Jump to content

Dúvida entre "SqlConnection" ou "OleDb.OleDbConnection"

Seabra
 Share

Recommended Posts

Boas

Gostava que alguém me explicasse qual a diferença entre  "SqlConnection" e "OleDb.OleDbConnection".

Quando devo utilizar uma ou outra.

Obrigado

Como o primeiro nome indica (SQLConnection), deverá ser utilizado quando estiveres a trabalhar com bases de dados do tipo SQL; Já quando utilizas OleDBConnection, significa que estás a trabalhar com bases de dados do tipo Access. Simple as that.

Como o primeiro nome indica (SQLConnection), deverá ser utilizado quando estiveres a trabalhar com bases de dados do tipo SQL; Já quando utilizas OleDBConnection, significa que estás a trabalhar com bases de dados do tipo Access. Simple as that.

Certo. Mas há por aí vários exemplos utilizando SQL com OleDb.OleDbConnection. Qual será o motivo? É aí que está a minha dúvida.

Qual é o mais correcto? Há algum caso em que tenho mesmo que utilizar  OleDb com SQL?

Eu próprio tenho  a trabalhar, mas gostaria de saber qual a forma mais correcta.

Obrigado pela tua resposta.

Cumprimentos

Ainda tens duvidas?

Obrigado jpaulino pela tua sempre preciosa ajuda.

Dúvidas que é assim, já não tenho. Mas eu estou a utilizar no meu projecto o OleDb.OleDbConnection com SQLServer e funciona.

Já agora é normal utilizar o OleDb.OleDbConnection  com SQLServer, não se deve utilizar ou tanto se pode utilizar o OleDb.OleDbConnection como o SqlConnection?

Cumprimentos

Vamos ver se isto esclarece:

SqlConnection is used together with SqlDataAdapter and SqlCommand to increase performance when connecting to a Microsoft SQL Server database. For all third-party SQL server products, and other OLE DB-supported data sources, use OleDbConnection.

Fonte: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.data.sqlclient.sqlconnection.aspx

Ou seja, são classes optimizadas para trabalhar com SQL e que melhoram o desempenho. Esta é a principal diferença.