Jump to content

Word em massa

bioshock
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal¬† ūüĎć

Estou a fazer uma aplica√ß√£o em que, a determinado momento, √© poss√≠vel passar para o word as informa√ß√Ķes. O que eu pretendo √© passar em massa as informa√ß√Ķes. Quero com isto dizer que, para cada registo que haja na base de dados, as vari√°veis que declarei no word, ter√£o de ser substitu√≠das pelas informa√ß√Ķes da base de dados.

O problema √© que ele s√≥ substitui pelo primeiro registo, eu n√£o estou a ver como hei de fazer para que,¬† sempre que haja mais do que um registo ele adicione vari√°veis e substitua pelas informa√ß√Ķes da BD.

Para uma melhor percepção, deixo o código abaixo:

Dim WordObject As Object
Try
            ' Selecciona a base de dados e cria a connection..;
            Dim Connection As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\DB.mdb")
            ' Cria a query para seleccionar os dados que pretendemos;
            Dim DataAdapter As New OleDbDataAdapter("SELECT * FROM TClientes", Connection)
            ' Cria um DataSet, ou seja, uma representação em memória da informação; 
            Dim DataSet As New DataSet
            ' Coloca a informação da tabela definida no DataSet; 
            DataAdapter.Fill(DataSet, "TClientes")
            ' Instancia a Aplicação Word;
            WordObject = CreateObject("Word.Application")
            ' Abre o documento Teste.docx do Microsoft Word;
            WordObject.Documents.Open(Application.StartupPath & "\Teste.docx")
            ' Apresentamos uma mensagem;
            If MessageBox.Show("Confirma a abertura do documento?", "Documento Word", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) = Windows.Forms.DialogResult.Yes Then
                ' Abrimos o Word;
                WordObject.visible = True
                ' Percorre o DataSet enquanto há registos;
                For i As Integer = 0 To DataSet.Tables("TClientes").Rows.Count
                    ' Substitui as variáveis pelos registos da tabela;
                    SubstituiVariavel("@IDCliente", "IDUtilizador: " & DataSet.Tables("TCliente").Rows(0).Item(0))
                    SubstituiVariavel("@Cliente", "Cliente: " & DataSet.Tables("TCliente").Rows(0).Item(1))
                    SubstituiVariavel("@Morada", "Morada: " & DataSet.Tables("TCliente").Rows(0).Item(2))
                    SubstituiVariavel("@CodigoPostal", "Código Postal: " & DataSet.Tables("TCliente").Rows(0).Item(3))
                    SubstituiVariavel("@Telefone", "Telefone: " & DataSet.Tables("TCliente").Rows(0).Item(4))
                Next
            End If
            ' Caso haja erro..;
        Catch ex As Exception
            WordObject.ActiveDocument.Close(False)
            WordObject.Quit()
            WordObject = Nothing
            MsgBox(ex.Message)
        End Try
    End Sub
    Private Sub SubstituiVariavel(ByVal ProcuraPalavra As String, ByVal SubstituiPalavra As String)
        ' Procura as variáveis e substitui os valores;
        With WordObject.Selection.Find
            .Text = ProcuraPalavra.ToString
            .Replacement.Text = SubstituiPalavra.ToString
            .Forward = True
            .Format = False
            .MatchCase = False
            .MatchWholeWord = False
            .MatchWildcards = False
            .MatchSoundsLike = False
            .MatchAllWordForms = False
            ' Enquanto o ciclo estiver a ser executado;
            While .Execute = True
                ' Seleccionamos a informação;
                WordObject.Selection.Select()
¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ' Colamos no documento as informa√ß√Ķes da base de dados;
                System.Windows.Forms.Clipboard.SetDataObject(SubstituiPalavra)
                WordObject.Selection.Paste()
            End While
        End With
    End Sub

Tenho andado a "matutar" nisto à algum tempo, mas sem sucesso  ?

Obrigado!¬† ūüĎć

Não podes substituir no documento original, senão usas o template e depois não podes fazer mais registos, que é o que te está a acontecer.

Usa esse documento apenas como template.

Copia o texto para uma área temporária, por exemplo memória, e fazes a substituição ai. Uma vez feita a substituição, acrescentas o texto substituído no documento final.

Quando terminares, no documento final terás todos os textos substituídos.

Já agora, se não estou em erro, usar essa técnica não é muito bom dado que tens de ter o word instalado na máquina e o mesmo não pode ser usado durante a execução da tua aplicação.

Uma solução mais leve e sem dependências é usares um template em RTF, que é texto simples e que podes construir no próprio Word, e fazeres um documento final também em RTF (até podes dar a extensão .doc porque o Word vai papá-lo sem problemas).

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Então é normal, tens um ciclo for, mas estás sempre a chamar o primeiro registo...

DataSet.Tables("TCliente").Rows(0).Item(0)

dever√° ser

DataSet.Tables("TCliente").Rows(i).Item(0)

r00t, oh, pe√ßo desculpa. Eu enganei-me, n√£o coloquei a "vers√£o mais recente" do c√≥digo¬† ūüĎć

Na versão mais recente utilizo, claro, o código:

DataSet.Tables("TCliente").Rows(i).Item(0)

Mas continua s√≥ a aparecer o 1¬ļ registo.

Não podes substituir no documento original, senão usas o template e depois não podes fazer mais registos, que é o que te está a acontecer.

Usa esse documento apenas como template.

Copia o texto para uma área temporária, por exemplo memória, e fazes a substituição ai. Uma vez feita a substituição, acrescentas o texto substituído no documento final.

Quando terminares, no documento final terás todos os textos substituídos.

Já agora, se não estou em erro, usar essa técnica não é muito bom dado que tens de ter o word instalado na máquina e o mesmo não pode ser usado durante a execução da tua aplicação.

Uma solução mais leve e sem dependências é usares um template em RTF, que é texto simples e que podes construir no próprio Word, e fazeres um documento final também em RTF (até podes dar a extensão .doc porque o Word vai papá-lo sem problemas).

Vou analisar atentamente o que disseste e tentar colocar em pr√°tica. Se souberes de algum exemplo pr√°tico, agradecia-te que me dissesses.

Obrigado a ambos¬† ūüĎć

Uma maneira simples de fazeres isso, dependendo do que deseja obter no final se 1 documento com m√ļltiplas p√°ginas ou m√ļltiplos documentos s√≥ com 1 p√°gina cada.

No ciclo for só tens que seleccionar o ficheiro original (copiar para memória ou reabrir), alterares as variáveis  e guardar com um novo nome num local qualquer, isto se quiseres documentos diferentes.

Ou por outro lado abres o documento original, guardas uma cópia em qualquer sítio, e vais adicionando folhas após a alteração das variáveis.

Uma maneira simples de fazeres isso, dependendo do que deseja obter no final se 1 documento com m√ļltiplas p√°ginas ou m√ļltiplos documentos s√≥ com 1 p√°gina cada.

No ciclo for só tens que seleccionar o ficheiro original (copiar para memória ou reabrir), alterares as variáveis  e guardar com um novo nome num local qualquer, isto se quiseres documentos diferentes.

Ou por outro lado abres o documento original, guardas uma cópia em qualquer sítio, e vais adicionando folhas após a alteração das variáveis.

O objectivo √© obter um documento com m√ļltiplas p√°ginas. Eu preciso √© de saber como adicionar as vari√°veis sempre que, no ciclo, seja encontrado registos.