Jump to content

Exercício encontrar palavras - Ponteiros e arrays

David Rego
 Share

Recommended Posts

Boa tarde, estou com uma dúvida num exercício.

O exercício é este:

Considere que pretende resolver um quebra-cabeças que surgiu no seu jornal. Existe um rectângulo, com um determinado número de linhas e um determinado número de colunas, preenchido com caracteres alfabéticos em cada uma das suas posições. Na figura pode ver um exemplo para um quebra cabeças com 5 linhas e 6 colunas.

e  b a u  l q

l  e r  r  s s

u w u q g r

a a  l  l  u a

p m h u d j

Desenvolva uma função que procure todas as ocorrências de uma determinada palavra no quebra cabeças. A palavra pode ocorrer numa linha ou numa coluna. De cada vez que a função encontrar uma ocorrência da palavra deve escrever no monitor o número da linha e da coluna em que a palavra tem início. Considerando o exemplo da figura, se a palavra a pesquisar for lua a função deveria escrever:

A palavra lua surge:

- Ao longo da coluna 0 com inicio na linha 1

- Ao longo da linha 3 com inicio na coluna 3

A função recebe como argumentos o endereço inicial da matriz de caracteres, as suas dimensões (n.º de linhas e de colunas) e um ponteiro para a palavra a pesquisar.

Alguém sabe como resolver isto?

Já tens alguma coisa feita?

É algo relativamente trivial se usares as função certas. Uma função que te pode dar muito jeito neste caso é a strstr() que dada uma string S e uma substring P te indica se P existe em S.

A partir daqui era só percorreres cada linha (em que as string já estão formadas) e cada coluna e ir originando strings, quando tivesses a string originada utilizavas esta função.

here since 2009

Boas

Pelo que eu estou a perceber desse enunciado a maneira mais fácil de fazeres isso é usares dois ciclos (um para linha outro para colunas) e comparares carácter a carácter. Desaconselho-te o strstr() porque tinhas de concatenar as strings primeiro.

Se continuares com duvidas diz

Cumps

Tenho uma dúvida que é:

Peço ao utilizador uma palavra para ver se existe no quebra-cabeças e guardo-a num arreio de caracteres. como faço para depois ir buscar cada caracter da palavra para comparar com cada letra do quebra-cabeças?

Boas

Pelo que eu estou a perceber desse enunciado a maneira mais fácil de fazeres isso é usares dois ciclos (um para linha outro para colunas) e comparares carácter a carácter. Desaconselho-te o strstr() porque tinhas de concatenar as strings primeiro.

Se continuares com duvidas diz

Cumps

Não percebi porque é que desaconselhaste a função strstr. Não precisa de concatenar nada. Basta percorrer cada elemento de cada coluna e ir adicionando a uma string, no final, basta usar esta função e voilá..

// linhas
for(k=0;k<n;k++) // strstr()

// colunas
for(k=0;k<n;k++) {
  for(i=0;i<n;i++) string[i]=table[k][i];
  string[i]='\0'; // não esquecer
  // strstr()
}

Acho que não pode ser mais simples que isto.  😕

Tenho uma dúvida que é:

Peço ao utilizador uma palavra para ver se existe no quebra-cabeças e guardo-a num arreio de caracteres. como faço para depois ir buscar cada caracter da palavra para comparar com cada letra do quebra-cabeças?

Usas a função strcmp.

here since 2009

Eu desaconselhei a strstr() porque ele tem que dar a coordenada da matriz onde começa a palavra e além disso o que tu estás a juntar as letras para uma string eu chamo concatenar.

Para mim fazia algo deste género:

-Passar todas as linhas da matriz e comparar em cada uma letra a letra para ver se as palavras existem

-O mesmo para as colunas

Tentava não usar funcões da string.h para conseguires imprimir facilmente o ponto de inicio da string.

Cumps.

Para não ser um grande spoiler vou só postar uma parte do código, a outra parte é exactamente a mesma coisa mas para as colunas.

for(k=0;k<5;k++) {
  fgets(str,10,stdin);
  pt=strstr(str,"lua");
  if(pt!=NULL) printf("Linha: %i, Coluna: %i\n",k,pt-str);
}

Output (com o mesmo input dado pelo autor do tópico):

localh0st@localh0st-laptop:~/Desktop$ ./a.out < test.in

Linha: 3, Coluna: 3

here since 2009