Jump to content

Ajuda na construção de aplicação web

passado
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal tenho de fazer uma aplicação web, eu o essencial sei e sei o que quero fazer a minha questão é como fazer e a minha duvida e a seguinte:

A aplicação web vai ser um genero de agenda online, portanto os utilizadores registam-se, isto sei fazer na boa, a minha duvida é onde guardar os dados deste utilizadores, quando se regista crio uma pasta a que so ele tem acesso e dentro da mesma uma base de dados? crio apenas uma base de dados nova onde so este tem acesso? guardo tudo dentro da mesma base de dados? tou um bocado confuso xD 

Estás mesmo muito confuso!

É o seguinte, o que sem sombra de duvida faz mais sentido é criares uma base de dados apenas e nela guardas todos os dados que pretendes de todos os utilizadores. Não faz sentido criares uma base de dados por cada utilizador, imagina só se mais de 1000 utilizadores se registarem na tua página, tinhas de criar mais de 1000 bases de dados!!!

Penso que o melhor é leres um pouco mais sobre bases de dados, pois penso que não tens a ideia correcta sobre o que é realmente uma base de dados.

Espero que isto tenho ajudado!

Cumps

Guest user14912

Exacto, pareces-me um pouco confuso, não tens a ideia correcta do que é uma base de dados.

Mas repara, não deixes "ficheiros" de parte, se desejas guardar pouca informação porque não a utilização de ficheiros, onde o acesso é mais rápido, tiras sempre vantagens.

Agora para uma maior relação de dados interligados sim, é deveras aconselhado o uso de uma DataBase onde o SGBD te fará a manipulação dos ficheiros.

Procura um pouco sobre base de dados, tenta perceber o tipo de relacionamento utilizado e verifica se é isso que queres e volta aqui 🙂

Eu sei o que é uma base de dados, ja usei, nao me expressei foi bem xD

A informação ser muita ou pouco tem a ver com o que cada utilizador era la meter, eu so nao sei se é correcto se eu tiver 50 pessoas registas no site ter a informação das pessoas toda na mesma tabela percebes?

Guest user14912

Podes meter.

Ninguém te diz que não, aí chama-se uma base de dados na 1º.forma normal, e lembra-te que quanto mais partida estiver a informação, quantas mais relações houver, mais lentas serão as consultas, visto que mais junções naturais se efectuaram entre relações.

Agora, é claro que não vais colocar todos os dados em uma tabela, terás de seguir as fases de normalização, facilita-te bastante o trabalho.

Imagina agora que cada utilizador tens os seguintes dados:

• Nome
  • Código - Postal
  • Localidade

Pah, por exemplo aqui poderias dividir isto em 2 relações, visto que o atributo "código-postal" se poderá repetir entre diferentes utilizadores.

Então terias duas relações assim:

Cliente

BI - chave primária

nome

cod_postal - chave estrangeira

Cod-Postal

cod_postal - chave primária

Localidade

É um pequeno exemplo 🙂

Imagina agora que cada utilizador tens os seguintes dados:

• Nome
  • Código - Postal
  • Localidade

Pah, por exemplo aqui poderias dividir isto em 2 relações, visto que o atributo "código-postal" se poderá repetir entre diferentes utilizadores.

Então terias duas relações assim:

Cliente

BI - chave primária

nome

cod_postal - chave estrangeira

Cod-Postal

cod_postal - chave primária

Localidade

É um pequeno exemplo 🙂

Seguindo o exemplo do yyajsayy, este serve para guardar a informação dos utilizadores registados, depois podes criar outra tabela para guardar a informação que pretendes da agenda (vou supor que é uma agenda de contactos), terás algo do género:

Agenda

idagenda - chave primária

BI - chave estrangeira (para permitir saberes a quem pertence esta entrada)

nomecontacto

idcontacto - chave estrangeira (Caso queiras guardar mais que um contacto)

morada

Contacto

idcontacto - chave primária

contacto1

contacto2

contacto3

Tudo depende da tua ideia também.

Se quiseres partilhar a ideia geral, posso tentar ajudar-te a criar a base de dados!

Cumps