Jump to content

Ajuda em função IO

Guest Kylops
 Share

Recommended Posts

Guest Kylops

Boa tarde, ando com um problema num exercício:

Defina uma função do tipo IO () que leia do teclado um inteiro n e imprima no écran os inteiros de 1 a n (um por linha).

Eu já tentei por várias maneiras mas dá-me sempre erro, geralmente erro de tipo.

limp :: IO ()
limp = do 
       x <- getLine   -- aqui guardo o inteiro no x, não conheço nenhum getInt por exemplo como o getChar, daí usar o getLine
       print [xs | xs <- [1..x]]

Sei que este código não está correcto, mas é a minha ideia de resolver o exercício, falta é concluir. O meu problema é arranjar maneira de imprimir os números, pensei em usar uma lista em compreensão porque é a única maneira em que consigo obter os números de 1 a x para os imprimir, depois usaria o \n para mudar de linha, mas não sei como o fazer encaixando-o ali.

Boas, tens vários problemas aí.

1. Tens de passar de String para Int. Para isso podes usar a função read. Esta função serve para fazer "parsing" de uma string para um dado tipo, desde que este tipo seja instância da class Read (que é o caso do Int).

2. A função print pega num dado valor, obtem a sua representação textual (String) caso esse valor seja uma instância da class Show e mostra-o no ecrã com uma nova linha. O problema está que esse valor no teu caso é a lista de Ints. A melhor forma será criares uma função tua que recebe como parâmetro de entrada uma lista de Ints e percorre um a um usando a função print para mostrar no ecrã.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Guest Kylops

Agradeço desde já a resposta Betovsky.

Consegui fazer a função auxiliar:

print' :: [int] -> IO ()
print' [] = return ()
print' (x:xs) = do
                print x  
                print' xs 

Agora dá-me erro de tipo a função principal, sinceramente não percebi o read.

limp :: Read a => String -> a -> IO ()
limp = do 
       x <- getLine
       print' [1..x]