Jump to content

pequeno erro ao criar excel

fil79
 Share

Recommended Posts

Boas

Estou a usar o seguinte script PHP para criar um ficheiro excel a partir de uma listagem que vem da base de dados:

$file_type = "ms-excel";
$file_ending = "xls";

//header
header("Content-Type: application/$file_type");
header("Content-Disposition: attachment; filename=clientes.$file_ending");
header("Pragma: no-cache");
header("Expires: 0");

/*    Início da formatação    */

//definir separador
$sep = "\t"; //caracter de tab
$campos = array(1=>'Número',2=>'Nome',3=>'Nascimento',4=>'Admissão');
$n_campos = count($campos);
for ($i = 1; $i < $n_campos+1; $i++) {
    echo $campos[$i] . "\t";
}
print("\n");

while ($row = mysql_fetch_assoc($result)){
    echo $row['cliente_id'].$sep.$row['nome'].$sep.$row['nascimento'].$sep.$row['data_admi']."\n";

}

Cria e descarrega o ficheiro mas ao abrir aparece a seguinte mensagem:

http://img411.imageshack.us/img411/2648/excelg.jpg

, se escolher sim o ficheiro abre normalmente mas queria evitar esta mensagem. É possivel? Desde já agradeço

MCITP-MCTS-MCP

... se escolher sim o ficheiro abre normalmente mas queria evitar esta mensagem. É possivel?

Não. O erro não é um erro, é a constatação de um facto. Os ficheiros XLS são binários, e o que estás a passar é texto. O Excel é tolerante e abre à mesma, mas abre-o como ficheiro de texto importado, e não como XLS.

Tal como disse o yoda, há várias (e boas) classes PHP para ficheiros XLS e XLSX.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

(added before:)Tu dizes q vais abrir um ficheiro binário xls mas afinal queres abrir um txt... Lê isto:

Se queres fazer assim faz um ficheiro txt em q cda célula é separada por um tab e cda linha por uma linha. (n gosto mas funciona).

N gosto pq é preciso confirmar q é o excel q eu quero usar!

Alternativamente podes fazer um CSV. Fácil de fazer e auto detectável pelo excel.

Para isso em vez de usares um \t para separar entre células usas um ";".

Ou então, se preferires usas o prn (separado por espaços) tb podes usar mas é bem mais limitado q o CSV.

No entanto: Até podes fazer um número ilimitado de folhas com o formato q quiseres sem limitações de capacidade nem de funcionalidade e tudo isto escrito em plain text, ou seja, n é preciso criar um ficheiro binário para ter um ficheiro excel funcional.

Para isso cria-se um ficheiro XML com o estilo Excel. Dá algum trabalho embora parte da papa pode ser feita pelo próprio excel (se alguém quer mais explicação sobre isto é só pedir)(BTW num dos projectos em que eu estou tem um export para excel em XML uma coisa q fiz em umas 40h (umas 10h para o xml do excel)).

Não percebo de excell, mas podes usar uma classe (como há muitas) para manipulação de ficheiros excell e provavelmente evitar esses inconvenientes.

Ao escreves isso foi testar algumas classes até q ponto isso pode ser vantajoso... Então vai um teste...

2 classes das grátis para criar um ficheiro xls para criar 5 folhas de cálculo com fórmulas simples dados variados pouco difíceis de preparar mas difíceias para o processamento e configurações um pouco avançadas (pq as classes n dão para mais) em xls.

Depois um processamento de XML ao estilo Excel feito da mm maneira (sem usar todo o seu potencial pq o XML pode fazer mais que as classes q encontrei) e preparado num único ficheiro php.

Após 10 testes usando os mm ficheiros (para suprimir a possibilidade de outro ficheiros se sobrepor ao processamento, etc...)

resultados:

usando XML demorou menos 1s e o ficheiro XML é ligeiramente mais pequeno. (Estranhamente o tamanho do output das 2 classes é um pouco diferente estou a falar em 1 ou 2 KB)

A única situação em que o XML perde por bastante é que o excel chega a ser capaz de ler o XLS em +-1s enquanto q para ler um XML demora 1,5-2s.

Por isso baseia-se na escolha.

XLS (única vantagem: + velocidade na leitura pelo excel)

ou

XLS vantajoso para o servidor, para o download e para o programador(é mais fácil plain text que binário) mas mais lento para ler e processar.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.