Jump to content

Tempo de execução

vasco16
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho o seguinte algoritmo:

sum = 0;
for(int i = 1; i < n; i++)
  for(int j = 1; j < n; j++)
    sum = sum+1;

A mim da-me T(n) = 4n^2 + 5n + 1 , mas na solução tenho n^2 + n + 1

Como posso calcular o tempo de execução de forma a dar n^2+n+1 ? :S

Obrigado.

Boas pessoal, tenho o seguinte algoritmo:

sum = 0;
for(int i = 1; i < n; i++)
  for(int j = 1; j < n; j++)
    sum = sum+1;

A mim da-me T(n) = 4n^2 +n + 1 , mas na solução tenho n^2 + n + 1

Como posso calcular o tempo de execução de forma a dar n^2+n+1 ? :S

Obrigado.

Como é que chegas a esse resultado?

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Como é que chegas a esse resultado?

1º instrução: sum = 0; vale: 1 (constante)

2º instrução: for(int i = 1; i < n; i++) vale: 1+ n + n

3º instrução: for(int j = 1; j < n; j++) vale: 1+ n + n

4º instrução: sum =  sum+1; vale: n

Depois:

1 + (2n+1)*(2n+1) + n = 1 + 4n^2 + 2n+2n + n + = 4n^2 + 5n + 1

Dá-me isso.

O teu resultado parece estar certo se analisares ao pormenor.

A solução deve considerar cada for como um n isolado, logo em vez de 1+n+n, contam como n.

Normalmente, na big O notation, ignoram-se as adições e multiplicações por constantes, por isso esse tempo de execução seria O(n²).

O teu resultado parece estar certo se analisares ao pormenor.

A solução deve considerar cada for como um n isolado, logo em vez de 1+n+n, contam como n.

Normalmente, na big O notation, ignoram-se as adições e multiplicações por constantes, por isso esse tempo de execução seria O(n²).

Mas são coisas diferentes, uma é o T(n) que é a expressão sem ignorar as constantes e outra é o O.

E sim, o O seria O(N^2).

Mas e a expressão?

Mas são coisas diferentes, uma é o T(n) que é a expressão sem ignorar as constantes e outra é o O.

E sim, o O seria O(N^2).

Mas e a expressão?

Pois, tens razão.

Uma questão: Eles pedem-te para fazeres uma solução com esse tempo, ou dizem-te que o código que nos mostraste tem esse tempo?

Pois, tens razão.

Uma questão: Eles pedem-te para fazeres uma solução com esse tempo, ou dizem-te que o código que nos mostraste tem esse tempo?

A mim pedem-me a expressão T(n) que dá, segundo eles, n^2 + n + 1 . Não percebo é como chegar a esse resultado.

Nunca tinha ouvido falar de T(n) antes ...

No entanto, ao analisar a tua resposta, notei um erro nos cálculos:

(2n+1)² não dá 4n²+4n, como fizeste, mas sim 4n²+4n+1

Ou seja, no final ficaria:

4n²+5n+2

Mas também pensei mais um pouco no problema, e deu-me resultados diferentes:

sum = 0; -- esta vale um.

for(int i = 1; i < n; i++) -- este for só faz 2n execuções. O int i = 1 vale 1, o i < n vale n, mas o i++ só será feito n-1 vezes (imagina para um valor qualquer de n, como i começa em 1, só irá ser incrementado n-1 vezes). 1+n+n-1 = 2n

for(int j = 1; j < n; j++) -- este for tem o mesmo pormenor do anterior, mas não tens de adicionar o loop anterior? Logo, seria (n-1)(2n) instruções que este faz.

sum = sum+1 -- este não faz sentido valer só n, já que seria executado n² vezes (se aplicarmos o pormenor que falei antes, seria (n-1)²).

Assim, fica com:

1+2n+(n-1)(2n)+(n-1)² = 1 + 2n + 2n²-2n + n²-n-n+1 = 2 - 2n + 3n²

No entanto, continua completamente diferente da solução oficial :S, por isso não faço a mínima idéia de como calcularam.

Nunca tinha ouvido falar de T(n) antes ...

No entanto, ao analisar a tua resposta, notei um erro nos cálculos:

(2n+1)² não dá 4n²+4n, como fizeste, mas sim 4n²+4n+1

Ou seja, no final ficaria:

4n²+5n+2

Mas também pensei mais um pouco no problema, e deu-me resultados diferentes:

sum = 0; -- esta vale um.

for(int i = 1; i < n; i++) -- este for só faz 2n execuções. O int i = 1 vale 1, o i < n vale n, mas o i++ só será feito n-1 vezes (imagina para um valor qualquer de n, como i começa em 1, só irá ser incrementado n-1 vezes). 1+n+n-1 = 2n

for(int j = 1; j < n; j++) -- este for tem o mesmo pormenor do anterior, mas não tens de adicionar o loop anterior? Logo, seria (n-1)(2n) instruções que este faz.

sum = sum+1 -- este não faz sentido valer só n, já que seria executado n² vezes (se aplicarmos o pormenor que falei antes, seria (n-1)²).

Assim, fica com:

1+2n+(n-1)(2n)+(n-1)² = 1 + 2n + 2n²-2n + n²-n-n+1 = 2 - 2n + 3n²

No entanto, continua completamente diferente da solução oficial :S, por isso não faço a mínima idéia de como calcularam.

Pois , acho que me esqueci que a instrução dentro do segundo for depende dos dois for.

Mas dá mal na mesma.. resta saber quem está errado.. :S

Pois , acho que me esqueci que a instrução dentro do segundo for depende dos dois for.

Mas dá mal na mesma.. resta saber quem está errado.. :S

Geralmente atribui-se a cada operação do problema uma constante que é o tempo de execução unitário dessa operação. Por exemplo, a atribuição sum=0 seria T1, a atribuição i=1 seria T2, a comparação i<n seria T3, etc.

Desta forma T(n) resulta numa expressão em que tens somas destas constantes multiplicadas por n^2, n e 1, daí que não faça sentido falar em 4*n^2+n+1 vs n^2+n+1.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Geralmente atribui-se a cada operação do problema uma constante que é o tempo de execução unitário dessa operação. Por exemplo, a atribuição sum=0 seria T1, a atribuição i=1 seria T2, a comparação i<n seria T3, etc.

Desta forma T(n) resulta numa expressão em que tens somas destas constantes multiplicadas por n^2, n e 1, daí que não faça sentido falar em 4*n^2+n+1 vs n^2+n+1.

Mas a solução que tenho, apresenta isso: n^2+n+1 . Agora como se faz não sei..

Tentei perceber por aqui:

http://www.daniweb.com/forums/thread44665-3.html

Mas não consigo obter o resultado em questão.

A solução correcta seria:

sum = 0 é executado 1 vez

i = 1 é executado 1 vez

i < n é executado n vezes

i++ é executado n vezes

j = 1 é executado n vezes

j < n é executado n^2 vezes

j ++ é executado n^2 vezes

sum++ é executado n^2 vezes.

Obtens 3n^2 + 3n + 2, SE considerares que uma atribuição, comparação ou incremento têm o mesmo custo. (na realidade, embora dependa do processador, estas instruções costumam ter o mesmo custo)

Como isto não é uma arte exacta, podes querer considerar um for uma única instrução. A análise é equivalente. Por muitas voltas que dês, nunca vais conseguir achar n^2+n+1, a menos que ignores as constantes atrás de cada factor.

A solução correcta seria:

sum = 0 é executado 1 vez

i = 1 é executado 1 vez

i < n é executado n vezes

i++ é executado n vezes

j = 1 é executado n vezes

j < n é executado n^2 vezes

j ++ é executado n^2 vezes

sum++ é executado n^2 vezes.

Obtens 3n^2 + 3n + 2, SE considerares que uma atribuição, comparação ou incremento têm o mesmo custo. (na realidade, embora dependa do processador, estas instruções costumam ter o mesmo custo)

Como isto não é uma arte exacta, podes querer considerar um for uma única instrução. A análise é equivalente. Por muitas voltas que dês, nunca vais conseguir achar n^2+n+1, a menos que ignores as constantes atrás de cada factor.

Mesmo que ignore as constantes atrás de cada factor, a constante isolada é diferente.