Jump to content

Números Primos

Localhost
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

Estava aqui a resolver um problema da usaco. Preciso agora de descobrir números primos até um certo número da maneira mais rápida possível.

Já procurei sobre alguns algoritmos e descobri o Sieve of Eratosthenes em que basicamente para cada número cortámos todos os seus multiplos até N, no entanto, quando N começa a ficar muito grande este algoritmo já é muito lento para o que quero. Também vi o Atkin's Sieve mas este também não percebi muito bem em que consiste. Alguém me pode explicar alguns algoritmos que me possam servir para este caso? Já vi alguns post que com 1*10¹⁰ o crivo de Atkin corre em 8 segundos, penso que isto já me serviria, visto que o N máximo no caso é 1*10⁸.

here since 2009

Não me parece que tenhas sorte.

Os exercícios da usaco são escolhidos a dedo, se neste caso pede os palindromos, é para pensares como gerar palindromos (que é uma coisa muito simples, tás mesmo com preguiça de pensar 😄 ).

Mesmo que tivesses os numeros primos que queres em tempo linear O(N), coisa que não consegues, terias cerca de 10⁸ * Verificação_Palindromo que não passaria no tempo (~10⁹).

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Ontem tava a ir para a ESTG e no caminho tava e pensar num algoritmo para calcular ate n passado como argumento ou lido do teclado,e foi o seguinte: com um ciclo for que começa de 1 ate n, a cada iteração devides o numero da iteração actual por um conjunti de numeros de 1-9 e contas o numero de vezes que o resto da divisão for inteira se for menor ou igual a 2 logo numero da iteração actual é primo( x e primo sse x tiver apenas 2 devisores inteiros que são x e 1).

Vê-la se percebes, senão diz qualquer coisa. porta-te mal.