Jump to content

[Resolvido] Navegar em datagridview através de botões

j.mendes24
 Share

Recommended Posts

boas pessoal

alguem sabe como e que atraves de botoes eu consigo navegar num datagrid view sem usar os binding source?

quando me refiro a navegar, refiro-me a ir pa proxima ou anterior linha, para a primeira ou ultimo linha.

eu com os data binding consigo. e fica tudo ok o unico problema e que dpeois quando quero pesquisar por chave primaria(dois campos) dame o seguinte erro, (Desta forma, vai vincular à mesma propriedade dois enlaces na colecção. Nome do parâmetro: binding).

e eu queria resolver isto de forma a nao usar os binding source.

alguem me ajuda?

o codigo que tenho é o seguinte:

Private Sub FRMOrcamPesq_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        Dim Conn As New SqlConnection(ConnStr)
        Dim SQL As String = "SELECT CBOrcam.CBOAno, CBOrcam.CBOCod, TBClientes.Nome, TBVendedores.Descr, CBOrcam.CBOData, CBOrcam.CBODtEnt, CBOrcam.CBODtAber, CBOrcam.CBOPrzEnt, CBOrcam.CBOGarantia, " & _
                 "CBOrcam.CBOValidade, CBOrcam.CBODtValidade, CBOrcam.CBOModPag, CBOrcam.CBOTransporte, CBOrcam.CBOMontagem, CBOrcam.CBODesconto, CBOrcam.CBOOrigEquip, CBOrcam.CBOObs, " & _
                 "CBOrcam.CBOAnulado FROM (CBOrcam INNER JOIN TBClientes ON CBOrcam.CBOCli = TBClientes.CCli) INNER JOIN TBVendedores ON CBOrcam.CBOVen = TBVendedores.CVen;"
        Dim Cmd As New SqlCommand(SQL, Conn)

Dim DA As New SqlDataAdapter(Cmd)
        Dim DT As New DataTable

DA.Fill(DT)
        BN.DataSource = DT

Enche_Form()

Me.FormBorderStyle = Windows.Forms.FormBorderStyle.FixedSingle
        BTMRight.Focus()

Conn.Close()
        Conn = Nothing
        Cmd = Nothing

End Sub

Sub Enche_Form()
        Me.LBLCodOrcam.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOCod", True)
        Me.LBLOrcamAno.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOAno", True)
        Me.LBLCliente.DataBindings.Add("text", Me.BN, "Nome", True)
        Me.LBLVendedor.DataBindings.Add("text", Me.BN, "Descr", True)
        Me.LBLDataEmi.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOData", True)
        Me.LBLDataEnt.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBODtEnt", True)
        Me.LBLDataAber.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBODtAber", True)
        Me.LBLDataVal.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBODtValidade", True)
        Me.LBLPrazoEnt.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOPrzEnt", True)
        Me.LBLGar.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOGarantia", True)
        Me.LBLVal.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOValidade", True)
        Me.LBLModPag.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOModPag", True)
        Me.LBLTransporte.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOTransporte", True)
        Me.LBLMontagem.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOMontagem", True)
        Me.LBLDesconto.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBODesconto", True)
        Me.LBLOrigemEquip.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOOrigEquip", True)
        Me.TXTObs.DataBindings.Add("text", Me.BN, "CBOObs", True)

End Sub

Private Sub BTMRight_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BTMRight.Click
        Me.BN.MoveNext()
    End Sub

Private Sub BTOK_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BTOK.Click
        Dim Conn As New SqlConnection(ConnStr)
        Dim SQL As String = "SELECT CBOrcam.CBOAno, CBOrcam.CBOCod, TBClientes.Nome, TBVendedores.Descr, CBOrcam.CBOData, CBOrcam.CBODtEnt, CBOrcam.CBODtAber, CBOrcam.CBOPrzEnt, CBOrcam.CBOGarantia, " & _
                 "CBOrcam.CBOValidade, CBOrcam.CBODtValidade, CBOrcam.CBOModPag, CBOrcam.CBOTransporte, CBOrcam.CBOMontagem, CBOrcam.CBODesconto, CBOrcam.CBOOrigEquip, CBOrcam.CBOObs, " & _
                 "CBOrcam.CBOAnulado FROM (CBOrcam INNER JOIN TBClientes ON CBOrcam.CBOCli = TBClientes.CCli) INNER JOIN TBVendedores ON CBOrcam.CBOVen = TBVendedores.CVen " & _
                 "WHERE CBOCod = " & TXTOrcamCod.Text & " AND CBOAno = " & TXTOrcamAno.Text
        Dim Cmd As New SqlCommand(SQL, Conn)

Dim DA As New SqlDataAdapter(Cmd)
        Dim DT As New DataTable

DA.Fill(DT)
        BN.DataSource = DT

Enche_Form()

Me.FormBorderStyle = Windows.Forms.FormBorderStyle.FixedSingle
        BTMRight.Focus()
    End Sub

Uma forma fácil de obter o que pretendes é através da classe Keyboard com o método SendKeys.

Para simular, por exemplo, a seta direita:

Dim KBD As New Devices.Keyboard
        DataGridView1.Focus()
        KBD.SendKeys("{RIGHT}")

Para enviar para a última e primeira linha, não sei (nem posso confirmar agora) se o END e HOME fazem isso nas DataGrids, mas se não fizerem lembra-te de que podes fazer algo do género:

DataGridView1.Focus()
        KBD.SendKeys("{RIGHT 5}")

O que vai fazer com que sejam simuladas 5 marteladas na seta direita.

Com um pouco de imaginação e umas subtracções consegues determinar a partir da célula seleccionada quantas ainda valtam para o fim, ou para o início.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Esse método devolve um Integer que representa o índice da linha.

O que é ideal. Repara:

DataGridView1.Rows(DataGridView1.Rows.GetLastRow(DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True

👍

Uma alternativa ao sendkeys é precisamente o jogo com índices, mas isso já envolve alguma lógica condicional para não rebentar.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

outra solução para a que me deste é esta.

'usa a tecla page down para mover para a ultima linha
        DataGridView1.Focus()
        KBD.SendKeys("{PGDN}")

'usa a tecla page up para mover para a primeira linha
        DataGridView1.Focus()
        KBD.SendKeys("{PGUP}")

o end e o home movem para a ultima linha e para a primeira linha, respectivamente.

vou agora tentar a outra solução.

esta linha de codigo de facto move para o ultimo:

DataGridView1.Rows(DataGridView1.Rows.GetLastRow(DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True

e se quizer para o primeiro tambem:

DataGridView1.Rows(DataGridView1.Rows.GetFirstRow(DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True

mas se eu quizer usar para o seguinte ou para o anterior dame erro nesta parte:

DataGridView1.Rows(DataGridView1.Rows.GetPreviousRow(DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True

o erro que dá é o seguinte:

Overload resolution failed because no accessible 'GetPreviousRow' accepts this number of arguments.

podesme ajudar?

Bolas, nem estás a tentar...

Bastava o que o método pedia.

O método precisa de receber o índice actual, para além da condição da linha:

DataGridView1.Rows(DataGridView1.Rows.GetPreviousRow(DataGridView1.CurrentRow.Index, DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True

Não se separam teclas por "+" e para além disso tens de usar os códigos de tecla correctos.

Procura no google.

Sérgio Ribeiro

solução (o meu codigo ficou assim):

Private Sub BTMFirst_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BTMFirst.Click
        DGridCab.Rows(DGridCab.Rows.GetFirstRow(DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True
        Enche_Form()
    End Sub

Private Sub BTMLeft_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BTMLeft.Click
        If DGridCab.CurrentRow.Index = 0 Then
            Exit Sub
        End If
        DGridCab.Rows(DGridCab.Rows.GetPreviousRow(DGridCab.CurrentRow.Index, DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True
        Enche_Form()
    End Sub

Private Sub BTMRight_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BTMRight.Click
        DGridCab.Rows(DGridCab.Rows.GetNextRow(DGridCab.CurrentRow.Index, DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True
        Enche_Form()
    End Sub

Private Sub BTMLast_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BTMLast.Click
        DGridCab.Rows(DGridCab.Rows.GetLastRow(DataGridViewElementStates.Visible)).Cells(0).Selected = True
        Enche_Form()
    End Sub

Private Sub BTSair1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles BTSair1.Click
        Me.DialogResult = DialogResult.OK
    End Sub