Jump to content

ONI - Problema C

Recommended Posts

Ok.

Agora tenho mais uma dúvida. Não sei se te lembras do problema C da final das ONI..

Eu podia nesse problema considerar aquele mapa como um grafo, mais propriamente como um grafo pesado em que consideraria os vértices como os nenúfares e os arcos como as ligações entre os mesmos. Criava uma matriz de adjacência em que em cada elemento (i,j) teria a distância entre os vértices que estou a relacionar. A partir daí eu podia decidir qual era o caminho mais curto entre as duas margens?

Btw, também podia ter em (i,j) o custo do salto, ou a vida com que ficaria após o salto, não?

Edit:

enunciado: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2010/final/probC.html

here since 2009

Nessa lista de adjacência teria um campo com o vértice e com os seus vértices adjacentes mais a distância entre cada um, certo?

E depois disso como é que faria para descobrir o caminho mais curto?

E como é que não construiria em n^2?

here since 2009

Esses problemas não têm limites de tempo apertados? Não seria necessário implementar uma pesquisa com heurística? (não li o problema com atenção, posso estar a dizer disparates)

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Adicionei o enunciado ao primeiro post.

Não é necessária nenhuma heurística, até porque queremos a solução óptima e heurísticas são perigosas.

Localhost: construir sem ser em O(N^2) não é trivial, concentra-te em resolver o resto do problema por agora. Assim que o tiveres feito, podemos discutir como optimizar esta parte.

A análise aos problemas não chegou a ser posta online xD  temos de tratar disso

Construir em O(N log N) era um subproblema interessante, uma técnica semelhante está relacionada com o problema de 2008 http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2008/final/probA.html

Mas como o Warrior disse, para já, o mais importante é resolveres o problema assumindo que construiste o grafo de forma eficiente e depois tratas dessa parte.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.