Jump to content

caminho relativo de uma pasta

Recommended Posts

Boa tarde

Ando à procura já por uma data de sites e ainda não encontrei.

Precisava de saber qual é o codigo para abrir uma pasta através de um caminho relativo.

Isto porque estou a desenvolver uma BD em access 2003 e tenho umas pastas com fotos onde vao ser carregadas para os forms, mas o meu problema vai ser quando a BD for mudada para outro pc onde as drives poderão ser diferentes.

Não sei se me fiz entender.

1 abraço

Não sei se é o que pretendes, mas aqui vai:

No Access podemos ir buscar o enderesso completo da base de dados (Ficheiro mdb) pela propriedade Name da Base de dados (Ex.: Application.CurrentDb.Name);

Se retirares o nome do ficheiro, ou seja o texto que fica depois do ultimo "\"  ficas com o directório, e a partir daí adicionas o caminho relativo para os ficheiros.

Se os ficheiros ficarem dentro da pasta ou subpastas onde está a base de dados é mais fácil.

Se ficar numa pasta anterior tens de usar "..\"

Deves então quardar o caminho relativo na base de dados,  senão obrigas a que qualquer utilizador da base de dados os tenha de colocar no mesmo directório que tu.

Dá uma olhadela a este exemplo que eu fiz em nem é preciso guardar o enderesso das imagens, e faz parte de um post aqui do forum.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

penso que é isso mesmo que precisava, mas tenho uma duvida.

Dizes no teu topico que "NUMERO é o campo com indice único"

Que campo é este? é o campo da tabela fotos? Ou seja o ID da foto?

1 abraço e muito obrigado pela excelente e simples explicação.

Dizes no teu topico que "NUMERO é o campo com indice único"

Que campo é este? é o campo da tabela fotos? Ou seja o ID da foto?

Se olhares bem para o exemplo vês que o nome do ficheiro é igual ao valor do campo Nome, mas pode ser também pelo ID.

Caso queiras uma foto por registo, o nome do ficheiro da foto não pode repetir, então deves utilizar um campo com indice unico (sem repetição).

Em caso de quereres mais de uma foto por registo, tem de ser acrescentado ao nome do ficheiro mais qualquer coisa e no código efectuar a respectiva alteração para carregar todas as fotos relacionadas. Parece complicado mas não é.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

obrigado, ainda nao olhei para o exemplo que me deste  👍 .

Já agora aproveito e faço-te outra pergunta que não sei se é possivel.

É possivel fazer uma toolbar e coloca-la no form?

Fazer a toolbar é possivel, que já fiz uma e é bastante simples mas depois fica no proprio access, mas eu queria que ficasse no proprio form.

1 abraço