Jump to content

Ler parte de um arquivo e criar outro novo

matheusltr
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal,

quero fazer um algoritmo que faca assim:

tenho que pegar um arquivo que tem escrito por exemplo: Meu nome é Matheus e sou Estudante

e tenho que pegar o nome e a profissao e depois escrever em outro arquivo, por exemplo Nome: Matheus Profissao: Estudante

mas tenho que fazer isso para quantas linhas houverem no primeiro arquivo, para cada nome

como uso as funcoes de arquivo para fazer isso?

Sim, eu sei que tenho que usar!

O problema é como, não sei como uso a função para pegar só uma parte em algum lugar do arquivo.

Por exemplo: Meu nome é Matheus, tenho 15 anos.

Como pego só o Matheus e o 15 e depois crio outro arquivo escrevendo isso?

Mostrem exemplos por favor

Sim terás de usar.

Para tirar do ficheiro podes usar o fscanf, e para escrever fputs ou muitas outras funções que pelo C existem. Dá uma googlada que encontrarás diversos artigos, inclusive aqui no P@P tem tb tópicos sobre isso.

É para isso que serve o scanf: desde que o input seja sempre na mesma forma (neste caso, "Meu nome é X, tenho Y anos"), podes usar essa função para fazer matching usando esse padrão.

O que tens que passar para a scanf é uma string com o padrão, em que as zonas que queres ler sejam substituídas por símbolos para ler letras/números/etc.

Exemplo: Queres ler string do tipo "Tenho um Nokia 6230 azul", "Tenho um Nokia 3249 verde", "Tenho um Nokia 7523 preto".

O que tu queres ler é um número inteiro (símbolo %d) e depois uma string com a cor (símbolo %s). Fica:

int modelo;
char cor[20];
scanf("Tenho um Nokia %d %s\n", &modelo, cor);

Os símbolos que podes usar estão na Wiki: http://wiki.portugal-a-programar.org/c:scanfparastrings