Jump to content

Erro projecto javaME do tipo CDC

jarvas
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal...

Eu tenho uma aplicação em JavaME do tipo CDC, mas quando compilo aparece-me o emulador, mas no entanto de seguida tenho o seguinte erro:

ODT agent stopped.

java.lang.ClassNotFoundException: app_pda.Main

at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:234)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:349)

at java.net.FactoryURLClassLoader.loadClass(URLClassLoader.java:603)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:291)

at com.sun.cdc.odt.CdcAppManager.runMain(CdcAppManager.java:168)

at com.sun.cdc.odt.CdcAppManager.access$100(CdcAppManager.java:44)

at com.sun.cdc.odt.CdcAppManager$1.run(CdcAppManager.java:90)

at java.lang.Thread.startup(Thread.java:782)

Já alguém teve este erro?

Abraços,

bom, eu penso que esse erro é gerado pela falta de uma classe no projecto, o que acho estranho, é que normalmente o IDE costuma assinalar em tempo de compilação estes erros,  também acho estranho que dê erro por não encontrar esta classe uma vês que este J2ME até onde sei, funciona com MIDLET's (provavelmente, deve ser só nas apps para tlm´s),por isso não usa nenhuma classe ou método main, contudo o problema é mesmo este, tenta ver se descobres alguma classe que tenha um nome diferente do ficheiro onde está guardada, se não existir nenhuma, ou o problema é mesmo do IDE J2ME ou então tens que ver na API que utilizas se há algum método que gere alguma excepção e tens que adicionar um throws, aí. Desculpa se não consegui explicar de forma conveniente, mas a verdade é que também estou a começar com a tecnologia ME e apenas para tlm's.

E não nunca tinha visto este erro, nunca xD

espero que possa ter ajudado.

Eu também ando às :wallbash: com este tipo de tecnologia, porque todos os dias tenho erros novos.

Eu usei este tipo de projecto porque segundo o que pesquisei, como os PDA´s possuem mais capacidade de processamento, o CDC serve perfeitamente. E a principal classe que aparece é esta main, que deriva de JFrame.

Já agora quando fazes um projecto para telemóveis que tipo de propriedades no projecto costumas usar?

nunca tentei com CDC, os projectos k faço são, k na realidade como ainda estou a começar com o ME não fiz nada de jeito, usam

Series 40 6th Edition SDK

Java Platform Micro Editon SDK3.0

CLDC 1.1

MIDP-2.0

e penso que por estar a usar tanto o CLDC 1.1 e o MIDP 2.0 algumas aplicações que tento criar não funcionam muito bem, em telemóveis não tão recentes. Também ando completamente as :wallbash:  😉

Pois eu também tenho essa SDK instalada (já vem no mobile pack do Netbeans 6.9).

Tou a experimentar o CDC porque já me permite usar o AWT, o que me irá permitir usar alguns objectos tipo botões e caixas de texto mais agradáveis ao utilizador.

Pois eu também tenho essa SDK instalada (já vem no mobile pack do Netbeans 6.9).

Tou a experimentar o CDC porque já me permite usar o AWT, o que me irá permitir usar alguns objectos tipo botões e caixas de texto mais agradáveis ao utilizador.

para criares essas interfaces com o utilizador podes sempre tentar ver se isto dá para ti : http://www.tricastmedia.com/twuik/ e tens aqui mais umas bibliotecas parecidas http://danielaugusto.wordpress.com/category/j2me/

Antes de mais desculpa não ter respondido mais cedo  😛

Não a Twuik não é free, eu sei k provavelmente não o devia dizer no forum, mas podes sempre tentar arranjar uma versão completa no 4shared.com eu vi lá uma, mas ainda não a saquei, por isso não sei se realmente é completa. Contudo tens uma versão trial que podes sempre experimentar, que para além de outras limitações deixa uma marca de água. Fica aqui o site :

http://www.tricastmedia.com/twuik/?p=7

cumps