Mac135 Posted July 22, 2010 at 04:38 PM Report #340437 Posted July 22, 2010 at 04:38 PM Vou aproveitar para estrear o tópico 😉 Boas, para o ano vou ter a cadeira de Computação Gráfica, alguem me consegue indicar referencias, sites ou livros sobre esta area. Por onde devo começar.
M6 Posted July 22, 2010 at 04:47 PM Report #340442 Posted July 22, 2010 at 04:47 PM Começa por um bom livro de matemática que te ensine cálculo de matrizes. Outra boa fonte é veres a bibliografia da disciplina, por exemplo, na FCUL é http://www.di.fc.ul.pt/Informatica/LEI_-_Detalhes_das_disciplinas#CG 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Mac135 Posted July 22, 2010 at 04:51 PM Author Report #340445 Posted July 22, 2010 at 04:51 PM segundo o programa irei abordar estas areas: Algoritmos 2D desenho de linhas, elipses,..; preenchimento de poliígonos cliping Transformações 2D Matrizes de transformação Transformação Janela-Viewport Visualização 3D:Pontos, Planos e Vectores 3D Transformações 3 D Cor Luz e Modelos de Iluminação e Sombreamento Texturas Algoritmos de determinação de superfícies escondidas Introdução ao OpenGL
Triton Posted July 22, 2010 at 04:52 PM Report #340446 Posted July 22, 2010 at 04:52 PM Edward Angel, Interactive Computer Graphics, Addison-Wesley Eu tenho este livro do Angel e é bastante bom (apesar de algumas gralhas, mas isso todos os livros têm). <3 life
M6 Posted July 22, 2010 at 05:00 PM Report #340448 Posted July 22, 2010 at 05:00 PM Mac132, esse programa parece muito porreiro 🙂 A coisa evoluiu desde o meu tempo, não havia cenas "sexy" como o openGL. 😛 Triton, a bem da verdade, nem todos os livros têm gralhas, não é?... 😉 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Triton Posted July 22, 2010 at 05:06 PM Report #340452 Posted July 22, 2010 at 05:06 PM Mac132, esse programa parece muito porreiro 🙂 A coisa evoluiu desde o meu tempo, não havia cenas "sexy" como o openGL. 🙂 Triton, a bem da verdade, nem todos os livros têm gralhas, não é?... 😉 É bem possível que existam livros de dimensão considerável sem erros. Mas a grande maioria (dos livros técnicos) têm. 😛 <3 life
M6 Posted July 22, 2010 at 05:14 PM Report #340457 Posted July 22, 2010 at 05:14 PM Hummm... Não é essa a minha experiência, antes pelo contrário... É de referir que costumo optar por livros de editoras de topo na área, e embora apareçam erros, são raros. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Triton Posted July 22, 2010 at 05:32 PM Report #340462 Posted July 22, 2010 at 05:32 PM Hummm... Não é essa a minha experiência, antes pelo contrário... É de referir que costumo optar por livros de editoras de topo na área, e embora apareçam erros, são raros. Todos os livros de topo das diversas áreas já contam (normalmente) com várias edições e obviamente que os erros vão estabilizando. O próprio Knuth (mestre da série da The Art of Computer Programming) deixa escapar erros portanto é normal que também existam nos livros de comuns mortais. 😉 Mas é para isso que existem as erratas, que convém sempre verificar na leitura do livro. E vou deixar-me de offtopic. Em relação ao tópico: http://realtimerendering.com/book.html Esse é um grande complemento para o livro do Angel, pois explica técnicas de rendering real-time. O Angel é mais teoria sobre rasterização (3D graphics pipeline). <3 life
Mac135 Posted July 22, 2010 at 06:51 PM Author Report #340474 Posted July 22, 2010 at 06:51 PM obrigado pelas dicas
softklin Posted July 22, 2010 at 07:18 PM Report #340478 Posted July 22, 2010 at 07:18 PM Eu também te recomendo a aprenderes/reveres o calculo matricial, pelo menos adição e multiplicação entre matrizes, e multiplicação de matrizes por um escalar. São a base das transformações básicas, como translação de pontos, rotação, mudanças de escala, etc. Pode ser um bocado chato no inicio, mas não desistas, porque vale a pena os resultados finais, eu que nem ligo muito a esta área de computação gráfica, gostei muito da experiência. 😉 Acima de tudo, estes cálculos vão-te ajudar a perceber exactamente o que acontece no ecrã. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
Metaluim Posted July 22, 2010 at 09:11 PM Report #340490 Posted July 22, 2010 at 09:11 PM http://www.amazon.com/Primer-Graphics-Development-Wordware-Library/dp/1556229119/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1279832968&sr=8-1 Este livro é uma boa introdução ao cálculo matricial e outras disciplinas da matemática que precisas para computação. Vem com exemplos em OpenGL. Recomendo! O próprio Knuth (mestre da série da The Art of Computer Programming) deixa escapar erros portanto é normal que também existam nos livros de comuns mortais. E oferecia 2.56 dólares a quem descobrisse os erros. 😉
Triton Posted July 22, 2010 at 09:19 PM Report #340492 Posted July 22, 2010 at 09:19 PM http://www.amazon.com/Primer-Graphics-Development-Wordware-Library/dp/1556229119/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1279832968&sr=8-1 Este livro é uma boa introdução ao cálculo matricial e outras disciplinas da matemática que precisas para computação. Vem com exemplos em OpenGL. Recomendo! E oferecia 2.56 dólares a quem descobrisse os erros. 😉 Também tenho esse livro. Foi o primeiro que li sobre matemática 3D e recomendo! <3 life
M6 Posted July 22, 2010 at 09:29 PM Report #340497 Posted July 22, 2010 at 09:29 PM Encontrei aqui o meu velhinho livro de CG, é uma edição portuguesa: Playstock, Roy & Kalley, Gordon. "Computação Gráfica", McGraw-Hill, 1991. ISBN PT: 972-9241-18-X ISBN Original: 050326-5 Custou-me 4200$00, ou na nossa antiga unidade monetária (o conto), quatro contos e duzentos. 😉 Este livro ainda serviu para a minha esposa usar nas explicações para ensinar cálculo de matrizes a um miúdo que estava a estudar matemática. Acho que o miúdo deve ter ficado um bocado baralhado por lhe estarem a ensinar matemática com um livro de computação gráfica! 😛 E sim, partilhei toda esta informação apenas por curiosidade! 🙂 De certo que há livros mais recentes com maior e melhor cobertura do tema, acredito que os que foram anteriormente listados já são assim. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Guest user14912 Posted July 25, 2010 at 11:20 AM Report #340753 Posted July 25, 2010 at 11:20 AM Dá uma olhadela no RedBook tens lá tudo o que precisas 😕
Triton Posted July 25, 2010 at 01:53 PM Report #340761 Posted July 25, 2010 at 01:53 PM Dá uma olhadela no RedBook tens lá tudo o que precisas 😕 Tudo o que é preciso? Nem pensar. <3 life
Guest user14912 Posted July 25, 2010 at 02:11 PM Report #340763 Posted July 25, 2010 at 02:11 PM Tudo o que é preciso? Nem pensar. Para mim serviu-me, e utilizei um pouco de tudo em um projecto
rolando2424 Posted August 9, 2010 at 04:08 AM Report #342554 Posted August 9, 2010 at 04:08 AM Eu também dei Computação gráfica este ano, e o livro que o professor aconselhou como bibliografia principal foi: Foley, James D. 070;Introduction to computer graphics. Depois, também tinha como bibliografia principal o livro "Computer graphics" de Hearn e Donald. Podes ver as páginas das cadeiras (é plural, porque existem duas cadeiras de Computação Gráfica no meu curso, Computação Gráfica no 2º ano e Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica no 3º ano) onde também podes encontrar os links para os acetatos das aulas e mini-testes/exames (segue o link onde diz "Página Web"). Computação Gráfica Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente 😄
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now