Jump to content

INSERT a partir de campos de um formulário... - Como se implementa? [RESOLVIDO]

arrelialp
 Share

Recommended Posts

Viva! Estou com uma dificuldade.

Tenho um formulário com uma ComboBox, onde o utilizador selecciona um valor, entre uma lista de possíveis valores. Esta selecção pertence a uma tabela, de nome “TipoEstacionamento”, com a seguinte estrutura:

ID_TipoEstacionamento (int) – Campo Chave

DescricaoEstacionamento (varchar(50))

Ainda, neste formulário, tenho outros campos, TextBox: “Estacionamento”, “Observações” e “Estado”, de acordo com segunda tabela que se segue:

ManutencaoEstacionamento [iD_Estacionamento (int), ID_TipoEstacionamento (int), Estacionamento (varchar(50)), Status (bit), Observacoes (varchar(MAX))]

Preciso de fazer um INSERT na segunda tabela, “ManutencaoEstacionamento”, base de dados SQL, de acordo com o que o utilizador selecciona e escreve nos diferentes campos. No entanto, o campo ID_TipoEstacionamento, baseia-se num campo da primeira tabela, lista de valores da ComboBox.

Eu sei que a clausula INSERT terá a seguinte sintaxe, de acordo com o meu formulário:

INSERT into ManutencaoEstacionamento (ID_TipoEstacionamento, Estacionamento, Status, Observacoes) Values (@ID_TipoEstacionamento, @Estacionamento, @Status, @Observacoes)

Penso que terei que fazer uma função, que me retornará o ID_Estacionamento, de acordo com a selecção feita na ComboBox. Mais ou menos assim:

Select ID_Estacionamento from TipoEstacionamento Where ID_Estacionamento = @ID_TipoEstacionamento

Estive a ver sobre este assunto e parece-me que o melhor é utilizar parametros.

Alguém me pode dar uma ajuda com o código, VB.NET, e dizer-me qual a melhor forma de implementar. Agradeço desde já.

Comecei a fazer mas dá-me erro:

"Must declare the scalar variable "@IDEst" ".

Também n sei se é a melhor forma de abordar o problema...

Sub Gravar()

Dim con As SqlConnection = New SqlConnection(connectionString)
Dim da As SqlDataAdapter = New SqlDataAdapter
Dim cmdSelect As SqlCommand = New SqlCommand("Select ID_TipoEstacionamento from TipoEstacionmento " & _
"where DescricaoEstacionemto = '" & ComboBoxTipoEstacionamento.SelectedItem & "'", con)
da.SelectCommand = cmdSelect
Dim cmdInsert As SqlCommand = New SqlCommand("insert into ManutencaoEstacionamento (ID_TipoEstacionamento, Estacionamento, Status, Observacoes) " & _
"VALUES (@IDEst, @Estacionamento, @status, @Observacoes)", con)
Dim IDEst As SqlParameter = New SqlParameter("@ID_TipoEstacionamento", SqlDbType.Int, 10, "ID_TipoEstacionamento")
cmdInsert.Parameters.AddWithValue("@Estacionamento", TextEstacionamento.Text)
cmdInsert.Parameters.AddWithValue("@Status", Val(CheckBoxActivo.Checked))
cmdInsert.Parameters.AddWithValue("@Observacoes", TextBoxObservacoes.Text)
da.InsertCommand = cmdInsert
Dim added As Integer = 0
' Try  con.Open()
added = cmdInsert.ExecuteNonQuery()
' Catch err As Exception  'MessageBox.Show("Erro a inserir registo!")  ' Finally  con.Close()
'End Try
   End Sub  

Viva. O formulário tem uma ComboBox, que vai buscar a DescricaoEstacionamento à tabela TipoEstacionamento. O utilizador escolhe um valor dos possíveis da lista de valores.

Depois existem mais três campos que são: Estacionamento, Observações (estes dois são TextBox) e Estado. Estes três campos pertencem a outra tabela, ManutencaoEstacionamento. O campo Estado corresponde a uma ChekBox e apenas permite dizer se o lugar de estacionamento está activo ou não.

Respondendo à tua pergunta, os valores da ComboBox são fixos! Não podem ser adicionados mais valores. No campo Estacionamento e Observacoes o utilizador pode escrever o que pretender. Após o preenchimento dos campos caregará num botão, "gravar", que fará um insert na tabela ManutencaoEstacionamento. Aqui serão gravados:

ID_TipoEstacionamento, campo chave da tabela TipoEstacionamento;

Estacionamento

Status

Observacoes

Repara que o utilizador nunca insere o campo ID_TipoEstacionamento, campo chave da tabela TipoEstacionamento e chave estrangeira da tabela Manutencaoestacionamento...

Obrigado

..."Preciso de fazer um INSERT na segunda tabela, “ManutencaoEstacionamento”, base de dados SQL, de acordo com o que o utilizador selecciona e escreve nos diferentes campos. No entanto, o campo ID_TipoEstacionamento, baseia-se num campo da primeira tabela, lista de valores da ComboBox."

Qual o (melhor) código? Podem-me ajudar?

Provavelmente posso estar a interpretar mal o teu problema.

Tu tens uma Combobox, em que aparecem os produtos A, B e C. Agora, consoante a escolha desses produtos, o que digitares na textbox fará a inserção nas tabelas que se relacionam com cada produto. Tabela A = Produto A, Tabela B = Produto B, Tabela C = Produto C, é isto ou não tem nada haver?

Olá. É quase isso. Eu tenho uma combobox como dizes com os produtos A, B, e C. O resto dos campos são de texto e preenchidos pelo utilizador e não dependem da escolha da ComboBox.

Só que, mediante o que tu escolhes na combobox (A, B e C) vai originar a inserção de um outro campo que não está neste form.

Ou seja, os campos A, B e C são descrições de produtos e, mediante a escolha desses produtos vais inserir numa outra tabela o campo chave (ID_Tipo) desses produtos.

A minha pergunta é como insiro numa tabela um campo, neste caso numérico, que não existe no form mas que eu tenho possibilidade de o ir buscar, relacionando aquelas duas tabelas que eu mostrei no primeiro post.

Olha, obrigado de qualquer forma bioshock  🙂   Acho que tivemos alguns problemas de comunicação e, ou, interpretação. De qualquer forma, para quem tenha o mesmo tipo de problema(s) deixo aqui a solução. Se existir uma solução melhor agradeço que a publiquem:

Sub Gravar()
   Dim objCommand As SqlCommand = New SqlCommand()
   Dim IDCommand As SqlCommand = New SqlCommand _
   ("Select ID_TipoEstacionamento as Tipo " & _
   "from TipoEstacionamento " & _
   "where DescricaoEstacionamento = '" & ComboBoxTipoEstacionamento.SelectedItem & "'", objConnection)
   objConnection.Open()
   Dim Tipo As Object = IDCommand.ExecuteScalar()
   objCommand.Connection = objConnection
   objCommand.CommandText = "INSERT INTO ManutencaoEstacionamento " & _
   "(ID_TipoEstacionamento, Estacionamento, Observacoes, Status) " & _
   "VALUES(@ID_TipoEstacionamento, @Estacionamento, @Observacoes, @Status)"
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@ID_TipoEstacionamento", Tipo)
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@Estacionamento", TextEstacionamento.Text)
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@Observacoes", TextBoxObservacoes.Text)
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@Status", CheckBoxActivo.Checked)
   Try     
      objCommand.ExecuteNonQuery()
   Catch SqlExceptionErr As SqlException
      MessageBox.Show(SqlExceptionErr.Message)
   End Try     
   objConnection.Close()
   MessageBox.Show("Registo Inserido")
   Limpar_Campos()
End Sub  

Uma pequena melhoria no tratamento de erros:

Sub Gravar()
   Dim objCommand As SqlCommand = New SqlCommand()
   Dim IDCommand As SqlCommand = New SqlCommand _
   ("Select ID_TipoEstacionamento as Tipo " & _
   "from TipoEstacionamento " & _
   "where DescricaoEstacionamento = '" & ComboBoxTipoEstacionamento.SelectedItem & "'", objConnection)
   objConnection.Open()
   Dim Tipo As Object = IDCommand.ExecuteScalar()
   objCommand.Connection = objConnection
   objCommand.CommandText = "INSERT INTO ManutencaoEstacionamento " & _
   "(ID_TipoEstacionamento, Estacionamento, Observacoes, Status) " & _
   "VALUES(@ID_TipoEstacionamento, @Estacionamento, @Observacoes, @Status)"
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@ID_TipoEstacionamento", Tipo)
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@Estacionamento", TextEstacionamento.Text)
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@Observacoes", TextBoxObservacoes.Text)
   objCommand.Parameters.AddWithValue("@Status", CheckBoxActivo.Checked)
   Dim adicionar As Integer = 0
   Try
      adicionar = objCommand.ExecuteNonQuery()
      MessageBox.Show("Registo inserido!")
   Catch err As Exception
      MessageBox.Show("Erro a inserir. Registo j inserido provvelmente!")
      MessageBox.Show(err.Message)
   Finally
         objConnection.Close()
   End Try
   If adicionar > 0 Then
      MessageBox.Show("Registo Inserido!")
      Limpar_Campos()
   End If
   End Sub

Espero que seja útil para quem venha a precisar  🙂