Jump to content

Recommended Posts

Posted

Vou aproveitar para estrear o tópico 😉

Boas, para o ano vou ter a cadeira de Computação Gráfica, alguem me consegue indicar referencias, sites ou livros sobre esta area.

Por onde devo começar.

Posted

segundo o programa irei abordar estas areas:

Algoritmos 2D

desenho de linhas, elipses,..;

preenchimento de poliígonos

cliping

Transformações 2D

Matrizes de transformação

Transformação Janela-Viewport

Visualização 3D:Pontos, Planos e Vectores 3D

Transformações 3 D

Cor

Luz e Modelos de Iluminação e Sombreamento

Texturas

Algoritmos de determinação de superfícies escondidas

Introdução ao OpenGL

Posted

Mac132, esse programa parece muito porreiro 🙂

A coisa evoluiu desde o meu tempo, não havia cenas "sexy" como o openGL. 😛

Triton, a bem da verdade, nem todos os livros têm gralhas, não é?... 😉

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Mac132, esse programa parece muito porreiro 🙂

A coisa evoluiu desde o meu tempo, não havia cenas "sexy" como o openGL. 🙂

Triton, a bem da verdade, nem todos os livros têm gralhas, não é?... 😉

É bem possível que existam livros de dimensão considerável sem erros. Mas a grande maioria (dos livros técnicos) têm. 😛

<3 life

Posted

Hummm...

Não é essa a minha experiência, antes pelo contrário...

É de referir que costumo optar por livros de editoras de topo na área, e embora apareçam erros, são raros.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Hummm...

Não é essa a minha experiência, antes pelo contrário...

É de referir que costumo optar por livros de editoras de topo na área, e embora apareçam erros, são raros.

Todos os livros de topo das diversas áreas já contam (normalmente) com várias edições e obviamente que os erros vão estabilizando. O próprio Knuth (mestre da série da The Art of Computer Programming) deixa escapar erros portanto é normal que também existam nos livros de comuns mortais. 😉 Mas é para isso que existem as erratas, que convém sempre verificar na leitura do livro.

E vou deixar-me de offtopic.

Em relação ao tópico:

http://realtimerendering.com/book.html

Esse é um grande complemento para o livro do Angel, pois explica técnicas de rendering real-time. O Angel é mais teoria sobre rasterização (3D graphics pipeline).

<3 life

Posted

Eu também te recomendo a aprenderes/reveres o calculo matricial, pelo menos adição e multiplicação entre matrizes, e multiplicação de matrizes por um escalar. São a base das transformações básicas, como translação de pontos, rotação, mudanças de escala, etc.

Pode ser um bocado chato no inicio, mas não desistas, porque vale a pena os resultados finais, eu que nem ligo muito a esta área de computação gráfica, gostei muito da experiência. 😉 Acima de tudo, estes cálculos vão-te ajudar a perceber exactamente o que acontece no ecrã.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

http://www.amazon.com/Primer-Graphics-Development-Wordware-Library/dp/1556229119/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1279832968&sr=8-1

Este livro é uma boa introdução ao cálculo matricial e outras disciplinas da matemática que precisas para computação. Vem com exemplos em OpenGL. Recomendo!

O próprio Knuth (mestre da série da The Art of Computer Programming) deixa escapar erros portanto é normal que também existam nos livros de comuns mortais.

E oferecia 2.56 dólares a quem descobrisse os erros. 😉

Posted

http://www.amazon.com/Primer-Graphics-Development-Wordware-Library/dp/1556229119/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1279832968&sr=8-1

Este livro é uma boa introdução ao cálculo matricial e outras disciplinas da matemática que precisas para computação. Vem com exemplos em OpenGL. Recomendo!

E oferecia 2.56 dólares a quem descobrisse os erros. 😉

Também tenho esse livro. Foi o primeiro que li sobre matemática 3D e recomendo!

<3 life

Posted

Encontrei aqui o meu velhinho livro de CG, é uma edição portuguesa:

Playstock, Roy & Kalley, Gordon. "Computação Gráfica", McGraw-Hill, 1991.

ISBN PT: 972-9241-18-X

ISBN Original: 050326-5

Custou-me 4200$00, ou na nossa antiga unidade monetária (o conto), quatro contos e duzentos. 😉

Este livro ainda serviu para a minha esposa usar nas explicações para ensinar cálculo de matrizes a um miúdo que estava a estudar matemática. Acho que o miúdo deve ter ficado um bocado baralhado por lhe estarem a ensinar matemática com um livro de computação gráfica! 😛

E sim, partilhei toda esta informação apenas por curiosidade! 🙂

De certo que há livros mais recentes com maior e melhor cobertura do tema, acredito que os que foram anteriormente listados já são assim.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

Tudo o que é preciso? Nem pensar.

Para mim serviu-me, e utilizei um pouco de tudo em um projecto

• 2 weeks later...
Posted

Eu também dei Computação gráfica este ano, e o livro que o professor aconselhou como bibliografia principal foi:

Foley, James D. 070;Introduction to computer graphics.

Depois, também tinha como bibliografia principal o livro "Computer graphics" de Hearn e Donald.

Podes ver as páginas das cadeiras (é plural, porque existem duas cadeiras de Computação Gráfica no meu curso, Computação Gráfica no 2º ano e Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica no 3º ano) onde também podes encontrar os links para os acetatos das aulas e mini-testes/exames (segue o link onde diz "Página Web").

Computação Gráfica

Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente 😄