Jump to content

Programação dinâmica - Memoization / Knapsack

Localhost
 Share

Recommended Posts

Boas, entrei finalmente no mundo da programação dinâmica e estou a achar terrivelmente dificil de percebê-la.

Estive a ver alguns problemas e o knapsack é o que estou agora.

A minha dúvida é como usar memoization para aumentar a velocidade (recursivamente) da resolução do problema? Por favor, tenham em atenção que me estou a tentar guiar por este problema: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2008/qualificacao/probC.html

Já agora, se tiverem algumas dicas sobre programação dinâmica em geral, estou aberto a opiniões.  👍

here since 2009

Estou a tentar dificuldades em programação dinâmica na generalidade. Já entendi que para resolver um problema usando programação dinâmica tenho que resolver todos os sub-problemas e só depois basear a minha resposta para o problema original nesses sub-problemas. Não consigo é aplicar esta teoria a nenhum problema..

here since 2009

Estive algum tempo a descansar de programar, e a aproveitar o Verão, mas agora voltei ao treino 🙂

Estou no mesmo problema que me deixou preso na USACO quando parei.

Antes, estava a tentar formular uma solução de programação dinâmica, sem me preocupar com solução recursiva, mas não estava a chegar a lado nenhum.

Agora, utilizando esta ideia da memoization, apliquei a solução recursiva, e passa bastante bem no tempo.

O problema é o seguinte: No último caso, dado o grande tamanho do input, o programa chega sempre a um ponto que dá segmentation fault, supostamente por não poder alocar mais memória para a função recursiva :/

O problema é o seguinte: Dado um conjunto de primitivos (conjuntos de caracteres) e uma string, calcular o maior prefixo que se consegue fazer para a string com o conjunto de primitivos dados (pode-se utilizar todos ou não).

Já tentei optimizar ao máximo (por exemplo, em vez de usar strncmp para ver se o primitivo "cabia" naquele local da string, utilizei um ciclo for, e funcionou, já que a função avançou mais em profundidade, mas continua a dar segmentation fault, apesar de estar muito perto do fim :/).

A função recursiva é a seguinte:

void dfsm(int p) {
  int i,j,k;
  max = p>max?p:max;
  if(p == sl || M[p])
    return;
  for(i = 0; i < cP; ++i) {
    //compare
    k = 1;
    for(j = 0; j < P[i].l; ++j) {
      if(P[i].p[j] != S[p+j]) {
        k = 0;
        break; } }
    if(k)
      dfsm(p+P[i].l); }
  M[p] = 1;
  return; }

P -- array de primitivos. Cada primitivo é uma estrutura com os seguintes elementos: p (a string do primitivo, com 11 caracteres) e l (o comprimento da string do primitivo).

M -- array de memoization. Dado que quando se processava a árvore a uma certa profundidade, esta seria sempre igual, independentemente dos anteriores, basta gravar quais as posições que já foram processadas (não posso processar caracter a caracter, pois os primitivos podem ter comprimentos variáveis -- foi o que tentei fazer com DP, e não deu).

Onde li acerca de memoization, dizia para primeiro guardar os resultados numa array, e depois transformar a solução recursiva em iterativa, de forma a conseguir uma solução em DP, mas neste caso não vejo como faço isso, devido aos comprimentos variáveis dos primitivos.

Alguma ajuda? (o problema é "The Longes Prefix" da secção 2.3 da USACO).

Não consigo perceber o que estás a fazer, mas sei que tu não estás a usar memoization.

Teoricamente, a solução recursiva constroi a resposta para um valor grande em função de valores menores. Tu estás a fazer ao contrário, a começar por baixo. Tens uma mistura das duas coisas, DP e memoization.

O que fiz foi o seguinte:

Em cada "nível" (profundidade), processo uma letra da string, e vejo se essa letra e as seguintes correspondem a algum dos primitivos. Se sim, salto x letras à frente (x = comprimento do primitivo), e testo se tem algum primitivo que possa preencher essa letra e as seguintes.

Sempre que o nível em que estamos é maior que o comprimento do prefixo máximo registado, actualizamos esse máximo.

O que eu chamei de memoization foi o seguinte: como usei DFS, estaria sempre a recalcular os resultados a um determinado nível, portanto achei inútil fazer isso, e coloco numa array se esse nível já foi calculado ou não.

O problema disto é que não estou a ver como eliminar a recursividade que me está a dar problemas de memória, ou como evitar esses problemas. Alguma ideia?

Tens razão nisso ... fazia a verificação antes, ao usar o strncmp, e continuava a dar-me o mesmo problema :S

E mesmo assim, o problema não é esse de certeza, pois ao usar o gdb, verifico que ele pára na chamada da função, da seguinte forma:

Program received signal SIGSEGV, Segmentation fault.
0x00000000004006fc in dfsm (p=Cannot access memory at address 0x7fffff7feffc
) at prefix.c:23
23	void dfsm(int p) {

Através da verificação do valor de max, sei que o p mais alto verificado foi 190578.

A solução oficial é diferente, e assumo que não tenha chegado lá devido a esse segmentation fault :/

EDIT: Agora lembrei-me que me lembrei desse pormenor quando fiz o código.

S[p+j] nunca rebenta a array, pois a posição mais alta é sempre 0, logo a comparação dá erro, fazendo break aí (não pode dar igual, pois nunca verifico o 0 do primitivo)

No worst case precisas de 3.8 MB da stack, não percebo o motivo de crashar.

Muda isso para iterativo.

Também não percebo bem o motivo de crashar, e por isso queria passar para iterativo.

No entanto, não estou a ver como ultrapassar o pormenor do comprimento variável dos primitivos.

Alguma sugestão?

Cinary, estamos falar deste problema: http://olympiads.win.tue.nl/ioi/ioi96/contest/ioi96p.html ?

Se sim, a observação chave é perceber que podes repetir os primitivos, ou seja, chegado à posição P... não importa o que está para trás! Só queres saber o melhor a partir daí...

Se precisares de mais ajuda diz.

Sim, é esse o problema.

A minha solução recursiva faz uso desse facto para poupar no tempo, e funciona, só que me dá segmentation fault no maior caso da USACO (supostamente devido a rebentar a stack, o que acho estranho :/).

O problema é que não se pode ser tão literal acerca de na posição P não interessar o que está para trás.

Por exemplo:

AAB BCA

e a string:

AABCA

O resultado é três, mas se eu percorrer a string um por um, tenho de fazer um check acerca do que está para trás, para saber se posso ou não colocar o primitivo BCA na string.

No entanto, também não posso saltar para o fim desse primitivo.

Por exemplo, com o conjunto:

A AAB BCA

O resultado seria 5, e não chegaria lá se saltasse para a frente no primitivo AAB (já que assim não iria chegar ao início do BCA).

Isto é que me está a dar mais dificuldade: como tratar destes casos especiais. Recursivamente é fácil, basta colocá-los em ramos diferentes. Iterativamente é que tenho de pensar mais acerca de como fazê-lo (se calhar o meu cérebro ainda está meio adormecido das férias, mas tem de começar a aquecer xD)

Sim, é esse o problema.

A minha solução recursiva faz uso desse facto para poupar no tempo, e funciona, só que me dá segmentation fault no maior caso da USACO (supostamente devido a rebentar a stack, o que acho estranho :/).

Não tenho aqui os dados da minha conta na USACO. Que limites tem lá, já agora? Limites do tamanho do conjunto de primitivos, tamanho de cada um deles e tamanho da string "grande".

O problema é que não se pode ser tão literal acerca de na posição P não interessar o que está para trás.

Podes sim. Eu percebi o que estás a fazer, mas estás a complicar um problema "simples".

Seja best[p] o melhor prefixo que consegues fazer a partir da posição p e, como usas C++, seja 0 a posição inicial. Então, o problema que está a resolver é calcular best[0]. Agora, imagina uma solução que passa por todos os p possíveis uma única vez. Como calcular o melhor de best[p]? Se um determinado primitivo de tamanho T encaixa nessa posição (ou seja, a começar aí), então T+best[p+T] é candidato a ser o melhor possível best[p]. Nota que para calcular best[p+T], não importa o que está para trás. O que importa é perceber se chegarmos aí, qual o melhor possível.

Faço-me entender, ou queres que explica ainda com mais detalhe? 😞 Se quiseres fazer isto iterativo, qual a ordem que deves usar?

Já agora, coloquei um tutorial de PD aqui no P@P: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=36896

Espreita e vê se te pode ajudar a perceber melhor os conceitos. E sim, de certeza que nas IOI'2010 vai sair algures PD! 🙂

Bom, consegui pensar numa solução intermédia que parece que funciona xD

É o seguinte: o que me estava a dificultar as ideias era quando dois primitivos podiam ser colocados no mesmo local, e por isso usei recursividade. No entanto, a função chamava-se mesmo quando apenas um primitivo era colocado lá (esse caso resolve-se muito facilmente 😞). Então a minha solução foi a função apenas usar recursividade em casos onde seja necessário (quando mais do que um primitivo pode ser posto no mesmo local). Nos outros casos, avança recursivamente, evitando que assim a stack rebente.

Infelizmente, não consigo confirmar, pois a USACO parece estar com um problema no grader, já que me dá este erro:

> Run 1: Execution error: Your program had this runtime error:
        Illegal file open (/dev/urandom). The program ran for 0.000 CPU
        seconds before the error. It used 1912 KB of memory. 

(o problema é no grader e não no programa pois submeti programas antigos que funcionavam perfeitamente, e já mandei um mail a avisar).

Mas para os interessados, resultou nisto:

void dfsm(int p) {
  int c = 1,n,i,j,k;
  while(c) {
    n = 0;
    c = 0;
    max = p>max?p:max;
    if(p == sl || M[p])
      return;
    for(i = 0; i < cP; ++i) {
      //compare
      k = 1;
      for(j = 0; j < P[i].l; ++j) {
        if(P[i].p[j] != S[p+j]) {
          k = 0;
          break; } }
      if(k) {
        if(n)
          dfsm(p+P[i].l);
        else
          c = n = P[i].l; } }
    M[p] = 1;
    p += n; }
  return; }

Quanto aos limites:

Entre 1 e 200 primitivos, cada um com comprimento entre 1 e 10.

A string pode ter um comprimento entre 1 e 200000.

Vou pensar no que disse sobre a solução em DP, e vou ler os materiais que colocou aqui acerca disso, a ver se percebo como é que estou a complicar algo que me dizem ser muito simples xD

Obrigado pelo vosso tempo.

EDIT: Percebi agora mesmo a sua solução ... tão simples xD Estava a fazer completamente ao contrário, de forma a evitar percorrer a string toda se não for necessário.

Vou agora fazer uma solução baseada na sua explicação, a ver se compreendi mesmo bem.

A sua solução baseia-se em encontrar o melhor prefixo para a posição p, com base nos primitivos, enquanto a minha baseia-se em encontrar o ponto onde é impossível colocar mais primitivos, a partir do início da string, daí eu estar a complicar o problema.

EDIT: Percebi agora mesmo a sua solução ... tão simples xD Estava a fazer completamente ao contrário, de forma a evitar percorrer a string toda se não for necessário.

Vou agora fazer uma solução baseada na sua explicação, a ver se compreendi mesmo bem.

Também podes evitar percorrer a string toda se fizeres pela ordem "normal" com memoization, ou seja, só calcular as posições onde é possível chegar lá. Mas o essencial é perceberes como lidar com o que te estava a criar dificuldades (vários primitivos que encaixam no mesmo sítio).

Em todo o caso, se os testes estiverem bem feitos, haverá um caso onde realmente tens de percorrer a string "toda" 😞