Jump to content

Vb, atalhos e pontos de restauro?

B_dog
 Share

Recommended Posts

Boas noites pessoal.  🙂 Sou novo por estas bandas, apesar de ja acompanhar o forum há bastante tempo. 😛 Bem a minha dúvida, ou melhor...pedido de ajuda é o seguinte.

Sou o que eu chamo um programador de "desenrascanço"...pedem-me algo, e eu desenrasco. Não sou perfeito a escrever codigo, nem o mais organizado, o mais simples e eficas possivel sem dar muitas voltas.

O que pretendo é o seguinte...preciso que o windows ao clicar um determinado conjunto de teclas faça uma determinada acção. Isto tem de acontecer sempre que as teclas sejam precionadas sejam em que circunstancias forem.

Solução para o problema...pensei em fazer uma aplicação que trabalha-se em "background" no sistema...assim meio oculta e sosugada no seu canto...e quando essas teclas fossem primidas a aplicação "BUM" aparece-se e  fize-se essa determinada acção. Mas depois lembrei-me, o windows já está pré-programado para fazer isso..."Atalhos"!(Sim aquelas coisas que temos aos montes no ambiente de trabalho e que abrem programas  ? ) O que eu preciso agora é de fazer com que a aplicação crie um atalho e que estableça que quando primidas (EX) shift + f8 ela abre um texto C:\Ola.txt. Isto sem qualquer interferencia humana. E ja que tou numa de perguntas...fazer com que a aplicação crie um ponto de restauro no windows automaticamente? mais uma vez sem qualquer interferencia humana. Imaginemos quando é instalada a aplicação cria um ponto de restauro automaticamente com o nome "Instalado_se fizer ajeneira tas safo" xDDDD. Obrigado. Algum erro é do sonambolismo já presente a estas horas  🙂 Abraço  🙂

Obrigado jpaulino  😛 . Mas aí eu tinha de ter uma aplicação em "background" a consumir recursos, mesmo sendo eles quase nulos. Eu queria mesmo que fosse o próprio windows...sem ter aplicação a rodar. Daí ter-me lembrado dos atalhos. A questão é que nunca trabalhei com eles nem sei como os utilizar, não neste sentido de definir teclas de atalho para eles. Quanto ao ponto de restauro já consegui peguei numa VBScrip que encontrei na net e transformei-a de forma a resultar.

'Nome a dar ao ponto de restauro
Dim PR As String = "Ponto_de_restauro"

'Cria o ponto de restauro
GetObject("winmgmts:\\.\root\default:Systemrestore").createrestorepoint(PR, 0, 100)

'Atenção que isto está em estado "Puro"