2eve Posted July 20, 2006 at 03:01 PM Report #39243 Posted July 20, 2006 at 03:01 PM Oi!!! Gostaria de desenvolver um jogo 3d que funcionasse como o xadrez, mas em vez das peças habituais fossem soldados, etc...; No entanto não tenho a minima ideia como isso se faz, a única coisa que percebo é um pouco de C!!!!! Penso k vou ter de usar um programa para fazer a modelagem, mas e o resto?????????????? H160r
neon_prannock Posted July 20, 2006 at 04:17 PM Report #39252 Posted July 20, 2006 at 04:17 PM Agora é aprenderes bem uma linguagem de programação. Podes aprofundar C ou C++ por exemplo. Depois tens que aprender a usar uma biblioteca gráfica que suporte 3D para usares. Open GL ou DirectX por exemplo. Apartir daí podes começar a programar o teu jogo. http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com
2eve Posted July 20, 2006 at 04:29 PM Author Report #39253 Posted July 20, 2006 at 04:29 PM obrigado pela resposta!!! H160r
2eve Posted July 20, 2006 at 05:07 PM Author Report #39260 Posted July 20, 2006 at 05:07 PM será que posso começar primeiro pela modelagem 3d??????? H160r
M6 Posted July 20, 2006 at 05:09 PM Report #39261 Posted July 20, 2006 at 05:09 PM A ser um jogo provavelmente terá alguma componente de computação gráfica (CG) sendo para um único jogador, então isso vai ter inteligência artificial (IA). Antes de fazeres o que quer que seja, é necessário teres algum conhecimento de IA, e de CG. Aconselho-te a dares uma olhadela ao Prolog, que pode ser o teu motor de IA e que liga facilmente com C/C++ e creio que com Java e VB. Quanto a CG, não faltam por ai motores e livros que podem dar um bom kick off nessa área. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
M6 Posted July 20, 2006 at 05:16 PM Report #39263 Posted July 20, 2006 at 05:16 PM será que posso começar primeiro pela modelagem 3d??????? Humm... Não acoselho isso. O primeiro passo é escrever as especificações/requisitos, ou seja, o que o jogo deve e não deve fazer. Depois defines o caminho, ou seja, como o jogo deve funcionar, funcionalmente, e como deve ser implementado. Quando tiveres o modelo a funcionar, então ai sim, podes começar a preocupar-te com a beleza da coisa. A não ser que haja mais pessoas envolvidas e então podes paralelizar algumas tarefas. Para saberes mais sobre o processo de desenvolvimento de um produto, lê este artigo: Gestão, Ferramentas, Sistemas e Ambientes 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
2eve Posted July 21, 2006 at 01:26 PM Author Report #39392 Posted July 21, 2006 at 01:26 PM será que me podiam dizer o nome de alguns programas a utilizar na vertente 3d (o 3d stuio max 8) dá???? E já agora no resto o que eu tou a usar é só o blosheed dev c++. H160r
neon_prannock Posted July 21, 2006 at 06:37 PM Report #39448 Posted July 21, 2006 at 06:37 PM Para modelagem 3D tens: 3D Studio Max Maya Lightwave 3D grátis: Blender (muito bom) Wings 3D Milkshape 3D http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com
2eve Posted July 22, 2006 at 02:08 PM Author Report #39593 Posted July 22, 2006 at 02:08 PM só mais uma pergunta nesta ideia que tenho era melhor construir o campode xadrez sozinho e depois o resto (tipo se quiser por árvores à volta) ou construir o campo e os elementos cénicos tudo no mesmo ficheiro??????? H160r
Warrior Posted July 22, 2006 at 02:45 PM Report #39597 Posted July 22, 2006 at 02:45 PM Tal como já foi sugerido, o melhor talvez fosse começares pela parte do código, e limitares-te a ter um "P" de peão a passear pelo tabuleiro e depois mais tarde uma textura a sério, do que ir já para esse tipo de problemas. Disseste no inicio que tens conhecimentos de C, embora poucos. Talvez o mais fácil para ti seja aprender DarkBasic
2eve Posted July 22, 2006 at 02:54 PM Author Report #39601 Posted July 22, 2006 at 02:54 PM Obrigado pela dica do darkbasic, bem como pelas outras. H160r
M6 Posted July 22, 2006 at 06:46 PM Report #39640 Posted July 22, 2006 at 06:46 PM Tal como já foi sugerido, o melhor talvez fosse começares pela parte do código, e limitares-te a ter um "P" de peão a passear pelo tabuleiro e depois mais tarde uma textura a sério, do que ir já para esse tipo de problemas. Disseste no inicio que tens conhecimentos de C, embora poucos. Talvez o mais fácil para ti seja aprender DarkBasic Desconhecia e achei isto engraçado. Até que ponto isto é mesmo bom, ou seja, se alguém quizer fazer um jogo "a sério" para comercializar, usar isto é viável ou isto serve apenas para se fazer umas brincadeiras? 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
2eve Posted July 22, 2006 at 06:54 PM Author Report #39643 Posted July 22, 2006 at 06:54 PM Desconhecia e achei isto engraçado. Até que ponto isto é mesmo bom, ou seja, se alguém quizer fazer um jogo "a sério" para comercializar, usar isto é viável ou isto serve apenas para se fazer umas brincadeiras? Também estou interessado nessa resposta!!! H160r
Warrior Posted July 22, 2006 at 09:33 PM Report #39672 Posted July 22, 2006 at 09:33 PM Eu não faço ideia, visto nunca ter usado. Simplesmente ouvi falar há uns tempos, passeei pelos foruns deles, fiz alguns downloads dos teoricamente "melhores jogos" e achei que, para quem isto não passa de um hobie, pode ser uma ferramenta útil e um bom passatempo. Para comercializar.. já se sabe que os gráficos não vão ser soberbos, não vão brilhar pela inteligência artificial dos adversários (se existirem) nem provavelmente pela originalidade, visto estarem limitados.. FPS Creator The 3D Game Maker
CrasH_BandicooT Posted July 23, 2006 at 12:17 PM Report #39742 Posted July 23, 2006 at 12:17 PM Da pouca experiencia que tenho de DarkBasic posso dizer que é uma linguagem mt boa para fazer grandes cenários e quem sabe uns screensavers jeitosos deixa a desejar quando entramos para a parte de fazer um jogo propriamente dito isto porque a não ser que queiras fazer um fps tipo dukenukem ou um jogo de aventuras (em que andas a passear o boneco á procura de pistas) torna-se muito dificil DarkBasic como nome indica é um Basic .. mt semelhante ao Qbasic a diferença é que tem todas as bibliotecas de gráficos 2d e 3d já instaladas e funções mt boas para as implementar uma grande + valia é poderes fazer grandes efeitos sem mt código para criar 200 planetas com força gravitica seria necessário um código deste estilo: `Creates 200 planets with their own mass and velocity. `Each one effects every other one and can some times orbit each other `in a frictionless enviorment. As they collide they grow in mass `(and gravitational pull). The force of inpact DOES NOT effect any `velocity. Put the mouse near any dot/circle to see its mass! `--------------------------------------------------- `HOLD THE MOUSE near any of the dots to see its mass `CLICK THE MOUSE to restart the dots `It will randomly place dots every time they are all destroyed `------------------------------------------------------------- set text font "Arial" set text size 16 set display mode 1024,768,32 type DotInfo Xpos# Ypos# Xspeed# Yspeed# Mass# Used endtype dim Dots(200) as DotInfo input "Speed? (1) ",Speed# input "Gravitational constant? (0.2) ",GravConst# sync on sync rate 30 set text size 10 do `make 200 dots all going differnt directions for DotSlot = 0 to 200 Dots(DotSlot).Xspeed# = newXvalue(0,DotSlot,Speed#) Dots(DotSlot).Yspeed# = newZvalue(0,DotSlot,Speed#) Dots(DotSlot).Xpos# = rnd(screen width()) Dots(DotSlot).Ypos# = rnd(screen height()) Dots(DotSlot).Mass# = 1 Dots(DotSlot).Used = 1 next DotSlot #constant GravConstant = GravConst# do for DotSlot = 0 to 200 if Dots(DotSlot).Used = 1 inc DotsExist for CircleSlot = 0 to 200 if Dots(CircleSlot).Used = 1 and CircleSlot <> DotSlot `get distance Dist# = sqrt((Dots(DotSlot).Xpos#-Dots(CircleSlot).Xpos#)^2 + (Dots(DotSlot).Ypos#-Dots(CircleSlot).Ypos#)^2) `if it hits the circle then get rid of it if Dist# <= Dots(CircleSlot).Mass#/3 then Dots(DotSlot).Used = 0 : Dots(CircleSlot).Mass# = Dots(CircleSlot).Mass# + Dots(DotSlot).Mass# `Get the amount of gravity Gravity# = (GravConstant*Dots(DotSlot).Mass#*Dots(CircleSlot).Mass#)/(Dist#^2) Gravity# = Gravity#*(Dots(CircleSlot).Mass#/Dots(DotSlot).Mass#) `calculate the differnce in speeds (with gravity) X# = newXvalue(0,atanfull(Dots(DotSlot).Xpos#-Dots(CircleSlot).Xpos#,Dots(DotSlot).Ypos#-Dots(CircleSlot).Ypos#)+180,Gravity#) Y# = newZvalue(0,atanfull(Dots(DotSlot).Xpos#-Dots(CircleSlot).Xpos#,Dots(DotSlot).Ypos#-Dots(CircleSlot).Ypos#)+180,Gravity#) Dots(DotSlot).Xspeed# = Dots(DotSlot).Xspeed#+X# Dots(DotSlot).Yspeed# = Dots(DotSlot).Yspeed#+Y# endif next CircleSlot `rember old pos and get new pos OldXpos# = Dots(DotSlot).Xpos# OldYpos# = Dots(DotSlot).Ypos# Dots(DotSlot).Xpos# = Dots(DotSlot).Xpos# + Dots(DotSlot).Xspeed# Dots(DotSlot).Ypos# = Dots(DotSlot).Ypos# + Dots(DotSlot).Yspeed# `make shure the dot still exists if Dots(DotSlot).Used = 1 `draw the dot (and where it was) line OldXpos#,OldYpos#,Dots(DotSlot).Xpos#,Dots(DotSlot).Ypos# circle Dots(DotSlot).Xpos#,Dots(DotSlot).Ypos#,Dots(DotSlot).Mass#/3 `if the dot is close to the mouse tell its mass Dist# = sqrt((Dots(DotSlot).Xpos#-mouseX())^2 +(Dots(DotSlot).Ypos#-MouseY())^2) if Dist# < 25 line Dots(DotSlot).Xpos#,Dots(DotSlot).Ypos#,Dots(DotSlot).Xpos#-4,Dots(DotSlot).Ypos#-4 TxtMsg# = int(Dots(DotSlot).Mass#*100) text Dots(DotSlot).Xpos#-12,Dots(DotSlot).Ypos#-12,str$(TxtMsg#) endif endif if Dots(DotSlot).Xpos# < 0 or Dots(DotSlot).Xpos# > screen width() or Dots(DotSlot).Ypos# < 0 or Dots(DotSlot).Ypos# > screen height() Dots(DotSlot).Used = 0 endif endif next DotSlot `if all dots have been destroyed then exit (and make new ones) if DotsExist = 0 then exit DotsExist = 0 `if the mouse is clicked then restart if mouseclick() = 1 then exit sync cls loop loop pode ser que ainda venha a fazer uns screensavers bonitos km esta aplicação 😄
Triton Posted August 2, 2006 at 02:17 PM Report #41717 Posted August 2, 2006 at 02:17 PM Para a modelagem 3D aconselho-te o Blender, como já foi referido. Dependendo do jogo, também podes dar uma vista de olhos no Python & (PyGame e PyOpenGL). Fica bem! 😛 <3 life
vaurdan Posted August 3, 2006 at 08:36 AM Report #41885 Posted August 3, 2006 at 08:36 AM http://www.blitzbasic.com/ este é apra jogos comerciais 😛 ( ou ludicos http://www.neopt.org <- O meu blog xD
Triton Posted August 3, 2006 at 08:39 AM Report #41887 Posted August 3, 2006 at 08:39 AM http://www.blitzbasic.com/ este é apra jogos comerciais 😛 ( ou ludicos Essa também é uma hipótese, mas é sempre melhor aprender de raiz do que usar uma linguagem dessas. <3 life
vaurdan Posted August 3, 2006 at 10:24 AM Report #41904 Posted August 3, 2006 at 10:24 AM essa linguagem é como uma outra qualquer da categoria Basic, tu n trabalhas com aspecto grafico nem nada 😛 mas sim é mais easy por isso o nome blitzBASIC http://www.neopt.org <- O meu blog xD
Triton Posted August 3, 2006 at 10:38 AM Report #41910 Posted August 3, 2006 at 10:38 AM essa linguagem é como uma outra qualquer da categoria Basic, tu n trabalhas com aspecto grafico nem nada 😛 mas sim é mais easy por isso o nome blitzBASIC Exacto, era o que estava a tentar explicar. Essa linguagem já tem metade do trabalho feito, ou seja, não aprendes os aspectos mais básicos de como fazer, e se ele quer progredir depois para jogos mais complicados, então deve apostar no C++. <3 life
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now