Jump to content

Dúvida com dateTime

Seabra
 Share

Recommended Posts

Olá tenho o seguinte código:

Dim dateString as String = "09-06-2010 00:00:00"

Dim dateObject As DateTime = DateTime.ParseExact(dateString, "dd-MM-yyyy hh:mm:ss", Nothing)

DateTime1 = dateObject

Como resultado obtenho  #6/9/2010#. Ou seja não aparece as horas e o formato da data está invertido mês trocado pelo dia.

O que eu pretendo é uma variavel DateTime com a data e a hora no formato "dd-MM-yyyy hh:mm:ss"

Cumprimentos

O formato interno depende das definiçoes regionais do pc...

Ou seja para  data estar nesse formato é porque as definições regionais o assim dizem. O ParseExact serve para tu pegares num texto e converteres o mesmo para data, dizendo qual é o formato que tens o mesmo...

Para quê que queres a data nesse formato?

Pretendo esse formato porque é o nosso formato de data e hora ou seja este:  "dd-MM-yyyy hh:mm:ss".

O meu problema é que com o ParseExact dá-me como resultado uma data que não é utilizado por nós habitulamente ou seja esta: #6/22/2010#. Que como já referi tem o mês trocado pelo dia.

O que eu pretendo é uma variavel DateTime com a data e a hora no formato "dd-MM-yyyy hh:mm:ss"

Refiro também que o formato que tenho regionalSettings no meu pc é o indicado acima.

Cumprimentos

Mais uma vez não estou a perceber para quê fazeres o parse.  :down: Qual o objectivo?

Se é para mostrar num controlo qualquer, podes formatar a mesma para aparecer como queres? Agora em relação ao modo como o objecto datetime, guarda a data tu não tens controlo, tens controlo é como mostrar esse mesmo valor...

Mas estás a definir o segundo argumento como Nothing ... podes definir o formato que queres.

Por exemplo:

Dim dateString As String = "09-06-2010 00:00:00"
        Dim dateObject As DateTime = DateTime.ParseExact(dateString, "dd-MM-yyyy hh:mm:ss", New Globalization.CultureInfo("pt-PT"))

ou

Dim dateObject As DateTime = DateTime.ParseExact(dateString, "dd-MM-yyyy hh:mm:ss", New Globalization.CultureInfo("en-US"))

Mas estás a definir o segundo argumento como Nothing ... podes definir o formato que queres.

Por exemplo:

Dim dateObject As DateTime = DateTime.ParseExact(dateString, "dd-MM-yyyy hh:mm:ss", New Globalization.CultureInfo("pt-PT"))

ou

Dim dateObject As DateTime = DateTime.ParseExact(dateString, "dd-MM-yyyy hh:mm:ss", New Globalization.CultureInfo("en-US"))

Olá

A data já funcina bem, mas quando digito 14:45:24 Horas este formato não é reconhecido, só reconhece o formato AM e PM.

Onde estará o problema?

Cumprimentos

Seabra

Então troca os teus "hh" da hora para "HH"

Peço desculpa mas eu estava a utilizar este código para avaliar.

MessageBox.Show(dateObject.ToString("dd/MM/yyyy hh:mm:ss"))

Se eu utilizar este já mostra bem os valres.

MessageBox.Show(dateObject)

Obrigado

Cumprimentos

Ai ... então "09-06-2010 00:00:00" é 9 de Junho ou 6 de Setembro? É que estás a indicar uma string que ele identifica como definires o formato. Não está mal, não está é como tu queres.

Assim tens uma string com o formato correcto:

Dim dateString As String = New DateTime(2010, 6, 9).ToString

Ai ... então "09-06-2010 00:00:00" é 9 de Junho ou 6 de Setembro? É que estás a indicar uma string que ele identifica como definires o formato. Não está mal, não está é como tu queres.

Assim tens uma string com o formato correcto:

Dim dateString As String = New DateTime(2010, 6, 9).ToString

a data da minha string está no formato "dd-MM-yyyy HH:mm:ss" Ou seja "28-06-2010 15:20:56"

O que pretendo é converter esta string em datetime no mesmo formato.

Cumprimentos

Ainda não percebi qual é a finalidade?

Podes dizer o que prentedes?

Olá

Pretendo é uma variável do tipo datetime para poder utilizar da forma que está em baixo.

Obrigado

Dim dateString As String = "22-06-2010 22:12:00"

SELECT contadores.Data_Hora AS Data_Hora, ID_Contador AS
Contador,Nome AS
Nome, E_SVazio AS H_SVazio, E_Vazio AS H_Vazio, E_Cheias AS H_Cheias,
E_Ponta AS H_Ponta, (E_SVazio+ E_Vazio+ E_Cheias+ E_Ponta) AS Total
FROM
Contadores JOIN DadosContadores ON Contadores.ID_Contador =
DadosContadores.ID
WHERE
Convert(varchar(10), contadores.Data_Hora, 104) >= dateObject AND
Convert(varchar(10), contadores.Data_Hora, 104) <= dateObject  AND
E_SVazio<>0 AND E_Vazio<>0 AND E_Cheias<>0 AND E_Ponta<>0 AND Uni_Fab
='Casita'
ORDER BY contadores.Data_Hora ASC

Não precisa de estar no mesmo formato... Por exemplo a base de dados está em inglês, formato habitual senão me engano, MM/dd/yyyy com AM/PM e o teu sistema em português, dd-MM-yyyy com o formato 24 horas, se fizeres o tryparse para data e ficzeres a comparação ela vai funcionar, e como podes ver as datas têm formatos diferentes...

Resumindo se forem duas datas válidas ele faz a comparação correcta, independentemente da formatação.

Olá

Reduzí ao máximo o código para vos mostrar.

Quando o minha dateObject Tem uma data de 24-05-2010 00:00:00, é-me mostrado todos os registos menores que esta data. Mas se eu alterar esta data para 24-04-2010......... são mostrados os mesmos registos. Ou seja mesmo que eu altere o mês os registos que aparecem são sempres menores que o dia 24 não respeitando o mês. É aí que está o meu problema.

Preciso mesmo de resolver isto.

Agradeço ajuda

Seabra

Dim Q1, SQL As String
        Dim DateTime1 As Date
        Dim ConnString As String = "Provider=SQLOLEDB;Data Source=HENRIQUE-PC;Initial Catalog=BaseDados;Integrated Security=SSPI"

Dim dateString = DateTimePicker1.Text & " " & DateTimePicker3.Text

Dim dateObject As DateTime = DateTime.ParseExact(dateString, "dd-MM-yyyy HH:mm:ss", New Globalization.CultureInfo("pt-PT"))

DateTime1 = dateObject
        Q1 = " SELECT  contadores.Data_Hora as Data_Hora, "
        Q1 = Q1 + "ID_Contador as Contador,Nome as Nome, E_SVazio as H_SVazio, E_Vazio as H_Vazio, E_Cheias as H_Cheias, E_Ponta as H_Ponta, "
        Q1 = Q1 + "(E_SVazio+ E_Vazio+ E_Cheias+ E_Ponta) as Total "
        Q1 = Q1 + ", Convert(varchar, contadores.Data_Hora, 105) as horas"
        Q1 = Q1 & " FROM Contadores JOIN DadosContadores ON  Contadores.ID_Contador = DadosContadores.ID "
        Q1 = Q1 & " WHERE  Convert(varchar(10), contadores.Data_Hora, 104) < '" & dateObject & "'"
        Q1 = Q1 & " AND E_SVazio<>0 AND E_Vazio<>0 AND E_Cheias<>0 AND E_Ponta<>0 "
        Q1 = Q1 & "ORDER BY "
        Q1 = Q1 & "contadores.Data_Hora Asc "

TextBox1.Text = Q1

Using Con As New OleDb.OleDbConnection(ConnString)
            Con.Open()

Dim Tabela As New DataTable()

SQL = Q1

Dim Da As New OleDb.OleDbDataAdapter(SQL, Con)
            Dim ocb As New OleDbCommandBuilder(Da)
            Da.Fill(Tabela)

DataGridView1.DataSource = Tabela

End Using

Olá

Resolvi desta forma:

Dim Conn As New SqlConnection(ConnString)

Dim Cmd As New SqlCommand(Q1, Conn)

Cmd.Parameters.Add("@Data1", SqlDbType.DateTime).Value = DateTime1
            Cmd.Parameters.Add("@Data2", SqlDbType.DateTime).Value = DateTime2

Dim DA As New SqlDataAdapter(Cmd)
            Dim DT As New DataTable

DA.Fill(DT)
            DataGridView1.DataSource = DT

O meu novo problema é o seguinte:

Necessitava de passar a Q1 ou seja a string com a query, para outro formulário, só que, neste caso ela não vai completa. Falta @Data1 e @Data2 que terão que ser passados noutras strings.

Há alguma forma de passar tuda a query completa com as horas para comparação, ou qualquer outra forma de o fazer, para outro formulário?

Cumprimentos