Jump to content

vetores em linguagem c

CHAMPION87
 Share

Recommended Posts

ola pexoal..

estou com um grave problema, tenho um trabalho importante para a faculdade para entregar e como tenho muita dificuldade em c (visto que nunca tive aulas so agora) venho recorrer a estas almas caridosas para me ajudarem um pouco..

O problema e o seguinte: tenho de criar um codigo com vetor que o output seja uma rotação para a direita desse mesmo vetor.. exemplo introduzo os valores [7, -1, 20, 5, 11] e o output tem de ser [11, 7, -1, 20, 5].

nota: nao é uma inversao mas sim pegar no ultimo numero e passar para o inicio.

agradeço muito a quem me possa ajudar. ABRAÇO

n elementos. mas essa parte nao e importante que eu consigo resolver. o output e pedir o numero de elementos ao utilizador inserir os elementos e depois fazer a tal rotaçao a direita dos mesmos como ta no exemplo.. a primeira parte consigo fazer mas a parte da rotação e que nao faço a minima ideia

Se nao souberes podes fazer uma incrementação do estilo:

i=0
while(vector[i++]);
ultimo= i-1;

//e dps aplicas o que disse na resposta anterior

variavelAuxiliar= vector[0]; //posição 0 é a primeira do vector
vector[0]= vector[ultimo];
vecto[ultimo]= variavelAuxiliar;

😛 Ve se funciona como queres, se não, posta o código que já tens para poder ajudar melhor  😉

i=0;
while (i<n) // como são n elementos
{
   varAux= vector[i+1];   //guarda o valor da posicao seguinte
   vector[i+1]= vector[ i] ;    //<-- faltava o [ i ]  --- actualiza a posição seguinte com o valor da anterior
   i++;   //incrementa o calor de i
}
vector[0]= varAux; 

peço desculpa mas nao entendi eu tou mesmo nos inicios de c.... eu tentei tirar alguma coisa do meu prof e ele disse que tinha de utilizar dois vetores um inicial inserido pelo utilizador e o outro para guardar o resultado e eu fiquei na mesma... portanto sw

e nao fosse pedir t muito podias ensinarme isso de uma maneira mais simples, ou esta e a maneira mais facil de explicar? e que eu nunca vi isso TAS A FAZER SO COM UM VETOR CERTO?

ok, um pensamento com 2 vectores estaria correcto, mas talves nao o mais correcto, pois a ideia do professor era:

(chamando VecInicial e VecFinal, o VecInicial é o que vai ser inserido pelo utilizador e o VecFinal o que vai ficar após a alteração)

- primeiro inseria-se o VecInicial[posicao_final] em VecFinal[0].

- em seguida inseria-se os restantes elementos por ordem.

no entanto é escusado teres 2 vectores se consegues resolver o assunto com uma variavel auxiliar, mas em seguida mostro o código correspondente com 2 vectores:

i=1
while(i<=n)
{
   VecFinal[i]=VecInicial[i-1]; //aqui insiro todos os valores do vector inicial no final com a excepção do ultimo
   i++;
}
VecFinal[0]=VecInicial[n]; // aqui se insere então o ultimo elemento do vector inicial no inicio do vector final

Deu para entender?

infelizmente não tnh como testar aqui.

Só uma dica: codepad.org

É excelente.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

tags code para inserir código.

Sou novato aqui, nem sabia que existia, thx pelas dicas.

não dês o código de caras, dá uma oportunidade para o OP tentar resolver com as ajudas que dás.

hmm, realmente é uma boa ideia,

se deres um peixe a uma pessoa, ela tem comida para uma refeição

se ensinares a pescar, ela terá comida para toda vida!!!

😁

codepad.org

Vou ver o que é xD

este e o codigo que consegui fazer com a ajuda deste forum, mas nao ta a funcionar correctamente

"

O problema e o seguinte: tenho de criar um codigo com vetor que o output seja uma rotação para a direita desse mesmo vetor.. exemplo introduzo os valores [7, -1, 20, 5, 11] e o output tem de ser [11, 7, -1, 20, 5].

nota: nao é uma inversao mas sim pegar no ultimo numero e passar para o inicio.

agradeço muito a quem me possa ajudar. ABRAÇO

"

este e codigo que consegui fazer nas aos poucos mas nao ta a funcionar... pois no fim deve imprimir o vetor que introduzimos e também o vetor com a rotaçao a direita

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

main(){
int n;
printf("introduz numero de elementos vetor: ");
scanf("%d",&n);
int vetor[n], i, vecfinal[n];

for(i=1;i<n+1;i++){
printf("Elemento %d ->", i);
scanf("%d", &vetor[i]);
}

i=1;