Jump to content

Conversao

bonucci
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, não sei bem onde por este topico mas de certo conseguem-me esclarecer a minha duvida, eu ate poderia fazer automaticamente por  uma calculadora online, mas terei qeu saber fazer as contas, bem a minha duvida é o seguinte, eu precisava de saber como fazer as contas de converter bytes para megabytes ou de bytes para gigabytes, alguem me poderá dar a formula simples para o fazer

Boas pessoal, não sei bem onde por este topico mas de certo conseguem-me esclarecer a minha duvida, eu ate poderia fazer automaticamente por  uma calculadora online, mas terei qeu saber fazer as contas, bem a minha duvida é o seguinte, eu precisava de saber como fazer as contas de converter bytes para megabytes ou de bytes para gigabytes, alguem me poderá dar a formula simples para o fazer

Cada ordem de grandeza é um múltiplo de 210 ou 1024.

Ex.: 1 GB -> 1.024 MB -> 1.048.576 kB -> 1.073.741.824 B

Cuidado com estas contas quando se aplicarem aos discos! Historicamente, os discos tem a sua capacidade indicada num sistema de base 10, onde 1 GB -> 1.000 MB e por aí fora; depois é preciso pegar nos bytes e dividir por 1024 sucessivamente até se chegar à capacidade real.

500 GB -> 500.000.000.000 B -> 465,66 GB (e depois ainda é preciso retirar o que a partição e formatação dos discos reserva, mas isso é outra conversa).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Para lidar com a confusão foram criados novos nomes para as bases 210:

1024 bytes = 1 kibibyte

1024 KiB = 1 mebibyte

1024 MiB = 1 gibibyte

1024 GiB = 1 tebibyte

etc.

Mas há pouca gente que os use, pelo menos por enquanto, apesar de ter sido adoptado, entre outros institutos, pelo Comité Europeu para a Normalização Eletrotécnica (CENELEC).

Eu ainda estou habituado às versões antigas ?

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps