Jump to content

PHP + MYSQL - Devolver referencia tipo XXX/2009

mr.ice
 Share

Recommended Posts

Boas..

Estou a iniciar em PHP e precisava de ajuda no seguinte..

Precisava de ao guardar que o registo ficasse com uma referencia do género 0001/2009 em que 0001 é o número do registo e o 2009 o ano.

Estava a pensar criar uma tabela extra em que guardo o número para aquele ano, e sempre que crio um registo incremento.

Estou a pensar bem , ou existe alguma maneira mais simples e melhor..

Obrigado desde já..

Isso parece apenas uma questão de formatação, não será mais simples teres o campo para o número e o campo para a data de criação e quando precisares de apresentar o valor juntares os dois campos e formatares o número para ter esse conjunto de zeros no início?.

Eventualmente, se o número depender do ano podes ter o ano num campo, em vez da data completa, e usar uma chave composta.

O meu problema é que o valor no inicio do ano deve começar outra vez do zero..

Há várias formas de conseguir isso, aquela que me parece simples dado o que indicaste é ter uma chave composta por dois campos, um que registe o número outro que registe o ano. Ao inserires novos valores na tabela vais verificar qual é o último valor existente para o ano corrente, se não existir nenhum começas em 1 se existir começas no inteiro seguinte ao valor máximo. Dependendo da tabela e de como o sistema está implementado podes ter alguns problemas de concorrência, mas não serão complicados de resolver.

Creio que esta será a forma mais simples se não tiveres outras limitações.