Jump to content

Como substituir uma foto

Leila044
 Share

Recommended Posts

Olá a todos  😄 ,

eu estou a fazer um programa para gerir um videoclube, e tenho uma janela onde se tem um datagrid que mostra todos os socios registados. Ao clicar numa cell do datagrid, ao lado numa picturebox e em labels mostra as informaçoes do sócio e a sua foto. Eu ao clicar no botão para editar o sócio seleccionado na datagrid, vai aparecer a janela de edição, para editar os campos que quiser inclusive a foto, mas eu quando vou a substituir a foto, depois ao clicar guardar ele da-me erro. Diz que não pode guardar com aquele nome [eu guardo com o idsocio] porque a imagem está a ser utilizada noutro sitio. Sim é verdade como tenho a janela para ver todos os socios, a imagem está a ser mostrada. Mas eu já tentei fechar essa janela, quando a janela de ediçao é aberta, mas mesmo assim dá o mesmo erro.

O erro é : O processo não pode aceder ao ficheiro 'O:\PT - Projecto Tecnologico\PopCorn\PopCorn\bin\Debug\Imagens\Capas\14.JPG' porque está a ser utilizado por outro processo.

Será que alguem consegue ajudar? O código que uso é este:

Sub CriarFoto(ByVal id As Integer)

If foto = True Then
            Dim pic As Image
            Dim path As String = Application.StartupPath & "\Imagens\Capas\" & id & ".JPG"
            pic = PBCapa.Image
            If My.Computer.FileSystem.FileExists(path) = True Then
                PBCapa.Image = Nothing
                My.Computer.FileSystem.DeleteFile(path)
            End If
            pic.Save(Application.StartupPath & "\Imagens\Capas\" & id & ".JPG")
        End If

End Sub

Obrigada a todos  🙂

Não interessa fechares a janela. O processo da imagem está na mesma a ser utilizado. Eu criei um sistema um pouco ortodoxo, mas que funciona. Eu guardo na base de dados a imagem que irá ser eliminada, portanto, não a elimino na altura, mas quando voltar a iniciar a aplicação, corre um pequeno sub para verificar se existe alguma imagem para ser eliminada, se existir "adeusinhoo" 😄