Jump to content

Comunicação com servidor - Sugestões

scorch
 Share

Recommended Posts

Eu estou a fazer uma aplicação simples, mas que necessita de comunicar com o servidor. Só que eu queria que os ficheiros (em PHP) apenas executassem se fosse um request vindo da aplicação, para que os utilizadores não pudessem aceder através de um browser e "falsificar" os dados. O problema é que acho que isto não é possível. O que é que sugerem para esta situação? :dontgetit:

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Bem, a solução mais óbvia parece-me ser passar uma cadeia de dados qualquer no cabeçalho que seja conhecida apenas por as duas partes, mas qualquer ferramenta como o fiddler te dá a volta à coisa.

Passar uma cadeia no cabeçalho, mas ir variando periódicamente já era mais qualquer coisa.

Terias era de arranjar um sistema para ir variando a cadeia... Variar a cada request é que era ideal.

Achas que podes detalhar mais a coisa? Quem sabe se não inspira.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Por exemplo. Eu faço um request a uma página web PHP e passo os dados por QueryString, para por exemplo, dizer qual foi o utilizador que ganhou um jogo e com x tempo. Ora, se o utilizador fizer o request pelo browser, consegue enganar a aplicação.

Assinar o cabeçalho continua a ser o que mais me faz sentido, para uma solução rápida.

Desencoraja os que se lembrarem de "snifar" o request para o espetar num browser e entretanto pode te dar "arcabouço" para uma solução mais robusta.

Enfim, ambiente web não é o meu "cup of tea".

Há-de haver quem tenha outro método/ideia 🙂

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

O problema é que os cálculos que a aplicação supostamente teria de fazer, seriam possíveis de replicar com outra aplicação, e assim voltava-mos ao mesmo.  🙂

Ora, se vais pensar assim, mais vale dares o URL a piscar.

Nada é seguro enquanto for o próprio homem a preparar a lógica da segurança.

Como contactos alienígenas não têm estado em altas ultimamente, arranja um sistema teu que vais melhorando à medida que as "breaches" forem soando.

Nada é perfeito 🙂

Sérgio Ribeiro

Eu estou a fazer uma aplicação simples, mas que necessita de comunicar com o servidor. Só que eu queria que os ficheiros (em PHP) apenas executassem se fosse um request vindo da aplicação, para que os utilizadores não pudessem aceder através de um browser e "falsificar" os dados. O problema é que acho que isto não é possível. O que é que sugerem para esta situação? :dontgetit:

Os ficheiros de PHP vão estar alojados num servidor FTP ? Se sim, podes muito bem fazer o que pretendes (se bem percebi a "coisa" 😄 )

Como default, o ficheiro que pretendes que haja um request vindo da aplicação, não está no servidor. Quando precisares dele, então, pela aplicação, envias-o para o servidor FTP, estando operacional.

Queres desactivar o ficheiro via aplicação? Também é fácil.

Eu não vou estar a mexer nos ficheiros que vão estar no servidor, porque poderão estar várias aplicações a aceder ao servidor ao mesmo tempo. 😄

Realmente estás ai com um certo problema. Queres confiar numa aplicação que entregas ao impostor... Queres autenticar uma aplicação e para isso ela tem de saber um segredo, mas se entregas a aplicação também entregas o segredo.

É uma questão de andar às voltas a ver qual a forma de dar mais trabalho ao impostor até descobrir o segredo lol 

Tu queres mesmo que seja a tua aplicação a aceder ao servidor e não outra, não é? Mas e se não tiver de ser assim? E se arranjares forma de não te importares que não seja a tua aplicação a aceder ao servidor? Basta que essa aplicação cumpra as regras, supervisionadas pelo servidor e que a tua aplicação vai respeitar! Isso é possível? Eu não sei o que estás a fazer mas sei lá.... nalguns casos é possível.

Não, pois por exemplo, o objectivo é enviar o tempo que uma pessoa demorou a fazer x coisas, e quanto menos tempo, obviamente, melhor. Sendo assim, no servidor ele não pode validar se o tempo está correcto, pelo que a pessoa vai puder enviar ela o tempo que quiser.

Aplicando a sugestão do ribeiro, se os dados não são confidenciais, podes passá-los no URL por GET, junto com uma síntese segura, por exemplo, em MD5. Essa síntese é calculada através da pontuação, junto com salt, por exemplo:

Pontuação: 1500

Jogador: Scorch

Salt: jogaoDoScorch (este salt é o teu segredo partilhado entre aplicação e servidor)

Síntese: md5('Scorch1500jogaoDoScorch') = 9205d4fd3d0ac8286be336c6a12194a6

Exemplo do request: /submitScore.php?score=1500&player=Scorch&confirmhash=9205d4fd3d0ac8286be336c6a12194a6

Do lado do servidor, tudo o que tens a fazer é o seguinte:

- Juntar todas as informações de modo análogo ao processo de cálculo da síntese

- Calcular a síntese

- Se a síntese enviada não existir ou não corresponder

-- echo "you cheater 😄 "

- senão

-- regista a pontuação

Para isto, tens de ter em conta as diferenças do cálculo da síntese entre o PHP e o VB.net. Existem tutoriais para VB.net de como gerar sínteses seguras com recurso a uma chave (HMAC), mas não são esses que te interessam, pois a cada chave diferente, o resultado também é diferente, para o mesmo conteúdo.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Não creio que seja assim tão fácil. Mas tudo depende da robustez e da forma como geras o hash. Por exemplo, se o atacante souber a ordem dos elementos, ele sabe que o salt está no fim, e é por aí que vai atacar.

Mas se isso vai ser opensource, então não te deves basear num salt/segredo (até porque não vai ser segredo...). O ideal seria usar criptografia assimétrica, em que distribuías a chave pública com o teu programa (que cifrava os dados), e o teu servidor tinha a chave privada, com a qual decifrava os dados.

Agora, não faço a menor ideia se isso é exequível no teu caso, porque usas duas tecnologias diferentes (PHP, e VB.net).

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Agora que vejo, nem isso te vai servir. Como tu vais distribuir o código, qualquer um consegue fazer um cliente alterado, e por exemplo, cifrar uma mensagem, com scores exorbitantes: basta ter a chave,e o teu algoritmo.

Sinceramente, neste caso não vejo solução, também fico à espera de mais dicas/sugestões.

Ai isso é para ser source code? Então mais vale estares quieto lol...

Basta ir ao código trocar a linha em que envias para o servidor o tempo registado, e colocar o valor baixinho....

Se queres apenas que a mensagem não vá em claro para o servidor, então cifra, mas não vejo a vantagem de estar a meter cifra assimétrica...

Isso era bom se não quisesses que alguma vez na vida fosse decifrado o conteúdo da mensagem enviada para o servidor, mas isso não é crucial, o teu problema não é de privacidade, é de autenticação. Se usares chave simétrica é praticamente a mesma coisa.

Quem se der ao trabalho de ir ao código ver a cifra simétrica, decifrar uma mensagem, construir outra falsa, cifra-la e envia-la; também se dá ao trabalho de ir ao código ver como é construída a mensagem, construir uma falsa, encontrar a chave pública no código, cifrar a mensagem, e envia-la..............

Também vou ficar à espera duma solução genial 😕