Jump to content

Enviar email

gadNY
 Share

Recommended Posts

Bom dia, eu fiz um código para enviar emails, e ele funciona, mas quando uso o programa em rede ele não funciona, podem dizer o porque ? O código é o seguinte:

try
            {
                passenviar pass = new passenviar();
                ocorrencia oco = new ocorrencia();
                System.Net.Mail.MailMessage message = new System.Net.Mail.MailMessage();
                message.To.Add("xxxxxxx@hotmail.com");
                message.To.Add(combogestor.Text);
                message.From = new System.Net.Mail.MailAddress("xxxxxxxxxxxxxx@gmail.com");
                message.Subject = xxx;
                message.Body = xxx;
                System.Net.Mail.SmtpClient smtp = new System.Net.Mail.SmtpClient();
                smtp.Host = "smtp.gmail.com";
                smtp.EnableSsl = true;
                smtp.Credentials = new System.Net.NetworkCredential("xxxx@gmail.com", @class.settings.passmail);
                smtp.Send(message);
                MessageBox.Show("Email enviado com sucesso", "Informação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
                @class.settings.envioemail = "Sim";
            }
            catch (Exception ex)
            {
                Console.WriteLine(ex);
                MessageBox.Show("Não foi possível enviar o email, verifique se todos os campos estão correctos.");
            }
            finally
            {
            }

Não sei porque no outro pc está apenas um executável, apenas dá a mensagem de erro que eu criei, no meu, mesmo com o executável funciona na perfeição, logo não será do meu software mas sim de alguma coisa do SO, o meu é windows7 e do outro pc é o XP.

Sim, pode ser excepção de segurança. Mas para confirmar isso, era importante tentares saber exactamente que erro dá.

Podes fazer

catch (Exception ex)
            {
                MessageBox.Show("Não foi possível enviar o email, verifique se todos os campos estão correctos.");
                Clipboard.SetText(ex.Message); // vai copiar o erro para o clipboard
            }

e colar aqui o erro.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Isso foi para a área de transferência, era para colares aqui o resultado. Só aparece quando dá o erro. Mas se preferires, coloca o ex.Message numa MessageBox, e tira uma printscreen. O importante é ver o erro que lança essa excepção.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Acho que não depende do Outlook, porque apenas usas métodos da própria framework. Isso é alguma coisa gerada pelo cliente, que o servidor não consegue interpretar, mas sendo o mesmo executável...

Em ambos os sistemas operativos, a versão da .net Framework é igual?

No meu(onde funciona) tenho o 4.0, o outro(onde não funciona) tem o 2.0 SP2, 3.0 SP2 e 3.5 SP1, mas no c# tem o seguinte(acho que é o NET.Framework que deve ser utilizado não?):

http://img293.imageshack.us/img293/47/59356476.png

So uma coisa que pode ajudar a encontrar o erro, no código eu comentei seguinte linha:

smtp.EnableSsl = true;

e ao testar, mesmo no meu deu o seguinte erro:

http://img809.imageshack.us/img809/5219/99142088.png

Não será por aqui o problema ?

Pelo que vi na net existe um smtp authentication, o que é e para que serve isso? deixo aqui o link:

http://www.codeproject.com/kb/dotnet/SystemWeb_Mail_SMTP_AUTH.aspx

Se for proibido podem retirar...

Não há problema com o link.

Tens mesmo de ter o SSL activado. O ideal era se conseguisses testar com o visual studio no Windows XP, com o debug, passo a passo, para ver qual comando falhava. Mas à partida não está nada de errado aí, se no windows 7 funciona, e no XP não, deve ser do XP, alguma configuração, firewall, etc

Pois, foi isso que eu pensei, andei a pesquisar e encontrei todos os erros do smtp, e encontrei o meu, é o seguinte:

If neither the sending mail address nor

the recipient’s address are locally hosted by the server,

then the ISP’s servers may refuse to relay the message

on.

Que em português é :

Se nem o endereço de envio de email, nem

o endereço do destinatário está hospedado localmente pelo servidor,

os servidores do ISP podem recusar a retransmitir a mensagem

Vou instalar o studio no xp e verificar, já posto novidades..

Já consegui, o problema está no:

smtp.EnableSsl = true;

Eu coloquei false e funcionou, mas acho que com o gmail tem de estar true, mas como não é esse o serviço de email que vai ser utilizado e esse não aceita ssl true, por isso foi fácil 😉

Muito obrigado pela ajuda, pena não ter conseguido por a funcionar com o gmail :S