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Criar método genérico para alterar imagem de fundo de um jPanel


josevellozo
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Boa tarde...

Estou a criar uma aplicação gráfica em java e precisava de criar um método genérico para alterar imagem de fundo de um jPanel que fosse recebido como parâmetro desse método...mas não estou a conseguir...já estou farto de testar e pesquisar e até agora nada...se alguém puder ajudar desde já agradeço.

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Já tens a imagem num JPanel? Consegues alterar/definir a imagem de fundo de um JPanel ou a dúvida é mesmo só como criar o método para alterar essa imagem?

Na Wiki do P@P existe um tutorial sobre como colocar imagens no fundo de JPanel, de modo a que eles continuem a funcionar como JPanel normais, http://wiki.portugal-a-programar.org/java:jpanel_imagem_fundo

Para alterares a imagem, a única coisa que precisas é ter o método que receba a nova imagem e alteras a variável que contém a imagem actual.

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Não percebi essa questão dos containers, containers são todos os componentes que permitem ter e dispor outros componentes, logo se estás a usar um JPanel está a usar um container 🙂

O tutorial explica como fazer um JPanel que aceite imagens no fundo, o que fazes com esse JPanel é contigo. Se queres ter uma imagem no fundo de um JPanel, então tens de criar o teu próprio JPanel, que estenda da classe que o Java te oferece e que altere o método de desenho para permitir uma imagem. Isto é o básico para ter uma imagem no fundo do JPanel.

O tutorial explica como fazer isso e acrescenta código para mostrar o JPanel numa JFrame, mas esses passos são desnecessários, o importante é veres como é que o JPanel está feito. Além disso, quem recebe a imagem é o próprio JPanel que a vai mostrar, não há outras classes pelo meio.

Parece que estás a fazer algumas confusões, tentando colocar isso por passos:

- Crias uma classe que estenda de JPanel e que permita mostrar uma imagem, o tutorial tem lá código para isso.

- Crias nessa classe um método que permite receber uma nova imagem ou alterar a imagem. Basta a imagem porque o JPanel que vai ser alterado é o próprio onde está a ser invocado o método.

- Com os dois pontos acima podes fazer os métodos que queres e que recebam uma imagem a um JPanel a alterar, que na prática vão apenas chamar o método do ponto 2 no JPanel passado.

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