Jump to content

Custom MessageBox [RESOLVIDO]

pmaster
 Share

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Tenho o seguinte problema:

Eu queria criar a minha própria messagebox, então decidi criar um usercontrol. Até aqui tudo bem, mas eu preciso que este usercontrol tenha as mesmas funcionalidades que a messagebox nativa, que retorne na form onde foi chamada o valor de sim ou não.

Então para fazer esta funcionalidade tentei herdar a minha messagebox da messagebox nativa.

Inherits MessageBox

Mas imediatamente obtenho este erro:

"Base class 'System.Windows.Forms.MessageBox' specified for class 'Minha_msgbox' cannot be different from the base class 'System.Windows.Forms.UserControl' of one of its other partial types."

Alguém me pode dar alguma dica ? É que este assunto é novo para mim ainda.

Obrigado 😄

Não sei se é correcto o que vou dizer mas reparei agora que a messagebox não é herdável.

Error 2 Class 'System.Windows.Forms.MessageBox' has no accessible 'Sub New' and cannot be inherited.

Sendo assim, alguém de sabe dar alguma sugestão?

A classe MessageBox até podia ser herdável. O problema é que um UserControl já herda e a Form também já herda e um objecto não pode herdar de duas classes.

Mas não precisas de um usercontrol para o efeito. Nem da classe messagebox tão pouco.

Basta-te uma form.

Para além de dares o aspecto visual que queiras, só precisas de adicionar um Overload ao Show, ou fazes um método qualquer que queiras e nesse método passas os elementos variáveis, como mensagem, título e/ou tipo de mensagem ou os botões que aparecem.

No final desse método chamas, com retorno, o ShowDialog da base (do form)

Public Overloads Function Show(ByVal Mensagem As String, ByVal Titulo As String) As DialogResult
'lógica para apanhar mensagem e título e/ou mostrar e esconder botões consoante um tipo ou assim
        Return Me.ShowDialog()
    End Function

Nos botões e no FormClosing só tens de garantir que o form é fechado ao dar um valor à propriedade DialogResult da base, por exemplo:

Private Sub BotaoOK(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        Me.DialogResult = DialogResult.OK
    End Sub

O form é automaticamente fechado e volta com o dialogresult que lhe deste.

No caller bastaria então, por exemplo:

Dim MB As New MBox

If MB.Show("Uma mensagem", "Um título") = DialogResult.OK Then
            'carregou em OK
        End If

Há muitas maneiras de fazer isto.

Posso fazer-te um exemplo genérico se estiveres completamente às aranhas.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

A sugestão que dei não é bem a criação dos nossos próprios controlos.

É só uma forma de apresentar uma form.

Li-o agora, na diagonal, e o artigo parece ser um "hella good start" para o efeito.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Ribeiro55 muito obrigado, funcionou na perfeição  😉

Desconhecia por completo que com " Return  Me.ShowDialog()  " podia-mos então retornar o valor para a form onde foi chamada, neste caso, a messagebox.

Muito Obrigado  🙂