Jump to content

Dúvidas com algumas questões de Haskell

Guest 1505338889
 Share

Recommended Posts

Guest 1505338889

Alguém poderia me ajudar a resolver essas questões?

1- Escreva uma função em Haskell para determinar o MDC de dois números inteiros positivos pela utilização do algoritmo de Euclides.

2- Escreva uma função em Haskell para determinar se um número inteiro positivo e ou não primo. Utilize para isto o algoritmo de Eratostenes.

3- Escreva uma função em Haskell que dada uma lista de elementos e um inteiro, retorne uma lista com dois elementos cuja soma é a que mais se aproxima do inteiro recebido. Caso não seja encontrado tal par (ex.: a lista de entrada possui tamanho 1), a lista retornada deve ser vazia.

4- Escreva uma função em Haskell para determinar todas as permutações de uma lista de entrada cujos elementos armazenados sejam de um tipo desconhecido T. O retorno da função deve ser uma lista de listas.

Guest Kylops

Quanto à questão 1:

mdc :: Integer -> Integer -> Integer
mdc a 0 = a
mdc a b = mdc b (a `mod` b)

Se conseguir posto aqui as outras também, mas como sou iniciante em Haskell não prometo nada 😛

Guest 1505338889

Obrigado Kylops !  🙂

Essa 1 é a mais fácil mesmo, também sou iniciante, então ta osso de fazer.

mas to conseguindo algumas..

Olha essa aqui em baixo se você acha que ta certo:

*Implemente em Haskell o algoritmo de ordenação por inserção para ordenar uma lista de elementos do tipo Ord.

insere :: (Ord a) => a -> [a] -> [a]
insere e [] = [e]
insere e (a:x)
   | e <= a    = e : (a:x)
   | otherwise = a : insere e x

Guest 1505338889

alguém me ajuda ver se isso ta certo???

2- Escreva uma função em Haskell para determinar se um número inteiro positivo e ou não primo. Utilize para isto o algoritmo de Eratostenes.

eratosthenes :: [int] -> [int]
eratosthenes []    = []
eratosthenes (h:t) = h : (eratosthenes (filter (\x -> mod x h /= 0) t))

-- conjunto dos primos menores ou iguais a 'x'
primos :: Int -> [int]
primos x = eratosthenes [2..x]

Não tens nenhuma função que faça o que é pedido (determinar se o número é primo ou não).

Ainda precisas de uma função que verifique se x está no conjunto de primos entre 2 e x.

Na questão da ordenação, acho que tens um problema semelhante. Implementaste uma função que faz a inserção ordenada numa lista, mas não tens nenhuma função de ordenação.

Guest 1505338889

Rui, conseguir fazer dessa forma. Em que a função fatores retorna cada um dos fatores de um número e depois a utilizei para verificar se o número é primo.

fatores n = [i | i<-[1..n], n `mod` i == 0]
primo n = if (fatores n) == [1,n]   then True
					     else False

Porém tenho uma dúvida: agora a função determina se o número é ou não primo, mas parece q não utilizei para isto o algoritmo de Eratostenes. aff.. nao sei oq eh esse algoritmo de erastotenes direito.. oq acha ? ta errado ne?

Esse código está correcto. O problema é que esse código é terrivelmente ineficiente.

Daí o exercício pedir para se usar o algoritmo de Eratóstenes.

Podes ler sobre o algoritmo em http://en.wikipedia.org/wiki/Sieve_of_Eratosthenes

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Guest 1505338889

Então Betovsky, eu já li sobre o agoritmo de Erastóstenes.

Porém eu conseguir fazer isso:

eratosthenes :: [int] -> [int]
eratosthenes []    = []
eratosthenes (h:t) = h : (eratosthenes (filter (\x -> mod x h /= 0) t))

-- conjunto dos primos menores ou iguais a 'x'
primos :: Int -> [int]
primos x = eratosthenes [2..x]

Mas o fato é que preciso escrever uma função em Haskell para determinar se um número inteiro positivo é ou não primo a partir desse algoritmo de erastostenes. E não consigo! vc tem alguma idéia de como posso fazer isso a partir desse código que te mandei?

Não consigo fazer a partir disso uma função que gera true se for primo e false se não for.

Em 22/06/2010 às 14:03, Convidado disse:

Mas o fato é que preciso escrever uma função em Haskell para determinar se um número inteiro positivo é ou não primo a partir desse algoritmo de erastostenes. E não consigo! vc tem alguma idéia de como posso fazer isso a partir desse código que te mandei?

Não consigo fazer a partir disso uma função que gera true se for primo e false se não for.

Podes usar a função primos em que passas o 'x' com o valor do primo que queres saber se é primo ou não. Depois verificas se o último número na lista gerada é esse 'x', se for é primo, senão não é primo.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Guest 1505338889

Acho que conseguii!!!

Olhem para mim por favor se é isso:

erastotenes [] = []
erastotenes (x:xs) = 
x : erastotenes [y | y <- xs, rem y x /=0]

primos = erastotenes [2..]

ehMembroDaLista (x:xs) n
| x < n = ehMembroDaLista xs n
| x == n = True
| otherwise = False

ehPrimo n = ehMembroDaLista primos n

Guest 1505338889

O Rui tinha comentando que: "Implementaste uma função que faz a inserção ordenada numa lista, mas não tens nenhuma função de ordenação."

Tentei fazer de outra maneira, será que alguém pode dar uma olhada pra ver se agora está certo?

-- Ordena uma lista de elementos do tipo Ord através do algoritmo de ordenação por inserção.
insere :: (Ord a) => a -> [a] -> [a]
insere x [] = [ x ]
insere x (y:ys)
  | x <= y = x:y:ys
  | otherwise = y : (insere x ys)

insertsort :: Ord a => [a] -> [a]
insertsort = foldr insere []

Agradeço desde já.