Jump to content

Haskell features I’d like to see in other languages

Betovsky
 Share

Recommended Posts

Ora aqui vai mais uma posta de propaganda de Haskell  😁

http://intoverflow.wordpress.com/2010/06/30/haskell-features-id-like-to-see-in-other-languages/

Gostei bastante deste post. Para mim o mais importante é mesmo logo o 1º tópico. Separação da definição de classes e da sua implementação.

Outra para mim que não está na lista do gajo e que também gostava de ver noutras linguagens (e refiro-me mais ao C# que é o que uso no dia a dia) era ser permitido fazer overload a funções com base no parâmetro de retorno.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Para mim o mais importante é mesmo logo o 1º tópico. Separação da definição de classes e da sua implementação.

Não sei se percebi bem. Se formos por exemplo para C++, existe uma separação entre a declaração e da definição das classes, embora os templates estraguem a festa. Por outro lado, penso que isto está a falar de algo do género de structural typing (que a linguagem Go suporta). Isto permite que não existe uma hierarquia de tipos, mas que qualquer tipo que obedeça à interface esperada seja usado. Ou é outra coisa completamente diferente?

Outra para mim que não está na lista do gajo e que também gostava de ver noutras linguagens (e refiro-me mais ao C# que é o que uso no dia a dia) era ser permitido fazer overload a funções com base no parâmetro de retorno.

Isso causa problemas com conversões implicitas (e provavelmente outros que não me estou agora a lembrar). Mas pode sempre existir algum suporte na linguagem para desambiguar essas situações. Sinceramente não é algo que me pareça assim tão útil, mas às vezes surgem situações em que seria útil.

<3 life

Não sei se percebi bem. Se formos por exemplo para C++, existe uma separação entre a declaração e da definição das classes, embora os templates estraguem a festa. Por outro lado, penso que isto está a falar de algo do género de structural typing (que a linguagem Go suporta). Isto permite que não existe uma hierarquia de tipos, mas que qualquer tipo que obedeça à interface esperada seja usado. Ou é outra coisa completamente diferente?

Não, isso é mais parecido com Duck Typing. Classes em Haskell são as Interfaces nas outras linguagens. Vou fazer um pequeno exemplo (básico) usando C#, que é a qual com que estou mais a vontade. Isto é C# inválido já que não existe a separação da definição.

Imagina que queres pegar em objectos Pessoa e converter para CSV. Então crias uma interface para isso.

public interface CSVable {
   string ToCSV();
}

Agora podias definir para vários tipos.

Int32 : CSVable {
  public string ToCSV() {
      return this.ToString();
  }
}

String : CSVable {
  public string ToCSV() {
     var s = this;
     if(s.Any( c => c == ',' || c == '\n' || c == '"')) {
         s = s.Replace("\"","\"\"");
         s = "\"" + s + "\"";
     }
     return s;
  }
}

Agora temos algures o nosso objecto Pessoa.

public class Pessoa {
   public string Nome {get;set;}
   public int Idade { get; set;}

// Construtor e métodos de lógica ...
}

E dizemos que é CSVable

Pessoa : CSVable {
  string ToCSV() {
     return String.Format("{0},{1}", this.Nome.ToCSV(), this.Idade.ToCSV());
  }
}

E para finalizar também poderiamos dizer..

IEnumerable<T> : CSVable
  where T : CSVable {

string ToCSV() {
     return String.Join("\n", this.Select(x => x.ToCSV()).ToArray());
  }
}

Isso causa problemas com conversões implicitas (e provavelmente outros que não me estou agora a lembrar). Mas pode sempre existir algum suporte na linguagem para desambiguar essas situações. Sinceramente não é algo que me pareça assim tão útil, mas às vezes surgem situações em que seria útil.
Conversões implícitas? Haskell não tem disso...

Mais um exemplo simples, usando novamente C# que tem o exemplo perfeito que é uma coisa que não curto nada 👍

Quem me dera que em C# pode-se fazer isto.

public int Parse(this String s) { return int.Parse(s); }
public bool Parse(this String s) { return bool.Parse(s); }

//.. depois algures numa função qualquer...
   string s1 = "11";
   string s2 = "True";
   int idade = s1.Parse();
   bool vivo = s2.Parse();

Não há conversão implícita. Simplesmente o compilador escolhe a função a usar conforme o tipo de retorno necessário.

Já agora, usando também o exemplo anterior. Não seria simplesmente porreiro apenas ser necessário fazer

List<Pessoa> pessoas = ParseCSV("pessoas.csv");
List<Carro> carros = ParseCSV("carros.csv");

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk