Jump to content

Dúvida com leitura de tabela a partir de um ficheiro

tmoreira88
 Share

Recommended Posts

Boas, sou novo aqui no fórum e tenho uma dúvida em relação ao já descrito no título do tópico (desde já peço desculpa se for repost mas eu fiz procurar e não encontrei nada)

o que se passa é o seguinte, tenho um trabalho para fazer no qual eu tenho que ir procurar um valor a uma tabela num ficheiro .txt e armazená-lo numa outra variável.

Deixo o meu problema então:

TabelaC.txt:

Cilindrada (cm3) Taxa única

De 180cm3 até 750cm3 51,30 €

Mais de 750cm3 102,50 €

Queria que dado o valor da cilindrada inserido pelo utilizador, o programa vá procurar em que "limites" se insere na tabela e de seguida guarde o valor da taxa única numa outra variável.

if(stricmp(carro.tipo, "ligeiro") != 0){
	if(carro.cilindrada < 180)
		imposto.imposto_calculado = 0;
	else
		if(carro.cilindrada <= 750 || carro.cilindrada >= 180){
                                                           (...)
}			

Queria saber o que tenho que meter neste if portanto... :wallbash:

Obrigado e Cumprimentos.

Tu tens uma série de limites num ficheiro, e queres pedir ao utilizador que te dê uma cilindrada e identificar a taxa correspondente, certo?

Bom, primeiro aconselho-te a criares uma estrutura que te permita guardar as cilindradas e correspondentes taxas. Algo como:

typedef struct {
    double minima;
    double maxima;
    double taxa;
} Cilindrada;

Podes usar funções como o fgets() para leres do ficheiro, e a sscanf para extraíres os números. Depois, terás que ir guardando cada elemento. Se sabes quantos serão, podes usar um array simples, se não, talvez o melhor seja usares uma lista ligada.

Depois de teres essa lista/array com as cilindradas, basta pedires o nº ao utilizador e com um ciclo verificar cada elemento para ver se o número está dentro desse mínimo e máximo. Se estiver, já tens a taxa correspondente.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Tens de fazer o parsing do ficheiro e guardar os valores de referência numa estrutura que a que o IceBrain indicou. Depois terias de aceder à estrutura para encontrar o valor que precisas. Basicamente, é a solução do IceBrain, agora tens é de fazer o código.

Olá mais uma vez... 😛

ora, eu fiz o seguinte...pus:

if(stricmp(carro.tipo, "ligeiro") != 0){
	if(carro.cilindrada < 180)
		imposto.imposto_calculado = 0;
	else
		if(carro.cilindrada <= 750 || carro.cilindrada >= 180){
			fgets(ch_c,83, fp3);
			printf("%s\n", ch_c);
		}
}

o printf é apenas para controlar o que se encontra na string ch_c e nada tem a ver com o programa  😄

agora o novo problema...o fgets apenas armazena a primeira linha da tabela C (já postada mais acima) e não consigo fazer com que guarde tudo até ao fim do ficheiro...  ?

obrigado pelas ajudas anteriores.. 🙂 e pelas seguintes também se possível 😄

Boa tarde,

eu fiz o seguinte:

while(n<2){		
			fgets(ch_c,30,fp3);
			n++;
			}
			sscanf(ch_c ,"%f", &imposto.imposto_calculado);
			printf("%s\n%f", ch_c, imposto.imposto_calculado);

mas ao fazer o printf do imposto.imposto_calculado aparece um número  -107374.00000 quando deveria aparecer o valor da taxa (51.30 ou 102.5)

alguma ajuda?? :wallbash: