Jump to content

Login - Hide/Show

RJ90
 Share

Recommended Posts

Boas!

Bem, estou aqui a brincar um pouco e deparo-me aqui com um problema.

Eu quero fazer o seguinte: A aplicação tem uma primeira janela, login, através dela, será permitido o acesso as restantes janelas. O problema é, após login com sucesso, a janela de login, deve ser escondida (hide) e aparecer a seguinte janela.

Código para que isso aconteça:

this.Hide();
            Form2 form2 = new Form2();
            form2.Show();

Agora, na janela seguinte, o utilizador, tem um botão caso deseje terminar a aplicação, em que deve ser encaminhado para a janela de login.

Código para que isso aconteça:

this.Close();
            Form1 form1 = new Form1();
            form1.Show();

O problema disto, é que se fechar depois a janela do login, o processo continua activo e não deve.

Alguém me pode ajudar?

O problema disto, é que se fechar depois a janela do login, o processo continua activo e não deve.

O processo continua activo porque a primeira janela de login que aparece ainda está "viva". Quando fazes this.Hide() no primeiro segmento não estás a matar a janela, estás apenas a escondê-la. Se fizeres this.Close() (passando a instrução para o fim) já deverá funcionar.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

O processo continua activo porque a primeira janela de login que aparece ainda está "viva". Quando fazes this.Hide() no primeiro segmento não estás a matar a janela, estás apenas a escondê-la. Se fizeres this.Close() (passando a instrução para o fim) já deverá funcionar.

Sim, eu sei, mas se usar o this.Close() no form1, toda a aplicação irá fechar, ou seja, ao iniciar, no login, a aplicação será fechada, pois a form1 é que "dita o encerramento da aplicação".

Se fizeres this.Close() (passando a instrução para o fim) já deverá funcionar.

Será isso a resolução para o que disse? É que não entendi muito bem essa parte. Quer dizer, entender, até entendi, mas não sei como aplicar.

Sim, eu sei, mas se usar o this.Close() no form1, toda a aplicação irá fechar, ou seja, ao iniciar, no login, a aplicação será fechada, pois a form1 é que "dita o encerramento da aplicação".

Será isso a resolução para o que disse? É que não entendi muito bem essa parte. Quer dizer, entender, até entendi, mas não sei como aplicar.

O this.Close() tem que ser depois do form1.Show(); senão, a aplicação fecha e não executa o resto das instruções (que incluem a abertura do novo form, que manterá a aplicação "viva").

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

nmwj0z2tpg3dv8qedsx.png

Código de 1:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            Form2 form2 = new Form2();
            form2.Show();
            this.Hide();
        }

PS: Não posso usar this.Close, pois fará a aplicação fechar.

Código de 2:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            //this.Close(); Errado!
            Application.Exit(); //Correcto!
        }

EDIT: Bem, se usar Application.Exit(); o processo é terminado. Agora, existe outro problema, é no controlBox, se o utilizador sair através do controlBox, o processo continua activo. Se retiro o controlBox, o icon da janela também é retirado. Como posso dar a volta a isso?

EDIT: Já consegui. Fiz assim, criei o Event FormClosed e meti lá o método Application.Exit();

Fica assim:

private void Form1_FormClosed(object sender, FormClosedEventArgs e)
        {
            Application.Exit();  
        }

x48ww0mszp6yw0l3j09v.png

private void sairToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            Form1 form1 = new Form1();
            form1.Show();
            this.Close();
        }

Em Program.cs

[sTAThread]
        static void Main()
        {
            Application.EnableVisualStyles();
            Application.SetCompatibleTextRenderingDefault(false);
            Application.Run(new Form1());