Jump to content

[resolvido]JQuery Json "msg is null"

Dkid
 Share

Recommended Posts

Bom dia,

Estou com um problema um pouco estranho.

No meu formulário após submeter o firebug indica-me que a mensagem é nulla, no entanto no script penso que estou a seguir as normas json e não entendo o porquê de não estar a funcionar.

Se me puderem dar uma ajuda agradeço.

O formulário em html com o JQuery

<!DOCTYPE HTML>
<hmtl lang="pt-PT">
<head>
	<title>Formulário</title>
	<script type="text/javascript" src="http://code.jquery.com/jquery-1.4.2.min.js"></script>
</head>
<body>
<hr />
<h3>Formulario</h3>

<script type="text/javascript" charset="utf-8">
	$(function () {
		$('#submiter').click( function() {
			$.ajax({
			  type: "POST",
			  url: 'validar.php',
			  dataType: 'json',
			  success: function(msg) {
				alert('Mensagem '+ msg.mensagem);
			},
			error : function () {
				alert('Ocorreu um erro');
			}
			});

});
	});
</script>

<form id="formulario" action="" method="post" accept-charset="utf-8">
	<p>Pergunta 1</p>
	<label for="pergunta1">sim</label><input type="radio" id="p1" name="pergunta1" value="1" /><br />
	<label for="pergunta1">não</label><input type="radio" id="p1" name="pergunta1" value="0" />
	<br />

<p>Pergunta 2</p>
	<label for="pergunta2">sim</label><input type="radio" name="pergunta2" value="0" /><br />
	<label for="pergunta2">não</label><input type="radio" name="pergunta2" value="1" />
	<br />		

<p>Pergunta 3</p>
	<label for="pergunta3">sim</label><input type="radio" name="pergunta3" value="0" /><br />
	<label for="pergunta3">não</label><input type="radio" name="pergunta3" value="1" />
	<br />		

<p>Pergunta 4</p>
	<label for="pergunta4">sim</label><input type="radio" name="pergunta4" value="0" /><br />
	<label for="pergunta4">não</label><input type="radio" name="pergunta4" value="1" />
	<br />	

<p><input type="submit" id="submiter" value="Continue →"></p>
</form>
</body>
</html>

Script de validação

<?php
if($_POST) {
	$pergunta1 = $_POST['pergunta1'];
	$pergunta2 = $_POST['pergunta2'];
	$pergunta3 = $_POST['pergunta3'];
	$pergunta4 = $_POST['pergunta4'];

$calcular = $pergunta1 + $pergunta2 + $pergunta3 + $pergunta4;

if ($calcular <= 9) { ?>
{ mensagem : 1 }
<?php }
	if (($calcular >9) and ($calcular <=11) ){
	?>
{ mensagem : 2}
<php }
	if ($calcular >11) { ?>
{ mensagem : 3}
<?php }	

}
else { ?> 
{ mensagem : 4}	
<?php }
?>

I promise that I will not change the PATH variable again other than:PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games

Viva!

Conheço melhor prototype, mas vou tentar ajudar...

Estás a receber bem os dados no servidor? É que parece-me que existem alguns erros no teu código para enviar os dados...

Na tua função JS estás a usar o evento click para o butao submit, mas acho que devias usar o evento .submit para o formulario "formulario". Não tenho a certeza se assim funciona...

Referencia: http://api.jquery.com/submit/

OUtra coisa, não estás a passar dados no ajax. Devias ter mais o parametro 'data' e devias usas o paramentro type: "POST" para o teu código PHP receber bem o POST.

$.ajax({   
    url: "validar.php",   
    data: $('#formulario').serialize(),   
    success: function() { 

$('#formulario').serialize() é uma string com os nomes dos campos no formulário e respectivos valores separados por '&' (tal como se faz por GET)

Boas, obrigado pela resposta, no entanto já percebi o problema... estava aqui a "engonhar" código sem necessidade, uma vez que é um formulário nem devia estar a seleccionar o botão submit.

$(document).ready(function () {
    $.ajax({
        url: 'validar.php',
        dataType: 'json',
        success: function(msg) {
            alert('Mensagem '+ msg.mensagem);
        },
        error : function () {
            alert('Ocorreu um erro ao submeter o seu formulario, tente novamente.');
        }
    });
});

I promise that I will not change the PATH variable again other than:PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games