Jump to content

Apos Leitura de Binario

sustohouse
 Share

Recommended Posts

Ora viva malta,

Estou aqui com um problema e não consigo avançar.

O desafio é ler um ficheiro binário com a devida estrutura,os dados estão ordenados alfabeticamente. até aqui tudo bem.

Após a leitura caso o nome (string) se repita mais que uma vez seguida preencho o devido nome num array de strings dinamico.

while(fread(&a,sizeof(a),1,f)==1)

a.nome

com este ciclo foi lento as strings.

Não estou mesmo a ver uma maneira de ir verificando se o nome se repete logo de seguida. Já tentei com uma variável auxiliar, não me safei :S

Podem ajudar sff?

Obrigado

Eu estou a entender o raciocínio, eu próprio o tive, mas já andei e andei de volta disto e não consegui :S

Não me pode exemplificar em meras linhas um exemplo?

Acho que estou a horas para uma coisa simples, mas estagnou mesmo  😛

Obrigado

Isto são ex de exames de uma cadeira de programação da faculdade, como tal só pede para elaborar a função.

Estou a fazer em papel, já tive mais código no while, mas acabei por já apagar tudo.

struct lev {
     char nome[100];
     int montante;
}

int levantamentos( char *nome, int *contador)
{
struct lev a;
char tabela[][100],aux[100];

FILE *f;
f=open(nome,"rb")
   //falta verificar se nao le

{

}
}

O que fazias dentro desse while era algo como o seguinte:

while(...) {
  for(k=0;k<i;k++) {
    if(!strcmp(...)) {
      //...
    } 
  }
  i++;
}

A variável i, é a posição em que se encontra a última estrutura no array de estruturas.

here since 2009

Não entendi o i  :wallbash:

Através do while vou lendo todos os clientes da ficheiro binário. O valor guardo numa variável auxiliar para depois comparar? Já andei algum tempo com a variável auxiliar mas sem grandes resultado.

Obrigado pela ajuda.

A minha ideia segue a linha da ideia do TheDark, que é a mais óbvia.

Imagina que começas a ler a 1ª estrutura, ora bem, para saberes se alguma estrutura se repete até tens de ter uma variável que te indica qual a posição da estrutura que acabaste de ler, senão não sabias até que estrutura comparar, ou seja, aquele i faz-te isso mesmo mas vamos simular a situação para ver se percebes melhor a ideia:

Leitura 1: i = 0, for(k=0;k<i;k++), visto que k já é igual a 0 a condição confirma-se e ele sai logo do loop.

Leitura 2: i = 1, for(k=0;k<i;k++), k é igual a 0, então ele tem de percorrer até 1 para k ser igual a 1, por cada estrutura que percorre ele compara a estrutura em que estás (estrutura na posição i) com a que estás a percorrer actualmente (estrutura na posição k)

Leitura 3: i = 2, for(k=0;k<i;k++), mesmo processo.

Fazes isto até acabares de ler tudo.

Resumindo, a ideia é, ler uma estrutura e guardar na posição i, depois comparar todas as estruturas de 0 até i-1, se existir algo igual desde 0 até i quebras o loop e tiras as conclusões que queres: if(!strcmp(nome[k],nome)).

here since 2009

Ah, nem reparei que ele não tinha declarado como um vector de estruturas. Então tem duas opções: declarar um vector de estruturas, ir lendo para a posição i desse vector e depois fazer o que eu disse no meu último post ou também pode ir guardando o nome numa string e depois ir comparando, e vendo agora o problema novamente penso que é isso que ele quer fazer com aquela variável aux.

Então vou agora dar um exemplo de fazer isso:

while(...) {
  if(!strcmp(a.nome,aux)) printf("Existe em duplicado\n");
  strcpy(aux,a.nome);
}

Lembrei-me agora também que ele tem de guardar as repetidas numa matriz dinâmica, o que não está a acontecer, ele está a declarar apenas uma matriz estática chamada tabela. Mas isso pode ser um problema a ser discutido mais para a frente no tópico..

here since 2009

Obrigado 😛

A ideia da variavel auxiliar não se enquadra totalmente, pois no enunciado diz claramente para apresentar as pessoas que se repetem mais que uma vez, por isso faz sentido usar o novo ciclio após o while de leitura.

Vou ler umas vezes sobre o que foi escrito e tentar desenvolver, já retorno.

Então não te esqueças de usar vectores de estruturas, além de que também podias determinar o número de vezes com a variável auxiliar, e com menos memória. Tens duas opções, ambas são válidas, a escolha é tua, do programador.  😛

here since 2009

Até agora tenho isto entao

struct lev {
     char nome[100];
     int montante;
}

int levantamentos( char *nome, int *contador)
{
struct lev a,vector[];
char tabela[][100],aux[100];
int i=0;

FILE *f;
f=open(nome,"rb")
   //falta verificar se nao le

{
     vector[i]=a;
     for(k=0;k<i;k++)
     {
        if(strcmp(vector[i].nome,a.nome))
        {
           tabela=malloc(sizeof(a.nome));
           //tenho duvidas na colocação do valor neste tipo de array com alocação dinamica
        }
     }
  i++;
}
}

Penso que já entendi a vossa ideia de resolver o problema. No inicio quando comecei a implementar também andei a fazer o jogo com o i=0, saltava sendo a primeira vez a ler.

Agradecia ajuda neste ex. Obrigado  😛