Jump to content

Projecto de Proprietarios e estabelecimentos

HugoSilva
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, precisava de ajuda numa questão que me está a dar a volta á cabeça.

Estou a criar um programa onde existem os proprietarios e os estabelecimentos correspondentes, agora imaginem tenho um proprietario e quero adicionar lhe varios estabelecimentos, mas não sei uma maneira correcta e eficaz de o fazer. Aguardo respostas.

Obrigado

Cumpz

Depende de como estás a inserir os dados, mas tipicamente, jogas com as relações, assumindo que usas uma base de dados:

Proprietario(idProprietario, nome, ....)

Estabelecimento(idEstabelecimento, nome, localização, ..., proprietario)

Em que o campo "proprietario" da tabela Estabelecimento é a chave estrangeira da tabela Proprietario, campo idProprietario. Desta forma, cada estabelecimento tem o seu proprietário, e 1 proprietário pode ter vários estabelecimentos.

Parar obter os estabelecimentos de um proprietário, assumindo que usas SQL, e sabendo o id do proprietário, é tão simples como:

idProprietario = 5

SELECT * FROM Estabelecimento WHERE prorietario = 5

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

penso que uma forma seria criares uma terceira tabela onde relacionas as chaves idProprietario e idEstabelecimento, respectivamente das duas tabelas iniciais.

Algo do género ProprietarioEstabelecimento(idPropEst, idProprietario, idEstablecimento)

As outras duas tabelas terão apenas propriedades, características, dos dados a que dizem respeito, ou seja:

Proprietario(idProprietario, nome, ....)

Estabelecimento(idEstabelecimento, nome, localização, ...)

Isso se a relação de proprietários com os estabelecimentos for de muitos para muitos. Caso contrário, não há necessidade, pode-se colocar na mesma tabela, em princípio não tem problemas.

Eu também não cheguei a entender bem o tipo de relação, mas até faz sentido que um estabelecimento possa ter vários proprietários (sócios, parcerias, etc.)

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

caso a relação entre as tabelas seja de muitos para muitos (um proprietario pode ter varios estabelecimentos, e um estabelecimento pode ter varios proprietarios), entao tens que criar 3 tabelas, a dos proprietarios a dos estabelecimentos e a de relaçao entre as duas.

caso a relação entre as tabelas seja de um para muitos(um proprietario pode ter varios estabelecimentos e um estabelecimento pode ter so um proprietario), acho que é isto que queres,, então so tens que ter duas tabelas, a dos proprietarios e a dos estabelecimentos, e na dos estabelecimentos temns um campo de proprietario que preenches com a chave do respectivo proprietario.

Espero ter ajudado.

Cump'z

JM