Jump to content

Problema SQL

fil79
 Share

Recommended Posts

Boas

Tenho a uma tabela com os seguintes campos-> nome, premio, produto.

Basicamente queria numa só query que devolvesse a seguinte listagem:

nome, somatório dos premios do produto 1, somatorio dos premios do produto2

de notar que o só existe um capo para o premio, é por isso que estou com mais dificuldades para criar a query.

é possivel? Desde já agradeço

MCITP-MCTS-MCP

não...vejamos tenho a tabela clientes com os campos nome, premio, produto.

O produto pode ser de dois tipos (1,2-> relacionado com a tabela produtos).

O que quero é num select ter este output

Nome Cliente || Somatório 1 (quando o produto é 1) || Somatório 2 (quando o produto é 2) ||

MCITP-MCTS-MCP

Experimenta:

SELECT TC.Nome,SUM(TC.Soma1) as [somatório 1],SUM(TC.Soma2) AS [somatório 2] FROM (SELECT Nome, -Premio*(Produto=1) AS Soma1, -Premio*(Produto=2) AS Soma2 FROM Tabela1) AS TC GROUP BY TC.Nome

Nota: O Valor lógico é -1 para TRUE e 0 para FALSE, por isso a expressão -Premio*(Produto=1).

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

não estou a conseguir, pois ainda existem mais umas condicionantes, basicamente é isto:

Tabela USERS (id,nome,senha)

Tabela Clientes(cliente_id,nome,data_admissao,user(utilizador que criou), etc etc)..

O output que pretendo é:

user || premio1|| premio2

joão 120 120

manuel 100 0

Acontece que a query faz um filtro por datas:

SELECT  users.nome,users.user_id,SUM(cliente.premio) as  premio1,SUM(cliente.premio1) as  premio2,SUM(cliente.premio1+cliente.premio) as total           
FROM users
LEFT JOIN cliente           
ON(cliente.user=users.user_id)
          WHERE cliente.data_admi BETWEEN '2010-06-01' AND '2010-06-30'           
GROUP BY users.user_id
Order by total DESC  

Isto assim devolve-me a listagem dos users que inseriram clientes na respectiva data, mas o poblema é que os que não inseriram não aparecem e queria que isso não acontecesse...Como posso resolver isto. Agradeço

MCITP-MCTS-MCP

A hipotese que eu lhe dei é para a questão posta na primeira mensagem, você não pode esperarque lhe resolva um problema diferente.

Para cada situação uma declaração diferente.

Se você descrever a estrutura das tabelas involvidas incluindo as relações, pode receber uma ajuda objectiva, caso contrário a adaptação da solução apresentada é da sua responsabilidade.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles