Jump to content

Como calcular o espaço em memória duma trie??

nellaf
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal

Tenho uma trie {0...9} coma as chaves "12340", "2340", 12403, "123405" e queria saber como calculo o espaço necessário oara representar essa trie com essas mesmas chaves?

E como faço uma função em c para esse efeito  cconsiderando que um int ocupa 4 bytes e um apontador para qualquer tipo também ocupa 4 bytes, pode ser em pseudo-código só para ter uma ideia?

Muito obrigado

Em worst case terás uma complexidade de espaço de O(N*M) em que N é a quantidade se strings ou chaves a inserir e M é o tamanho de todas essas strings.

Quanto à outra parte do post não percebi.

Na primeira pergunta, o que pergunto era saber quanta ocupa em bytes essa trie em memória, por exemplo, em memória poderia ser 80 bytes.

Quanto a segunda pergunta, queria saber como faço em c esse mesmo calculo com a informação apresentada...

Obrigado

O que é que já tentaste? Qual é a tua abordagem ao problema e onde é que achas que ela falha? Em suma, qual é a dúvida?

Pelas minhas contas os int's ocupam 84 bytes, mas ainda falta calcular os apontadores que não sei quais hei-de contar....

Alguém me pode mostrar como calcular??

Faz qq coisa do género:

Uma recursão que tira a casa das dezenas de cada um dos números do conjunto, ordena e chama-se com um subconjunto que tem os elementos que têm o mesmo número das dezenas. Vais fazendo as contas pelo meio.

Pegando no teu exemplo ("12340", "2340", 12403, "123405"), no inicio o conjunto é composto por todos os elementos, logo ficas com um vector <0, 0, 3, 5>. Vais ter um ponteiro por cada número, logo neste caso, vão ser 3. Chamas a função recursivamente com os valores <1234, 234>, cujo os números das dezenas ordenados dão <4, 4>, logo mais um ponteiro. Chamas com <123, 23> e por aí adiante.

A optimização mais óbvia é não fazeres a recursão quando o subconjunto a analisar tem só um membro. Fazes logo as contas (log 10).