Jump to content

Contar a primeira letra de cada palavra

MRMC
 Share

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Tenho em mãos um projecto em que tenho de contar a ocorrência da primeira letra de uma palavra. Por exemplo:

as palavras "portugal", "programar" iriam para a letra p, e assim sucessivamente. Tenho este programa comigo, mas faz a contagem de todas as letras, e é de uma frase que eu insiro. Ou seja, podiam-me ajudar nesses dois pontos, ou pelo menos dizerem-me onde posso encontrar resposta a isso.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()

{
int i;
char TC;
int TL = 0;  
int AA[128] = {0};  
    printf("Introduza uma linha de texto: ");
TC = getchar();					
while (TC != '\n')				
{
    TL++; 
    AA[(int)TC]++;   
    TC = getchar();
    }

printf("Tabela de Frequencia\n");
printf("----------------\n");
printf("Letra\tContador\t %% Total\n");
printf("--------------------------------\n");
printf("Todas\t%d\n",TL);
for ( i = 0; i < 127; i++)
if(AA[i]>0)							
printf("%c\t%d\t%.2f\n",i,AA[i],(float)AA[i]/TL*100);
system ("pause");

return (0);
}

Desde já, obrigado!

👍

Lês para uma string o input (fgets, p.e). Depois percorres essa string e se a posição que estás a percorrer for igual a 0 incrementas um contador na posição de um vector (como estavas a fazer no vector AA). Imagina que a posição em que estás é i, se i-1 for um espaço então incrementas no vector AA.

Atenção, isto só funciona se a frase não contiver mais de um espaço consecutivo entre as palavras.

here since 2009

Lês para uma string o input (fgets, p.e). Depois percorres essa string e se a posição que estás a percorrer for igual a 0 incrementas um contador na posição de um vector (como estavas a fazer no vector AA). Imagina que a posição em que estás é i, se i-1 for um espaço então incrementas no vector AA.

Atenção, isto só funciona se a frase não contiver mais de um espaço consecutivo entre as palavras.

Então, para declarar o ficheiro faço isto:

const char FILE_NAME[] = "text.txt";

Depois, como faço para comparar se o 'i-1' é ou não um ' '? Tenho que colocar essa comparação onde utilizo a variável i? Ou quando faço esta instrução:

AA[(int)TC]++;

👍