Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá

Necessitava de seleccionar uma linha na DataGridView1, mas depois de várias pesquisas não encontro a solução.

Se eu utilizar este código  DataGridView1.CurrentCell = DataGridView1.Item(1, 4) vai apontar para a linha 4 e só foca a célula.

Eu pretendo é seleccionar  a linha completa e que fique não como seleccionada mas sim como CurrentRow.

Pretendo utilizar isto para que depois de fazer o refresh à DataGridView1 esta se posicione na mesma linha em que estava.

Cumprimentos

Posted

não sei se é isto que pretendes mas para sempre que clicares numa célula, ficar seleccionado a respectiva linha completa, tens uma propriedade da DataGridView que se chama selectionMode. E ai escolhes a opção FullRowSelect

Posted

não sei se é isto que pretendes mas para sempre que clicares numa célula, ficar seleccionado a respectiva linha completa, tens uma propriedade da DataGridView que se chama selectionMode. E ai escolhes a opção FullRowSelect

O que eu pretendo é mesmo seleccional uma linha por código  e que fique como default row.

Cumprimentos

Posted

Mas queres que, sempre que haja um click numa célula, automaticamente seleccione toda a linha, ou uma em especifico?

Por exemplo, quando faço um INSERT por código, o Datagrid vai colocar o focus na primeira linha, ou seja a primeira linha passa a ser a CurrentRow. Se eu guardar a posição onde estava o cursor do DataGrid antes do insert, posso no final do insert posicionar-me na mesma linha que estava antes.

Se eu utilizar

DataGridView1.CurrentCell = DataGridView1.Rows(linha).Cells(coluna)

, só me vai seleccionar a célula. Deve haver alguma forma de eu indicar uma linha para posicionar o cursor.

Cumprimentos

Posted

Depois de várias tentativas e pegando no código das vossas sempre preciosas ajudas, saíu isto que funciona. No entanto não sei se há outra forma mais simples de o fazer?

Dim Pos As Integer 'Posição destino

'Guarda a linha actual onde me encontro
        Pos = DataGridView1.CurrentRow.Index

'Aqui escrevo o meu código de Update ou Insert da tabela. (este códifo faz com que o cursor se posicione sempre no topo do datagridview)

'Envia o cursor da tabela para a posição guardada
        DataGridView1.SelectionMode = DataGridViewSelectionMode.FullRowSelect
        DataGridView1.CurrentCell = DataGridView1.Item(0, Pos)
Posted

Para fazeres numa só linha contando que tens previamente a propriedade SelectionMode = FullRow

DataGridView1.CurrentCell = DataGridView1.Item(0, DataGridView1.Rows.GetLastRow(DataGridViewElementStates.Visible))

Knowledge to the masses

• 14 years later...
Posted

Você pode configurar o FullRowSelect nas propriedades do grid de forma permanente ao invés de definir todas as vezes pelo código.

Você pode usar o comando Grid.Rows(indice).Selected = True também para definir a linha como secionada.

Se desejar pode selecionar mais de uma ou então utilize o comendo Grid.ClearSelection() antes de selecionar para garantir que apenas uma será selecionada.