            }
        }
    }

private static $instances = array();

private function __contruct($name){
       echo $this->datab =$name;
    }

public static function getInstance($name){
        if(!isset(self::$instances[$name])){
            self::$instances[$name] =new ligabd($name);
        }
        return self::$instances[$name];
    }

public function ligabd($name) {
        $this->host = "localhost";
        $this->datab = $name;
        $this->user = "root";
        $this->password = "pass";
        $this->connect();
    }

//  public methods

public function query($sql) {
        // connect to db incase connection id is not set
        if (empty($this->dbConnectionID))
            $this->connect();
        $this->queryID = @mysql_query($sql, $this->dbConnectionID);

// handle error
        if (!$this->queryID) {
            echo("<br><font color=red>" . mysql_errno() . ":" . mysql_error() . "</font> -><b>QUERY:</b>" . $sql);
            exit;
        }
    }

public function nextRecord() {
        $this->record = @mysql_fetch_array($this->queryID);
        $status = is_array($this->record);
        return($status);
    }

public function numRows() {
        $rows = @mysql_num_rows($this->queryID);
        return($rows);
    }

public function lastID() {
        $Lastid = @mysql_insert_id();
        return($Lastid);
    }

public function getField($field) {
        return($this->record[$field]);
    }

}

?>

Já dá, mas não existe vantagem nenhuma em usar-se um singleton assim; mais valia ter uma classe normalíssima que encapsulasse directamente a BD, com várias instâncias concorrentes.

As vantagens do Singleton não estarão em encapsular acessos à BD, nesse caso até seria de perguntar porque usar um Singleton para guardar o acesso à BD, tenha várias ou apenas uma instância, não há vantagens nenhuma em usar o padrão para isso. Mas a questão não foi a utilidade o vantagem do padrão, foi simplesmente a possibilidade de ter um Singleton com a gestão de acesso a várias BDs.

gatituh, isso não é um Singleton, não é a implementação do padrão Singleton. Quanto a melhorar, esse código permite várias BDs se o username tiver acesso a todas elas, o que é uma limitação, mas voltamos ao mais básico: porquê pegar num padrão Singleton, de aplicação específica, e tentar martelar para teres esse tipo de gestão? Não ganhas nada com o suposto "Singleton" e parece-me que só complica.

Isso que tens é quase uma pool em que tem limitas-te uma "slot" por tipo de ligação.

Porque não usas uma factory acho que nesse caso seria o mais adequado, mas ao invés da factory padrão faz para apenas criar uma nova instância caso não tenha sido já criada.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

As vantagens do Singleto não estarão em encapsular acessos à BD, nesse caso até seria de perguntar porque usar um Singleton para guardar o acesso à BD, tenha várias ou apenas uma instância, não há vantagens nenhuma em usar o padrão para isso.

Dando isso de barato, claro. Eu não uso, nem usaria, mas são opções como outras quaisquer.

@gatituh: para além de outras coisas, há aí um problema que entra pelos olhos dentro: tens dois construtores em estilos diferentes! Dependendo da versão de PHP que estás a usar, há um que não será executado; vê lá isso com atenção. Se puderes, usa a versão magic method, que é mais garantido que "sobreviva" nas próximas versões do PHP.

@gatituh: para além de outras coisas, há aí um problema que entra pelos olhos dentro: tens dois construtores em estilos diferentes! Dependendo da versão de PHP que estás a usar, há um que não será executado; vê lá isso com atenção. Se puderes, usa a versão magic method, que é mais garantido que "sobreviva" nas próximas versões do PHP.

Obrigado  não tinha reparado  :wallbash:  ?

Isso que tens é quase uma pool em que tem limitas-te uma "slot" por tipo de ligação.

Porque não usas uma factory acho que nesse caso seria o mais adequado, mas ao invés da factory padrão faz para apenas criar uma nova instância caso não tenha sido já criada.

Estou agora a em iniciar nas patterns, mas a minha ideia era usar esta alteração de singleton criar instâncias á mesma base de dados, para tentar obter alguma performance e não criar chamadas á BD sem necessidade. Talvez a factory alterada me resolva o problema... vou experimentar !!  🙂

De qualquer maneira obrigado pelas dicas  😕