Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Alguem sabe se é possivel saber que form se encontra seleccionada pelo uitilizador?

No meu caso tenho uma Parent Form com a possibilidade de ter varias Child Forms abertas. Precisava de saber qual das Child Forms está selecionada!

Tks  🙂

Posted

Boas!

Eu de .Net não percebo nada mas sei umpouco de VB6 e em VB6 conheço varias maneiras de o fazer. Uma delas é criares uma variavel Publica e depois em cada ChildForm, podes trabalhar com os eventos GotFocus e LostFocus, dando valores á variavel Publica. O chato deste metodo é que se tiveres muitas forms vais ter de andar a meter o mesmo código em todas  :bored:

Vê este post pode ser que te dê alguma ideia(penso que issu nao funciona para forms dentro de uma MDIForm)

cumps

Posted

Pois dessa maneira funciona, só tem a parte chata como mencionas-te de er de andar a meter o mesmo código em todas 🙂

Mas por exemplo NuGuN sabes aquele menu Window que custuma existir nos programas onde ai tens a lista das forms abertas e podes inclusive selecciona-las por ai, pera deixa tirar um screeshot...

Aqui está: http://img143.imageshack.us/img143/4813/sczi0.jpg

Alguma ideia de como fazer algo deste tipo ?

Posted

Eu uso uma collection com o nome de cada form aberto.

No form_load vou ver ja existe na lista ou nao adicionou o nome do form e no form_unload retiro o nome da lista.

Jorge

"The Dark Side Clouds Everthing. Impossible To See The Future Is."My rig: Intel Core 2 Quad Q9450 | abit IP35P | 4G Kingston 800 Mhz | XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 | 2X WD5000AAJS 500Gb Sata 2 | PSU 600W || Caixa El-Diablo | Creative XMod

Posted

Boas!! 😁

Se o teu objectivo é apenas sabes qual das MDIChilds esta selecionada, não precisas de fazer mais nada a não ser usar a propriedade "ActiveMdiChild" da form MDIParent

A ActiveMdiChild devolve-te uma Form onde consegues aceder a todos os metodos e propriedades da mesma.

:smoke:

Fikem Bem!!!Miguel Duarte - (SoulOnFire)O meu BLOG - XAML E WPF - http://wpfpt.wordpress.com/

Posted

Asgorath se poderes deixa ai um exemplo do codigo de como criar essa colection acho que nunca fiz isso! tks in advance 🙂

SoulOnFire tks também vou precisar disso, desconhecia essa "função". tks

Posted
Public ListaForms As New Collection         ' lista de todos os forms abertos

Private Sub form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

Dim f As Form
        Dim encontrei As Boolean

encontrei = False
        For Each f In ListaForms
            If f.Name = Me.Name Then
                encontrei = True
                Exit For
            End If
        Next
        If Not encontrei Then ListaForms.Add(Me, Me.Name)

End Sub
Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
        '' fecha form

Dim f As Form

'' retira o form da lista de form
        For Each f In ListaForms
            If f.Name = Me.Name Then
                ListaForms.Remove(Me.Name)
            End If
        Next

Me.Close()

End Sub

Jorge

"The Dark Side Clouds Everthing. Impossible To See The Future Is."My rig: Intel Core 2 Quad Q9450 | abit IP35P | 4G Kingston 800 Mhz | XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 | 2X WD5000AAJS 500Gb Sata 2 | PSU 600W || Caixa El-Diablo | Creative XMod