Jump to content

Sistema de produção de recursos

rikardo_92
 Share

Recommended Posts

Eu ando para aqui a fazer um jogo (para passar o tempo) e queria aplicar um sistema de produção de recursos. Algo que fizesse as contas à hora mas que sempre que actualizasse a página os recursos devidos estavam lá.

Eu tenho 500 ferro. Por hora ganho 60 ferro. Assim por minuto teria que ganhar 1 de ferro.

Eu pretendia um sistema que sempre que eu actualizasse a página estava lá mais 1.

500

*1 min depois actualizava*

501

502

Mas não faço ideia de como se faz uma coisa destas. Isto é cronjob?

Obrigado 👍

Eu ando para aqui a fazer um jogo (para passar o tempo) e queria aplicar um sistema de produção de recursos. Algo que fizesse as contas à hora mas que sempre que actualizasse a página os recursos devidos estavam lá.

Eu tenho 500 ferro. Por hora ganho 60 ferro. Assim por minuto teria que ganhar 1 de ferro.

Eu pretendia um sistema que sempre que eu actualizasse a página estava lá mais 1.

500

501

502

Mas não faço ideia de como se faz uma coisa destas. Isto é cronjob?

Obrigado 👍

Pode ser, pode não ser. Há várias maneiras do gato ir às filhoses...

Tens isso guardado numa BD, certo? Eu, pessoalmente, preferia fazer as contas on-the-fly e guardar o acumulado em cada operação.

Por exemplo, imagina que um tipo quando se regista tem 10.000 dos tais recursos. Isso fica na BD, na DATETIME X, 10.000 recursos. A cada página carregada, o que fazes é ir buscar a data e a quantidade, e somares a essa quantidade os recursos ganhos por minuto desde a data. Depois, quando se gastam recursos, voltas a guardar na BD o DATETIME da operação e os recursos actuais.

Ex. (ganhos por minuto: 10):

Registo:

Na BD: 2010-06-22 22:24:00, 10.000

Apresentado ao user: 10.000 recursos

Passado algum tempo (por exemplo, à meia noite):

Apresentado ao user: 10.000 + (10 * 36) = 10.360

O utilizador gasta 5.000 recursos às 9 da manhã do dia seguinte:

Actualizar BD: 2010-06-23 09:00:00, (10.000 + (10 * 576)) - 5.000

Apresentado ao user: 10.760

Percebes?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Hm... percebi. Nunca tinha pensado nisso assim =/

Então eu vou ter uma função que faz a actualização dos recursos e essa função tem que ser chamada em cada clique que o user faz. Faz sentido

Mantenham isto aberto. Depois se precisar de mais ajuda pergunto aqui ^^

Obrigado 👍

Terás de actualizar não só pelos cliques do utilizador como de ataques de outros jogador, reconhecimento dos recursos por outros jogadores, etc..

Será bom implementares com JavaScript uma forma fiel de actualizar o valor de recursos para o utilizador não refrescar muitas vezes só para ver os recursos. Imagina que estão uns 100 jogadores a refrescar para actualizar só os recursos.

scorch, ele não precisa de ajax é mais simples apenas fazer um setTimeout ou um setInterval com o tempo em que dá por exemplo 1 recurso, do que estar sempre a ir buscar com ajax, pois definias esse interval ou timeout com php. na minha opinião é o mais fácil, actualizando só mesmo quando existem acções

...

scorch, ele não precisa de ajax é mais simples apenas fazer um setTimeout ou um setInterval com o tempo em que dá por exemplo 1 recurso, do que estar sempre a ir buscar com ajax, pois definias esse interval ou timeout com php. na minha opinião é o mais fácil, actualizando só mesmo quando existem acções

Mas a produção por X tempo vai variar. Nesse caso teria que ir buscar o tempo actual com PHP à DB para depois dizer ao JS. Qual se torna mais fácil?

Eu tenho isto:

<script type="text/javascript" src="http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.3.0/jquery.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
var auto_refresh = setInterval(
function ()
{
$('#navigation').load("menu.php");
}, 3000); 

</script>

Quando abro a página o menu.php está lá mas quando faz o refresh do div a sessão perde-se e já não mostra os recursos (que são obtidos pela sessão).

Ajuda sff 👍

A fazer pelo que tu dizes:

<script type="text/JavaScript">

var food = (<?php echo $database->resources['food']; ?>)
var food_perhour = (<?php echo $database->resources['food_perhour']; ?>/60)/60

var foodnew = Math.round(food + food_perhour);

</script>

Ele faz bem as contas, só tem um problema. A primeira actualização de página ele soma 1 de recurso (quando não é) e só à segunda é que o valor vai coincidir com o da DB.

Isto resultou. Obrigado.

<script type="text/JavaScript">

var food = (<?php echo $database->resources['food']; ?>)
var food_persecond = ((<?php echo $database->resources['food_perhour']; ?>)/60)/60

var foodnew;

var timer=0;
var t;

function updateResources() {

var foodnew = Math.round(food + (food_persecond * timer));
document.getElementById('food').innerHTML = foodnew;

timer=timer+1;

t=setTimeout("updateResources()", 1000);
}

</script> 

EDIT: Continua com um problema. Só ao segundo refresh é que tem o valor correcto, o primeiro é sempre abaixo do real :s