Jump to content

Problema a desabilitar botão...

srgioslva
 Share

Recommended Posts

Olá a todos, a minha aplicação lá vai andando e os problemas a surgir.

Agora um deveras estranho, e já explico porquê:

Antes de pôr mãos ao código, fiz, como manda a lei, um pequeno algoritmo do que tinha que fazer para habilitar e desabilitar os botões dos menus dos vários forms e cheguei a isto.

Estados iniciais:

BOTÃO ADICIONAR - Enabled

BOTÃO EDITAR - Enabled

BOTÃO Guardar - Disabled

Algoritmo

BOTÃO ADICIONAR (ao clicar)

Desabilitar-se a ele próprio para só permitir a entrada de um registo de cada vez na BD

Habilitar o botão de Guardar que esta por defeito desabilitado para guardar o registo a ser introduzido

Desabilitar-se o botão editar, não tem lógica estar activo quando estamos a introduzir um registo.

BOTÃO EDITAR (ao clicar)

Habilitar o botão de Guardar que esta por defeito desabilitado para guardar o registo a ser modificado

BOTÃO GUARDAR (ao clicar)

Desabilitar-se a ele próprio para obrigar o utilizador novamente a utilizar o adicionar.

Pois o problema é o seguinte, desabilitar o botão adicionar depois de ele próprio ter sido carregado, assinalo em cima a azul.

Experimentei a substituir o comando enabled, por visible e resulta, o botão desaparece???!!!

Já agora estou a utilizar o bindingnavigator criado pelos wizards, alguém sabe o que está mal, será um bug do vb 2008, é que tudo o resto funciona...

No teu algoritmo deste a resposta para o teu problema. Porque é que não te lembraste de fazer:

ButtonAdicionar.Enabled = False 

?

Pensa: Se meteres esse código, dentro do Evento Click do button, essa linha de código só será activada quando lá clicares, correcto? Tens aí a tua resposta!  😛

No teu algoritmo deste a resposta para o teu problema. Porque é que não te lembraste de fazer:

ButtonAdicionar.Enabled = False 

?

Pensa: Se meteres esse código, dentro do Evento Click do button, essa linha de código só será activada quando lá clicares, correcto? Tens aí a tua resposta!  😛

Sim Bioshock, a ideia era quando clicava para adicionar, ele desactivava-se logo, para só adicionar 1 de cada vez.

Fiz igual no botão guardar, para obrigar o utilizador a clicar no botão adicionar e funciona.

Substitui no código, enabled por visible, e funciona (o botão desaparece)...

Peço desculpa, secalhar não percebi o teu post, estou a fazer algo mal???

Vamos por partes: O que tu queres é ao clicar no ButtonAdicionar este fique Enabled = False (ou seja que não dê para mexer) correcto?

Se sim, basta pores o código que eu te disse em cima. Onde está a dúvida ?

Sim, é isso que quero fazer.

Mas depois vem o problema, o código não faz nada???

Já pus um breakpoint, e ele muda o valor da variável para false.

Já tentei em mais do que um form a pensar que o vb se podia estar a passar, é igual.

Daí a minha observação se era um bug do vb.

Não consigo perceber, o botão está sempre activo???

Novidades,

pois parece que isto tem a ver com o facto de eu ter criado o menu com wizards.

O que acontece é que sobre dois botões (adicionar e apagar), não temos controle total, porque o programa coloca o adicionar sempre activo, e o apagar consoante aja ou não dados a apagar.

Já experimentei e realmente acontece o mesmo com o apagar.

Mas este não me preocupa, porque na versão final não vai existir.

Alguém conhece alguma maneira de contornar isto???