Jump to content

Expressões Regulares

alexvf
 Share

Recommended Posts

Caros,

Será que algum conhecedor de Regex me pode ajudar com duas expressões regulares que preciso de criar?

As expressões são as seguintes:

1 - Uma expressão regular que me permita obter as seguintes strings:

• AA99 99AA (duas letras, dois números, um espaço, dois números, duas letras)
  • AA9 9AA (duas letras, um número, um espaço, um número, duas letras)

(em que 'A' representa qualquer letra e '9' representa qualquer algarismo)

2 - Uma expressão regular que me permita obter uma string com 15 caracteres (letras, algarismos ou símbolos) com as seguintes regras:

• 1 letra seguida de 12 letras ou algarismos, e depois
  • 1 algarismo, e depois
  • um dos seguintes símbolos: | & @ ?

Desde já o meu obrigado a quem puder e souber ajudar.

Um abraço.

@ M6

Viva,

Obrigado pelo website. Na realidade eu tenciono aprender brevemente expressões regulares.

Infelizmente, e por estúpido que pareça, neste caso tenho mesmo alguma urgência. :-/

@ irvin

O primeiro não funciona. O segundo ainda não testei.

De qualquer das maneiras, obrigado.

@ yoda

Viva yoda,

Estas expressões são para adicionar a um ficheiro em javascript e servem para validar dois campos de um formulário em html.

Ambos só podem conter strings dos tipos que mencionei no meu primeiro post, caso contrário o utilizador deve receber uma mensagem de erro.

Tenho o javascript praticamente pronto e, infelizmente, só me faltam as expressões regulares para poder validar as entradas do formulário.

Em resposta à tua pergunta: o utilizador pode colocar tanto letras maiúsculas como minúsculas. É indiferente.

Obrigado.

Um abraço.

// primeiro caso

/^[a-zA-Z]{2}[0-9]{1,2}[ ]{1}[0-9]{1,2}[a-zA-Z]{2}$/

// segundo caso

/^[a-zA-Z]{1}[a-zA-Z0-9]{12}[0-9]{1}[|&@\?]{1}$/

Existe um problema porém, que eu não sei resolver por não dominar expressões regulares. No primeiro caso, se inserires por exemplo "AA9 99AA" ele valida, apesar de ir contra as regras. É preciso arranjar uma condicionante que diga que, caso na primeira busca pela série de números seja encontrado apenas um, que isso implique que na próxima série seja apenas um também. Tenta meter a tua questão no stackoverflow.com que eles respondem-te a isto em tempo record 👍

yoda,

Muito obrigado! Safaste-me de um grande berbicacho que eu aqui tinha.

Só cheguei agora a casa de modo que ainda nem tive oportunidade de colocar o teu código no meu js. Mas, de qualquer das maneiras, o código que enviaste já me resolve a grande parte do meu problema.

Vou experimentar a tua sugestão de ir ao stackoverflow.com.

Obrigado mais uma vez.

irvin,

Obrigado também.

Abraço.