Jump to content

Aspecto gráfico + executável

Kerwac
 Share

Recommended Posts

Estou a iniciar me no python.

Mas depois de desenvolver algum código , começaram-me a surgir algumas duvidasem relaçãoà interface visual.

Sendo assim gostava de ter a ajuda em dois pontos.

Como posso desenvolver o aspecto gráfico? Quais os módulos?

Como posso compilar o programa e criar um exe.? Ou mesmo a instalação?

Agradecia a vossa ajuda, caso seja possivel.

Obrigado

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

À pouco não disse mas trabalho no windows 7 algum problema?

Ao criar o exe. o programa fica compilado e trabalha em qualquer sistema?

Obrigado pela tua resposta acima, mas como li nos links que preciso de ter isntalado alguns modulos  fiquei na duvida.

Tens algum programa compilado tipo so mostrar uma combobox? para eu ver como resulta?

compilado

Python é interpretado, não compilado (na versão "normal", há versões compiladas para a JVM, .NET, etc). Criar um exe o único que faz é pegar no intérprete Python e no teu script (e mais uns módulos, se for necessário) e juntá-los num único ficheiro.

Os exe gerados pelo py2exe funcionam em qualquer Windows, que eu saiba (uso Linux).

Quanto a ver uma coisa "feita", fica igual a qualquer programa GTK, tens imensos screenshots no Google. Mas se procurares por "pygtk example" ou assim há algum código por aí.

EDIT: Ah, aqui tens uma lista de programas feitos com Python e PyGTK.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

Sorry, não faço ideia, não programo em Windows...

Essas bibliotecas funcionam todas em windows 7, posso assegurar. É possível que ao instalares todos individualmente acabes por ter uns de um lado e outros de outro e no fim acabas por não conseguir importar nada nos teus scripts.

Experimenta instalar um pacote que faz isso automaticamente. Aconselho o python xy: (http://code.google.com/p/pythonxy/). Dentro deste pacote vêm essas bibliotecas e muito mais (podes escolher quais queres instalar).

Pessoalmente para interface gráfico uso wxpython mas ouvi dizer que qt4 é melhor.

De qualquer das maneiras os tutoriais que utilizei para wxpython são:

http://wiki.wxpython.org/AnotherTutorial

http://zetcode.com/wxpython/

O primeiro trás exemplos de como criar combobox, spinctrl, textbox e muito mais (bastante explicito).

Quanto ao py2exe tenho usado para fazer os meus standalone mas andei às voltas a mexer no código das próprias bibliotecas para por aquilo a funcionar (isto não é nada bom até porque não percebo metade do que está lá escrito). Funciona mas para programas um pouco mais complexos é possível que tenhas que queimar umas pestanas.