Jump to content

[duvidas] Array Tridimensional

nram
 Share

Recommended Posts

Boas,

Imaginando que tenho um array declarado da seguinte maneira:

char ***nomes;

E outro:

char **concNomes;

Eu através de uma string vou dividi-la para a concNomes, e depois dividir ainda mais, ou seja, o que pretendo é adicionar uma posição ao array ***nomes, concNomes...

imaginando algo do género:

while (s){ //string
//divide para a array **concNomes;
.... 

//A minha dúvida é aqui, como é que eu aloco no ***nomes, espaço para introduzir concNomes;
  //de modo a ficar nomes[i] = concNomes;
}

Será algo deste género:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char** argv) {
        char ***nomes;
        **nomes = (char*)malloc(sizeof(char)*(argc));
        nomes[0] = argv;
        return 0;
}

Basicamente, se queres que nomes funcione como um array (como disseste no teu exemplo), então basta que olhes para nomes da seguinte forma:

char* **nomes;

Assim, consegues olhar para o duplo apontador nomes da forma a que estás habituado.

Será algo deste género:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char** argv) {
        char ***nomes;
        nomes[0] = argv;
        return 0;
}

Basicamente, se queres que nomes funcione como um array (como disseste no teu exemplo), então basta que olhes para nomes da seguinte forma:

char* **nomes;

Assim, consegues olhar para o duplo apontador nomes da forma a que estás habituado.

Acho que é isso...

Só uma coisa, como tenho que alocar, cada vez que entro no ciclo, não tenho que usar o "realloc" ? Se fizer o malloc acho que perco a informação que tenho antes.... certo?

Acho que é isso...

Só uma coisa, como tenho que alocar, cada vez que entro no ciclo, não tenho que usar o "realloc" ? Se fizer o malloc acho que perco a informação que tenho antes.... certo?

Quando se tem dúvidas, pode-se consultar as páginas do manual através do comando: man realloc, ou então fazer um pequeno exemplo de teste:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(void) {
        char *str = (char*)malloc(sizeof(char)*10);
        strncpy(str,"Baderous\0",10);
        printf("%s\n",str);
        str = (char*)realloc(str,sizeof(char)*20);
        strncat(str," portugal\0",20);
        printf("%s\n",str);
        return 0;
}

Que dá como resultado:

Baderous
Baderous portugal

Já agora, mais uma questão.

Como calculo o número de indices de um array (bi, tri,..)... só na coordenada "array[X]"

Ou sabes de antemão o número de índices que alocaste, ou podes ir percorrendo o array nessa coordenada até encontrares um NULL (isto supondo que não existem valores NULL pelo meio, ou seja, que foi tudo inserido sequencialmente no array).

char ***nomes;

Visto que **nomes é do tipo char*, isto não devia ficar:

**nomes = (char*)malloc(sizeof(char*)*(argc));

O tamanho de um char não é o mesmo que o de um char*.

Ou sabes de antemão o número de índices que alocaste, ou podes ir percorrendo o array nessa coordenada até encontrares um NULL (isto supondo que não existem valores NULL pelo meio, ou seja, que foi tudo inserido sequencialmente no array).

Cuidado que o memcpy não assegura que as posição ficam a NULL.

The content of the newly allocated block of memory is not initialized, remaining with indeterminate values.

Para isso é necessário usar o calloc().

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Eu segui a lógica do "se quando quero alocar espaço para uma string, o parâmetro do sizeof é um char e não um char*, então o mesmo se deve passar neste caso...".

Mas o argv não é uma string (char*), é um char**.

Já estou confuso 🙂

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

Acho que é char**

Quando se faz char * mystring usa-se char porque "mystring" (sem o *) é do tipo char.

Portanto, quando se quer char * ** myarray, devia fazer-se char** porque "**myarray" é do tipo char**.

Ou seja, fica:

char ***nomes;
        **nomes = (char***)malloc(sizeof(char**)*(argc));

É isso, acho que tens razão, vi neste post que é como dizes.

EDIT: e daí não sei, porque no caso desse post, está-se a alocar posição a posição e eu aqui limito-me a alocar uma das dimensões do array, e depois atribuo-lhe um array bidimensional a uma das posições da dimensão alocada!

Sim, mas o que depois se faz com cada posição (alocar ou apontar) é indiferente, o que interessa é que se está a alocar a primeira dimensão.

int **m = (int**) malloc(sizeof(int*) * 3);

É exactamente o que estamos a fazer, mas com mais uma *, por isso tem que se acrescentar * em todos os sítos.

O tamanho de um char não é o mesmo que o de um char*.

Isto é verdadeiro mas p.e. para variáveis do tipo inteiro já não se verifica.

Quando alocámos "a primeira dimensão" dinamicamente de uma matriz tridimensional o que na verdade se está a alocar não são, neste caso, char mas sim char **, visto que primeiro estamos a alocar ponteiros, que vão apontar para ponteiros que vão apontar para char.

Já agora deixo aqui uma imagem que retrata a situação: http://alibad.files.wordpress.com/2010/05/array3d-nonjagged.jpg?w=379&h=500.

Só mesmo para completar, ter char ** ou char * penso que seria indiferente visto que o tamanho é o mesmo e só seria utilizado no operador sizeof.

here since 2009

Isto é verdadeiro mas p.e. para variáveis do tipo inteiro já não se verifica.

Por acaso isso em 64bits pode acontecer: há compiladores que usam 4 bytes para int's e 8 para pointers.

Acho que já tentei de tudo e mais alguma coisa, mas eu não estou a conseguir usar o que me estão a dizer... O meu raciocínio não está nada bom.

char ***ListaComandos, está declarado como triplo apontador, e como disse quero espaço para introduzir novos (duplo apontador) "comandos + argumentos, daí a eu necessitar de um duplo apontador"...

O que acontece, é que eu ao fazer realloc ele faz automáticamente segmentation fault. Mais um pormenor, eu declarar...

Mas segundo o que me consta, é que eu como declarei char ***ListaComandos = NULL, vou ter que fazer um malloc inicialmente para que isto me dê certo...

Alguém que me possa dar uma mãozinha?

**listaComandos = (char*)realloc(listaComandos, sizeof(char*)*(tamanho));

Não, porque ptr pode ser NULL, e aí o realloc funciona como o malloc.

Estive a fazer uns testes, e o assignment está mal. Terceira tentativa:

char ***listaComandos;
listaComandos = (char***)realloc(listaComandos, sizeof(char**)*(tamanho));

Ou seja, não se usa os '*' antes do nome da variável, se não ele vai guardar a posição de memória que recebe do realloc no local apontado por listaComandos** e não no próprio listaComandos.