Jump to content

Ajuda em codigo

Lokingor
 Share

Recommended Posts

Oi, sou novo aqui e estou aprendendo a linguagem C e acabei de assistir um tutorial para iniciantes e agora estou querendo aprender mais. Eu queria fazer um programa onde letras são substituidas em uma frase como por exemplo:

T é substituida por P

E é substituida por O

N é substituida por L

I é substituida por A

S é substituida por R

(E o inverso tambem)

Então alguem digita:

Oi como voce vai?

E no programa aparece:

Ea ceme veco via?

Eu não faço a minima ideia de como fazer isto e se alguem conseguir me ajudar eu agradeceria muito!

OBS: Sou Brasileiro e um amigo de Portugal me indicou o site!

Podes pedir uma frase ao usuário usando funções como scanf() ou gets().

Depois tens uma string com a frase. Imagine-mos a seguinte string:

char  frase[] = "Oi como voce vai?";  //no programa, esta string viria do utilizador

Podes ler caracteres individuais da string como se esta fosse um array:

printf("%c",  frase[3]); //imprime o 'c', que está na posição 3. Lembra-te que começa no zero

Também podes escrevê-lo:

frase[3] = 'p';
printf("%s", frase); //O resultado é "Oi pomo voce vai?"

E claro, em vez de usares números pré-definidos, podes usar variáveis int para aceder a uma posição:

int index = 5;
printf("%c", frase[index]); //imprime 'm'

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Acho que eu sou novato de mais ainda para fazer isto pois não entendi o que o "c" tem a ver com o 3. Eu só consigo fazer coisas basicas por enquanto e não sei como eu poderia montar um programa que mude as letras que eu quiser pelas que eu quiser. Se puder me ajudar um pouco mais eu agradeceria muito. Obrigado.