Jump to content

inserir valor - listas ligadas

jpedro20
 Share

Recommended Posts

Boa noite,

Esta é uma pergunta mais direccionada ao Localhost mas se souberem responder também podem.

Estava a ver no blogue a inserção de um valor em listas ligadas.

typedef struct Lista {
  int key;
  struct Lista *next;
}List;

List * addList(List *head, int value) {
  List *new = (List *) malloc(sizeof(List));
  new->key = value;
  new->next = NULL;
  if(!head) {
     head = new;
     return head;
  }
  head->next = new;
  return head->next;
}

Não estou a perceber o caso em que temos 2 valores na lista e queremos inserir um terceiro. Supostamente head contem os 2 valores da lista e no head->next insere o terceiro. Mas depois não retornas apenas o terceiro? Podias explicar? E também se a cabeça for nula ele insere o valor na cabeça  e depois volta a inserir o valor no head->next?

PS: Não estou a dizer que está mal... apenas quero perceber melhor 😄 E se não quiseres que faça aqui referência diz que eu apago o tópico

Desde já obrigado.

Cumprimentos

E também se a cabeça for nula ele insere o valor na cabeça  e depois volta a inserir o valor no head->next?

Não, porque depois do "head = new" há um return, portanto esse código não é executado.

Mas esse código não funciona bem, se o objectivo é adicionar um novo nó a uma lista passada por "head". Devia procurar o último elemento da lista (aquele cujo next seja NULL) e acrescentar aí o novo nó.

Supostamente head contem os 2 valores da lista e no head->next insere o terceiro.

Não. head é um nó com um valor. head->next é o segundo. head->next->next o terceiro, etc.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

IceBrain: O código funciona bem, só foi um pouco de confusão com os nomes.

Para que não restem dúvidas deixo o código todo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

typedef struct Lista {
  int key;
  struct Lista *next;
}List;

List * addList(List *head, int value) {
  List *new = (List *) malloc(sizeof(List));
  new->key = value;
  new->next = NULL;
  if(!head) {
     head = new;
     return head;
  }
  head->next = new;
  return head->next;
}

List *findList(List *head, int value) {
  List *find = head;
  while(find && find->key != value) {
     find = find->next;
  }
  if(!find) return NULL;
  return find;
}

List * deleteList(List *head, int value) {
  List *find = head;
  List *aux = NULL;
  if(head->key == value) {
     aux = head->next;
     free(head);
     return aux;
  }
  while(find && find->next->key != value) find = find->next;
  aux = find->next;
  find->next = aux->next;
  free(aux);
  return head;
}

int main(void) {
  List *head = NULL, *tail = NULL;
  tail = addList(tail,10);
  head = tail;
  tail = addList(tail,20);
  tail = addList(tail,30);
  tail = findList(head,40);
  if(tail) printf("Valor encontrado: %i\n", tail->key);
  else printf("Valor não encontrado\n");
  head = deleteList(head,10);
  while(head) {
    printf("Value: %i\n", head->key);
    head = head->next;
  }
  return 0;
}

Ah, só pûs o nome head porque essa função tanto serve para inicializar a lista como para adicionar um elemento.

here since 2009

Agora para o jpedro20.

Basicamente, e sem me querer alongar muito, eu no primeiro caso (em que a lista está vazia) verifico isso mesmo, se head, que na verdade é o fim da lista, está a NULL, se estiver crio nela mesma um novo nó, se não estiver significa que a lista já tem elementos e crio na head->next. Não te esqueças que naquele if tem um return, ou seja, não continua com a execução do código.

Tenta criar uma lista de chamadas (pequena, com 3 ou 4 elementos) e vai vendo "à mão" como é que se procede, segue o código linha a linha.

here since 2009

Sim vou fazer isso. Desculpa qualquer confusão criada. Estava aqui a inserir elementos para uma lista mas só conseguia fazer recursivamente. Estava a tentar fazer dessa forma mas não estava a perceber. Vou analisar melhor.

EDIT: só uma coisa... Quando vou procurar o nó que é nulo e inserir lá o valor, como retorno os valores anteriores juntamente com o que acabei de alocar? (quero inserir no fim da lista)

Eu acho esse addList pouco intuitivo: pede a head mas tens na realidade que lhe dar a cauda da lista (tail). Devia procurar por ele o último elemento, não obrigar o utilizador a fazê-lo.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

Imagina que tenho um método que recebe uma lista, e que deve acrescentar um inteiro "random" à lista (que pode já ter mais elementos.

A assinatura do método é:

function addrandom(List *mylist);

Para poderes fazer isto com essa função, terás que fazer:

function addrandom(List *mylist) {
//encontrar o último elemento:
List *elem = mylist;
while(elem->next != NULL)
    elem = elem->next;

addList(elem, rand() % 10+1);

Enquanto eu devia poder fazer só:

function addrandom(List *mylist) {
   addList(mylist, rand() % 10+1);
} 

Já reparaste que eu tenho sempre controlo de uma variável que contém o final da lista? Ou seja, é estupido enviar para essa função a cabeça da lista quando tenho o final da mesma.

Já para não falar na perda de performance se fizeres da maneira que falas. Vou-te dar um exemplo concreto, tu para fazer um BFS precisas de uma queue, se de cada vez que fosses a adicionar à queue um elemento tivesses de a percorrer toda o teu BFS perdia grande parte da sua eficiência.

Só mesmo para completar, se reparares na minha função eu estou sempre a retornar o final da lista, ou seja, o utilizador só tem mesmo de chamar a função de adição e depois chamar essa addrandom com o retorno.

Ficaria assim:

List *addrandom(List *tail) {
  return addList(tail,rand() % 10+1);
}

int main(void) {
  List *tail = NULL;
  tail = addList(tail,10);
  tail = addrandom(tail);
}

E esse teu exemplo é redundante, para adicionar um valor aleatório bastava fazer:

tail = addList(tail,rand() % 10+1);

here since 2009

Mas então tens que guardar sempre a head (para poderes aceder ao elementos todos) e a tail (para poderes adicionar).

Mais valia fazeres uma nova estrutura:

typedef struct ListNode {
  int key;
  struct ListNode *next;
}ListNode;

typedef struct List {
  ListNode *head;
  ListNode *tail;
}List;

Assim, podes fazer:

List *mylist = NULL;

addList(mylist, 10);

addrandom(mylist);

etc. sem perder performance nem andar com várias variáveis.

Realmente o nome não é nada intuitivo. Também fiquei perdido com os primeiros posts. O nome da função deveria ser algo tipo ReplaceAfter, porque o que faz é inserir um nó após o nó passado como 1º argumento, existindo ou não um nesse sítio, o que também é perigoso porque pode originar uma leak. E o 1º parâmetro nunca deveria ser chamado head, senão, ao ver-se a lista de parâmetros, a ideia que fica é que deve ser passado o 1º elemento da lista.

Desaparecido.

Acho que a melhor maneira é sem dúvida ter sempre um ponteiro para o inicio e para o fim da lista, óbvio que podemos ter uma estrutura com esses dois ponteiros.

É óbvio também que em vez de passar por valor o final da lista podia passar por referência e assim o utilizador não tem de se preocupar em estar sempre a receber o retorno da função.

Para finalizar, já expliquei o porquê de ter dado aquele nome ao ponteiro, mas se isso causa assim tanta confusão eu posso mudar e voltar a postar o código, sem problema.

here since 2009